Pular para o conteúdo principal

Você já rezou o Oje? A oração do coração.

Oje - Um estado permanente de vida

A Oração de Jesus sustentou a Igreja durante séculos. Mas onde está o fundamento do vigor espiritual que a "oração do coração" é capaz de produzir em QUEM reza e PARA QUEM se reza? O OJE está fundamentado no reconhecimento da própria miséria, da pobre e infeliz condição, no reconhecimento da grandeza de Deus e na súplica por sua misericórdia. Está na capacidade de pedir e de dar o perdão, na capacidade de sentir compaixão, na capacidade e na abertura de ser corrigido e alegrar-se com a correção.

Às vezes nos ocupamos mais com a intenção do OJE do que com a própria oração, que pode acabar saindo no automático. Grande graça estamos perdendo: aquela de unir a consciência e reflexão à força que já é própria da oração.

O OJE quer desenvolver em nós um constante estado de humildade e abertura, um estado permanente de vida, até o ponto de a jaculatória "Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus vivo, tem piedade de mim pecador" se tornar parte constituinte de nossa própria vida, algo que já não conseguimos separar de nossos traços, nossa personalidade e jeito de ser, tamanho grau que a virtude nos elevou. Pelo OJE seremos capazes de vencer a soberba, o orgulho, a vaidade, a força das justificativas e, mais do que vencê-los, nós nos tornaremos aquilo pelo qual rezamos e a misericórdia nos forjará na luta contra o pecado, o mundo, a carne e o inimigo.

O publicano no limiar do Templo (cf. Lc 18, 9-14) implora que o Senhor lhe tenha piedade, pois não é digno de entrar, mas prefere estar ali do que em qualquer outro lugar (cf. Salmo 83). É miserável de si, mas pleno de Deus. O suplicante, que somos cada um de nós que rezamos o OJE, abre e fere o coração pro Senhor e pelo Senhor e nessa experiência, mortificando-se a si mesmos, abandonando-se a si mesmos, renunciando a tudo que afasta de Deus, vão, pouco a pouco, batida por batida do coração, alcançando a misericórdia divina e é ela, portanto, quem sustenta. Este é um dos grandes segredos da Oração de Jesus: assemelhar-se a Ele na humildade, pobreza, porque foi ele quem, antes, desejou assemelhar-se a nós (cf Fil 2, 6-8) exceto no pecado e é justamente por isso que Ele pode vencê-lo em nós.

Não podemos mensurar tamanha riqueza que é o OJE em nossas vidas! Um tesouro espiritual que deve ser experimentado com profundo respeito e intensamente.

Como rezar?

• Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

“A Cruz Sagrada seja a nossa luz, não seja o dragão o nosso guia. Retira-te, satanás! Nunca nos aconselhes coisas vãs. É mau o que nos ofereces, bebe tu mesmo o teu veneno!”
• “A Cruz Sagrada seja a minha luz, não seja o dragão o meu guia. Retira-te, satanás! Nunca me aconselhes coisas vãs. É mau o que me ofereces, bebe tu mesmo o teu veneno!”

• Oferecimento

• 100 jaculatórias (rezamos nas contas da Ave-Maria, por 2 duas vezes, concluindo assim as 100 jaculatórias): "Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus vivo, tem piedade de mim pecador."

• Finalização: Caso você esteja rezando com alguém, imponha as mãos sobre ele ministrando o que vier ao seu coração no momento: "Eu te abençoo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e em nome de Jesus eu ministro sobre você a alegria." (Ex.: Alegria, santidade, amor, conversão...). Se estiver rezando sozinho, ministre sobre você mesmo, (eu me abençoo...).

Santos Encontros com Deus, Deus te abençoe!

Fernanda Rosetti
Cofundadora da Com. Encontro

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE COMBATE E TRANSFERÊNCIA DE TODO MAL

Início: Reze: “Chagas abertas coração ferido, o sangue de Cristo está entre nós e o perigo.” (3x). Reze a oração de São Bento: “A Cruz Sagrada seja a minha luz não seja o dragão o meu guia. Retira-te satanás nunca me aconselhes coisas vãs, é mau o que me ofereces, bebe tu mesmo o teu veneno.” Reze a pequena oração de exorcismo de Santo Antônio: “Eis a cruz de Cristo! Fugi forças inimigas! Venceu o Leão da tribo de Judá, A raiz de Davi! Aleluia!” Proclame com fé e autoridade: “O Senhor te confunda satã, confunda-te o Senhor.” (Zacarias 3,2) Reze: Ave Maria cheia de Graça... Oração: Eu (diga seu nome completo), neste momento, coloco-me na presença de meu Senhor, Rei e Salvador Jesus Cristo, sob os cuidados e a intercessão de minha Mãe Santíssima e Mãe do meu Senhor, a Virgem Maria, debaixo da poderosa proteção de São Miguel Arcanjo e do meu Anjo da Guarda, para combater contra todas as forças do mal, ações, ataques, contaminações, armadilhas, en

Oração para se libertar da Dependência Afetiva

Senhor Jesus Cristo, reconheço que preciso de ajuda. Cedi ao apelo de minhas carências e agora sou prisioneiro desse relacionamento. Sinto-me dependente da atenção, presença e carinho dessa pessoa. Senhor, não encontro forças em mim mesmo para me libertar da influência dessas tentações. A toda hora esses pensamentos e sentimentos de paixão e desejo me invadem. Não consigo me livrar deles, pois o meu coração não me obedece. A tentação me venceu. E confesso a minha culpa por ter cedido às suas insinuações me deixando envolver. Mas, neste momento, eu me agarro com todas as minhas forças ao poder de Tua Santa Cruz. Jesus, eu suplico que o Senhor ordene a todas as forças espirituais malignas que me amarram e atormentam por meio desses sentimentos para que se afastem de mim juntamente com todas as suas tentações. Senhor Jesus, a partir de agora eu não quero mais me deixar arrastar por esses espíritos de impotência, de apego, de escravidão sentimental, de devassidão, de adultério, de louc

Explicando a pintura "A volta do Filho Pródigo" de Rambrandt

"A volta do filho pródigo" de Rambrandt. O quadro, pintado dois anos antes da morte do artista, além da visualização de uma das mais bonitas e expressivas parábolas de Jesus, expressa a trajetória da vida do Rembrandt. É a reflexão sobre a condição existencial na maturidade da sua vida. O quadro "O retorno do Filho Pródigo" se encontra hoje no famoso museu Hermitage, em São Petersburgo, na Rússia. Conhecemos a parábola descrita por evangelista São Lucas (15, 11-32), o evangelista da misericórdia. Vamos conhecer como o pintor apresenta cada uma das pessoas envolvidas na história e o seu estado interior. As três figuras principais e outras três, em tamanho natural, formam uma unidade e a distância, para que se possa contemplar cada uma delas e interagir. O quadro apresenta a escuridão e a luz que ilumina as três figuras principais.   Voltar a casa. Um homem tinha dois filhos. O filho mais novo disse ao pai: pai, dá-me a parte da herança que me cabe. E o pa