Pular para o conteúdo principal

Arquidiocese de Brasília lança "Orientações Pastorais sobre Eleições 2014"

Para ajudar na formação da consciência política dos fieis, a Arquidiocese de Brasília lançou o documento Orientações Pastorais – Eleições 2014. A publicação quer contribuir para o debate e formação dos cidadãos a respeito do processo eleitoral deste ano.
O material foi elaborado por dom Sergio da Rocha, arcebispo metropolitano de Brasília, e pelos bispos auxiliares dom Leonardo Ulrich Steiner, dom Valdir Mamede, dom José Aparecido e dom Marcony Vinícius Ferreira. As orientações trazem reflexões sobre a atuação de candidatos e eleitores, além de caminhos pastorais para a Igreja de Brasília durante o período.
No documento, os bispos asseguram a neutralidade da Igreja local na política, relatando que a missão eclesial é evangelizadora e de caráter eminentemente pastoral, reprovando qualquer uso da instituição, dos integrantes dela e das atividades pastorais para fins eleitoreiros.
Os epíscopos atentaram ainda para a importância do voto e da participação consciente, sendo realizado como um ato de responsabilidade, uma vez que este ato traz implicações para a vida de todos.
O documento também apresenta critérios que podem ser levados em consideração na hora da escolha do candidato: comportamento ético, honestidade, competência, transparência e vontade de servir ao bem comum – que deve estar acima dos interesses particulares.
Destaques
Na publicação, dois pontos têm destaque. O primeiro é referente às questões de vida e família; já o segundo é categórico a respeito da situação de clérigos e religiosos que queiram disputar cargos políticos.
“Os candidatos e suas propostas políticas devem defender e promover a vida de cada pessoa desde a concepção até o seu fim natural, o matrimônio e a família, o direito à manifestação pública da fé, o respeito à Igreja e à justiça social. Candidatos que apresentem propostas políticas contrárias a esses e outros valores éticos não devem receber o voto dos eleitores católicos”
(…)
“Segundo o Código de Direito Canônico, ‘os clérigos são proibidos de assumir cargos, públicos que implicam no exercício do poder civil’. (Cân. 285 3; cân.287 1). Assim sendo, na Arquidiocese de Brasília, é proibido aos clérigos candidatar-se a cargos políticos. Em caso de transgressão desta norma, eles deixarão de exercer o próprio oficio eclesiástico, com a suspensão do uso de ordem, durante a campanha eleitoral e no exercício de um eventual mandato. É vedado também aos clérigos atuar em encontros ou campanhas político-partidárias, bem como fazer pronunciamentos públicos sobre quaisquer candidatos”.
 As Orientações Pastorais – Eleições 2014 podem ser lidas na íntegra clicando aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE COMBATE E TRANSFERÊNCIA DE TODO MAL

Início: Reze: “Chagas abertas coração ferido, o sangue de Cristo está entre nós e o perigo.” (3x). Reze a oração de São Bento: “A Cruz Sagrada seja a minha luz não seja o dragão o meu guia. Retira-te satanás nunca me aconselhes coisas vãs, é mau o que me ofereces, bebe tu mesmo o teu veneno.” Reze a pequena oração de exorcismo de Santo Antônio: “Eis a cruz de Cristo! Fugi forças inimigas! Venceu o Leão da tribo de Judá, A raiz de Davi! Aleluia!” Proclame com fé e autoridade: “O Senhor te confunda satã, confunda-te o Senhor.” (Zacarias 3,2) Reze: Ave Maria cheia de Graça... Oração: Eu (diga seu nome completo), neste momento, coloco-me na presença de meu Senhor, Rei e Salvador Jesus Cristo, sob os cuidados e a intercessão de minha Mãe Santíssima e Mãe do meu Senhor, a Virgem Maria, debaixo da poderosa proteção de São Miguel Arcanjo e do meu Anjo da Guarda, para combater contra todas as forças do mal, ações, ataques, contaminações, armadilhas, en

Oração para se libertar da Dependência Afetiva

Senhor Jesus Cristo, reconheço que preciso de ajuda. Cedi ao apelo de minhas carências e agora sou prisioneiro desse relacionamento. Sinto-me dependente da atenção, presença e carinho dessa pessoa. Senhor, não encontro forças em mim mesmo para me libertar da influência dessas tentações. A toda hora esses pensamentos e sentimentos de paixão e desejo me invadem. Não consigo me livrar deles, pois o meu coração não me obedece. A tentação me venceu. E confesso a minha culpa por ter cedido às suas insinuações me deixando envolver. Mas, neste momento, eu me agarro com todas as minhas forças ao poder de Tua Santa Cruz. Jesus, eu suplico que o Senhor ordene a todas as forças espirituais malignas que me amarram e atormentam por meio desses sentimentos para que se afastem de mim juntamente com todas as suas tentações. Senhor Jesus, a partir de agora eu não quero mais me deixar arrastar por esses espíritos de impotência, de apego, de escravidão sentimental, de devassidão, de adultério, de louc

ORAÇÃO EXORCISTA DE SANTO ANTÔNIO QUE TODO CATÓLICO PODE FAZER

A tradição popular diz que Santo Antônio deu uma oração a uma pobre mulher que procurava ajuda contra as tentações do demônio. Sisto V, Papa franciscano, mandou esculpir a oração – chamada também de “lema de Santo Antônio” – na base do obelisco que mandou erigir na Praça de S. Pedro, em Roma. Eis o original, em latim: Ecce Crucem Domini! + Fugite partes adversae! + Vicit Leo de tribu Juda, + Radix David! Alleluia! Eis a tradução: Eis a cruz do Senhor! + Fugi forças inimigas! + Venceu o Leão de Judá, + A raiz de David! Aleluia ! Esta breve oração tem todo o sabor de um pequeno exorcismo. Também nós podemos usá-la – em latim ou português – para nos ajudar a superar as tentações que se nos apresentam. Origem da Bênção de Santo Antônio Existem muito poucas pesquisas sobre a origem desta bênção. E nenhuma pesquisa séria mais recente. Até hoje, a mais citada é a dos Bolandistas. E mesmo esta é baseada numa lenda. Eles a contam assim: “Havia em Portugal, no reinado do rei Diniz, uma pessoa at