Pular para o conteúdo principal

Como transmitir a fé?

O catequista, testemunha da fé

Acontece nesse fim de semana, na Praça São Pedro, o Congresso Iternacional de Catequese, que pretende oferecer uma reflexão sobre a primeira parte do Catecismo da Igreja Católica e deseja colocar o ícone do encontro do Ressuscitado com os discípulos de Emaús como paradigma da nossa história de crentes. A catequese e o catequista são instrumentos que tornam mais fecundo o encontro com o Senhor e que iluminam a decisão de O seguir.

Trazendo essa experiência para o nosso dia-a-dia, podemos nos questionar: Como tenho vivido a minha fé? Dei atenção ao tema desse ano que se passou, buscando aprofundar-me nos assuntos da fé e na pessoa de Jesus Cristo? Procurei o encontro profundo com o Ressuscitado?

Na tarde de ontem o papa falou aos participantes do Congresso Internacional sobre a Catequese, e em seu discurso disse que a Igreja precisa de bons catequistas, agradecendo aos presentes por esse serviço "à Igreja e na Igreja". Disse também: "Mesmo se por vezes pode ser difícil, há muito trabalha, se esforça e não se veem os resultados desejados, educar na fé é belo! Talvez seja a melhor herança que podemos dar: a fé! Educar na fé" para que cresça.

Dentro dessa reflexão, podemos dizer que a melhor maneira de transmitir a fé, tornar o Senhor conhecido e acreditado entre todas as nações, como nos enviou o Santo Padre na útlima Jornada Mundial da Juventude, é viver essa fé, aderir totalmente e de coração o que nos diz a sã doutrina da Igreja. Devemos ser católicos que testemunham o amor a Eucaristia, à Virgem Maria e buscam uma vida sincera de oração e seguimento radical do Evangelho. Sobre isso nos fala de forma apaixonante o documento de Aparecida, pág. 15:

"Aqui está o desafio fundamental que afrontamos: mostrar a capacidade da Igreja para promover e formar discípulos e
missionários que respondam à vocação recebida e comuniquem
por toda parte, transbordando de gratidão e alegria, o dom do
encontro com Jesus Cristo. Não temos outro tesouro a não ser
este. Não temos outra felicidade nem outra prioridade senão a
de sermos instrumentos do Espírito de Deus na Igreja, para que
Jesus Cristo seja encontrado, seguido, amado, adorado, anunciado e comunicado a todos, não obstante todas as dificuldades
e resistências."


E nos diz o Santo Padre, no mesmo discurso aos catequistas: "A primeira coisa para um discípulo – prosseguiu – é estar com o Mestre, ouvi-lo, aprender d'Ele. E isso vale sempre, é um caminho que dura a vida inteira."

Peçamos ao Espírito Santo a graça de sermos dóceis às formas de oração e encontro com o Cristo Vivo, que quer nos dar uma experiência real e profunda com Ele mesmo, e nos leve a contemplar a vida de Jesus e da Virgem Maria, que é alimento para toda a nossa caminhada de fé.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE COMBATE E TRANSFERÊNCIA DE TODO MAL

Início: Reze: “Chagas abertas coração ferido, o sangue de Cristo está entre nós e o perigo.” (3x). Reze a oração de São Bento: “A Cruz Sagrada seja a minha luz não seja o dragão o meu guia. Retira-te satanás nunca me aconselhes coisas vãs, é mau o que me ofereces, bebe tu mesmo o teu veneno.” Reze a pequena oração de exorcismo de Santo Antônio: “Eis a cruz de Cristo! Fugi forças inimigas! Venceu o Leão da tribo de Judá, A raiz de Davi! Aleluia!” Proclame com fé e autoridade: “O Senhor te confunda satã, confunda-te o Senhor.” (Zacarias 3,2) Reze: Ave Maria cheia de Graça... Oração: Eu (diga seu nome completo), neste momento, coloco-me na presença de meu Senhor, Rei e Salvador Jesus Cristo, sob os cuidados e a intercessão de minha Mãe Santíssima e Mãe do meu Senhor, a Virgem Maria, debaixo da poderosa proteção de São Miguel Arcanjo e do meu Anjo da Guarda, para combater contra todas as forças do mal, ações, ataques, contaminações, armadilhas, en

Oração para se libertar da Dependência Afetiva

Senhor Jesus Cristo, reconheço que preciso de ajuda. Cedi ao apelo de minhas carências e agora sou prisioneiro desse relacionamento. Sinto-me dependente da atenção, presença e carinho dessa pessoa. Senhor, não encontro forças em mim mesmo para me libertar da influência dessas tentações. A toda hora esses pensamentos e sentimentos de paixão e desejo me invadem. Não consigo me livrar deles, pois o meu coração não me obedece. A tentação me venceu. E confesso a minha culpa por ter cedido às suas insinuações me deixando envolver. Mas, neste momento, eu me agarro com todas as minhas forças ao poder de Tua Santa Cruz. Jesus, eu suplico que o Senhor ordene a todas as forças espirituais malignas que me amarram e atormentam por meio desses sentimentos para que se afastem de mim juntamente com todas as suas tentações. Senhor Jesus, a partir de agora eu não quero mais me deixar arrastar por esses espíritos de impotência, de apego, de escravidão sentimental, de devassidão, de adultério, de louc

Explicando a pintura "A volta do Filho Pródigo" de Rambrandt

"A volta do filho pródigo" de Rambrandt. O quadro, pintado dois anos antes da morte do artista, além da visualização de uma das mais bonitas e expressivas parábolas de Jesus, expressa a trajetória da vida do Rembrandt. É a reflexão sobre a condição existencial na maturidade da sua vida. O quadro "O retorno do Filho Pródigo" se encontra hoje no famoso museu Hermitage, em São Petersburgo, na Rússia. Conhecemos a parábola descrita por evangelista São Lucas (15, 11-32), o evangelista da misericórdia. Vamos conhecer como o pintor apresenta cada uma das pessoas envolvidas na história e o seu estado interior. As três figuras principais e outras três, em tamanho natural, formam uma unidade e a distância, para que se possa contemplar cada uma delas e interagir. O quadro apresenta a escuridão e a luz que ilumina as três figuras principais.   Voltar a casa. Um homem tinha dois filhos. O filho mais novo disse ao pai: pai, dá-me a parte da herança que me cabe. E o pa