Google+ "Virai-me, pois este lado já está bem assado" ~ Comunidade Encontro

quinta-feira, 10 de agosto de 2017

"Virai-me, pois este lado já está bem assado"

Hoje, a Igreja celebra a a vida de santidade e martírio de São Lourenço, Diácono em Roma, um de seus mais importantes mártires de toda a história. Este santo recebe a mesma veneração e respeito da Igreja com que recebeu também seus primeiros apóstolos, São Pedro e São Paulo. Nem os algozes, chamas, tormentos e corretes puderam impedir o crescimento de sua fé e seu amor por Jesus Cristo.
São Lourenço como primeiro dos Diáconos tinha grande amizade com o Papa Sisto II, que foi assassinado por ódio à fé cristã, ao vê-lo indo para o martírio falou: “Ó pai, aonde vais sem o teu filho? Tu que jamais ofereceste o sacrifício sem a assistência do teu Diácono, vais agora sozinho, para o martírio?”. E o Papa respondeu: “Mais uns dias e te aguarda uma coroa mais bonita!”. São Lourenço era também responsável pela administração dos bens da Igreja que sustentava muitos necessitados.
Nascido na província de Hispânia na primeira metade do século II d.C., Lourenço foi morto na Cidade Eterna em 258, com apenas 33 anos, idade bastante simbólica e expressiva para um espírito cheio de caridade como o dele, após ter sido obrigado a entregar às autoridades romanas as riquezas que a Igreja então possuía. Lourenço, para espanto dos que lhe haviam de tirar a vida, apresentou os grandes e verdadeiros tesouros que um cristão deve estimar: os pobres e os doentes, os mendigos e os desabrigados, as viúvas e os órfãos, todos enfim por cuja eterna salvação o Senhor derramou o próprio sangue e disse: “Eis aqui os nossos tesouros, que nunca diminuem, e podem ser encontrados em toda parte”.

Por causa disso, o imperador ordenou aos carrascos que, pondo-o sobre uma grelha, matassem a Lourenço num braseiro ardente. Sustentado, porém, pelo Espírito Santo em meio ao suplício, São Lourenço, sem deixar de rezar por seus torturadores, pôde dizer-lhes com alegre simplicidade: "Virai-me, pois este lado já está bem assado".
Peçamos neste dia a intercessão de São Lourenço pela nossa decisão, pela nossa Mãe Igreja, para que tenhamos um testemunho firme diante da vontade de Deus para as nossas vidas. O amor de Cristo precisa nos consumir até o fim, que seja até o último suspiro de vida. São Lourenço era inteiramente amante da Cruz, um verdadeiro Cristão, Servo e Filho do céu que deu sua vida por AMOR. Que assim também o sejamos através de uma firme decisão de viver a nossa vida para amar a Jesus de todo o nosso coração.
São Lourenço, rogai por nós!

Fontes: Canção Nova, Padre Paulo Ricardo 

0 comentários: