Pular para o conteúdo principal

Como viver bem o Tempo do Advento?

O que é o Advento?


O advento é um tempo especial para fazermos um questionamento sério sobre nossa vida pessoal e também sobre o mundo em que vivemos. É um momento privilegiado para averiguarmos se a semente de amor e justiça lançada por Jesus Cristo no coração dos homens está nascendo e frutificando.

Questione-se e reflita

Assumi verdadeiramente minha fé em Deus, em Cristo e em sua Igreja? Tenho procurado ser fiel aos mandamentos? Em meu serviço, em meu lar, em minha escola e em outros ambientes que frequento tenho conseguido revelar Jesus às pessoas? As nações estão utilizando o Evangelho como paradigma principal para nortearem suas atividades políticas, econômicas e culturais? Até que ponto os princípios doutrinários do cristianismo são conhecidos e praticados por mim e pela sociedade em geral?

A reflexão proveniente das respostas a estas perguntas irá revelar-nos a qualidade de nossa relação com Deus e com o nosso semelhante. Revelará a enorme distância entre a essência da festa que comemora o nascimento de Jesus e o significado e a vivência que a civilização pós-moderna e neoliberal lhe atribuem.

Valores como a humildade, a bondade, o amor e a justiça se perdem em meio às milionárias campanhas publicitárias que incentivam o consumo, a busca desenfreada do prazer físico, o luxo, a ostentação, o exagero na comida e na bebida. A imagem do menino Jesus pobre, nascido em um estábulo e colocado em uma manjedoura, na cidade de Belém, acaba hoje sendo substituída pelos shoppings, supermercados e lojas que travam disputa acirrada pela preferência dos consumidores abatidos pela crise do sistema político-econômico, desmotivados pelos baixos salários e aflitos pelo fantasma do desemprego. Pouco ou quase nenhum espaço sobra para a reflexão sobre os principais temas propostos pelas Sagradas Escrituras e para expressarmos em gestos concretos a fraternidade, a solidariedade e o amor ao próximo.

Viva a esperança

Nossas comemorações natalinas precisam manifestar a profundidade e o sentido autêntico da presença de Jesus na história e não ser como ‘a festa que os povos não convertidos ao cristianismo, os pagãos, organizavam na Antiguidade para adorarem o sol, considerado um Deus para eles’. Os egípcios comemoravam a festa do sol no dia seis de janeiro e os romanos no dia 25 de dezembro. Nela não havia espaço para o espiritual, o místico, o genuinamente religioso. As pessoas se reuniam simplesmente para comerem, beberem e divertirem-se, extrapolando os limites do bom senso e do respeito humano.

No final da Idade Antiga, cerca de 350 d.C., os cristãos, que já eram mais numerosos que os pagãos, decidiram mudar o nome e o significado da festa do sol, passando a comemorar nesta ocasião o nascimento de Jesus, considerado por eles o verdadeiro Sol que nunca se apaga e que clareia os caminhos da humanidade.

No ano 600 d.C., as comunidades cristãs passaram a preparar a festa do Natal com um período intenso de reflexões, orações e práticas evangélicas. Nascia assim o Advento.

A cada ano é necessária a vivência profunda desse tempo que é proposto pela igreja; é necessário um desejo intenso de estar à espera daquele que há de vir. Não se pode cair na tentação de pensar que todos anos sempre são a mesma coisa. Sou eu e é você quem pode criar o ambiente material, mas sobre tudo o ambiente espiritual que é o coração.

Mais uma vez questione: como está o meu coração para receber Jesus que vem? Se eu sentir paz e a consciência tranquila, muito bem! Mas, se de repente encontrar mágoa, sentir o coração fechado, aí é preciso dar um passo. Por exemplo, a confissão, já que nesse tempo de espera do Natal, todas as paróquias aumentam o número de atendimento para que todos tenham a oportunidade de fazer uma faxina interior no bercinho do coração a fim de que ele seja realmente a manjedoura para acolher o Senhor Jesus que quer nascer em cada um em particular.

Se todos tivessem essa consciência do quanto é importante criar o clima e o ambiente favorável, principalmente em família, a tão sonhada paz reinaria agora e não mais seria uma realidade tão distante.

Pense em algo que esteja a seu alcance, algo que possa fazer a favor de alguém nesse Natal! Converse com seus amigos, com sua família e veja o que concretamente se pode fazer para que Jesus se sinta acolhido e amado em cada coração, em cada lar.

Se for possível, visite os doentes, os encarcerados, um asilo, um orfanato, até mesmo seus vizinhos. Seja uma pessoa que semeie a paz, a alegria e a esperança a tantas pessoas que infelizmente perderam de vista o verdadeiro sentido do natal.

Vamos juntos construir a ‘civilização do amor!’
Promete fazer a sua parte?

Fonte: Canção Nova

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE COMBATE E TRANSFERÊNCIA DE TODO MAL

Início: Reze: “Chagas abertas coração ferido, o sangue de Cristo está entre nós e o perigo.” (3x). Reze a oração de São Bento: “A Cruz Sagrada seja a minha luz não seja o dragão o meu guia. Retira-te satanás nunca me aconselhes coisas vãs, é mau o que me ofereces, bebe tu mesmo o teu veneno.” Reze a pequena oração de exorcismo de Santo Antônio: “Eis a cruz de Cristo! Fugi forças inimigas! Venceu o Leão da tribo de Judá, A raiz de Davi! Aleluia!” Proclame com fé e autoridade: “O Senhor te confunda satã, confunda-te o Senhor.” (Zacarias 3,2) Reze: Ave Maria cheia de Graça... Oração: Eu (diga seu nome completo), neste momento, coloco-me na presença de meu Senhor, Rei e Salvador Jesus Cristo, sob os cuidados e a intercessão de minha Mãe Santíssima e Mãe do meu Senhor, a Virgem Maria, debaixo da poderosa proteção de São Miguel Arcanjo e do meu Anjo da Guarda, para combater contra todas as forças do mal, ações, ataques, contaminações, armadilhas, en

Oração para se libertar da Dependência Afetiva

Senhor Jesus Cristo, reconheço que preciso de ajuda. Cedi ao apelo de minhas carências e agora sou prisioneiro desse relacionamento. Sinto-me dependente da atenção, presença e carinho dessa pessoa. Senhor, não encontro forças em mim mesmo para me libertar da influência dessas tentações. A toda hora esses pensamentos e sentimentos de paixão e desejo me invadem. Não consigo me livrar deles, pois o meu coração não me obedece. A tentação me venceu. E confesso a minha culpa por ter cedido às suas insinuações me deixando envolver. Mas, neste momento, eu me agarro com todas as minhas forças ao poder de Tua Santa Cruz. Jesus, eu suplico que o Senhor ordene a todas as forças espirituais malignas que me amarram e atormentam por meio desses sentimentos para que se afastem de mim juntamente com todas as suas tentações. Senhor Jesus, a partir de agora eu não quero mais me deixar arrastar por esses espíritos de impotência, de apego, de escravidão sentimental, de devassidão, de adultério, de louc

Explicando a pintura "A volta do Filho Pródigo" de Rambrandt

"A volta do filho pródigo" de Rambrandt. O quadro, pintado dois anos antes da morte do artista, além da visualização de uma das mais bonitas e expressivas parábolas de Jesus, expressa a trajetória da vida do Rembrandt. É a reflexão sobre a condição existencial na maturidade da sua vida. O quadro "O retorno do Filho Pródigo" se encontra hoje no famoso museu Hermitage, em São Petersburgo, na Rússia. Conhecemos a parábola descrita por evangelista São Lucas (15, 11-32), o evangelista da misericórdia. Vamos conhecer como o pintor apresenta cada uma das pessoas envolvidas na história e o seu estado interior. As três figuras principais e outras três, em tamanho natural, formam uma unidade e a distância, para que se possa contemplar cada uma delas e interagir. O quadro apresenta a escuridão e a luz que ilumina as três figuras principais.   Voltar a casa. Um homem tinha dois filhos. O filho mais novo disse ao pai: pai, dá-me a parte da herança que me cabe. E o pa