Pular para o conteúdo principal

Razões pelas quais os não-católicos não podem comungar

Quando Jesus ressuscitou e subiu ao céu não nos abandonou; deixou conosco a Santa Eucaristia e nos presenteou com a oportunidade de poder recebê-lo em cada Santa Missa. Que presente maravilhoso!
Alguns se perguntam se todos somos convidados a participar deste grande dom, por que não podem comungar os Não-Católicos? Esta pergunta surge especialmente nos eventos como casamentos, em que muitas vezes participam familiares de outras religiões.
A Igreja já respondeu a esta pergunta em sua Instrução Redemptionis Sacramentum. Ali menciona que “deve-se vigiar para que não se receba a Sagrada Comunhão, por ignorância, os não-católicos ou, inclusive, os não-cristãos, sem ter em conhecimento o Magistério da Igreja e de se referir à doutrina e a disciplina” Redemptionis Sacramentum [84].

Por que a Igreja tomou esta decisão?

Sim, é certo que Cristo quer que todos participem de seu banquete (“Tomai TODOS e comei/bebei”), no entanto, há requisitos muito importantes que devemos cumprir. Isto é natural já que estamos recebendo o próprio Deus. Existem alguns requisitos gerais como o jejum eucarístico, espírito de recolhimento, participar da Santa Missa do início ao fim; e há outros bem específicos que só católico pode praticar.

1) Estar em Estado de Graça

Um dos principais requisitos para comungar é estar em Estado de Graça, e isto só é possível se nos arrependemos de nossos pecados e os confessamos sacramentalmente a um sacerdote ordenado. Como os não católicos não creem no sacramento da confissão, não é possível que cumpram com este requisito, portanto não podem receber a comunhão.
E por que é tão importante estar em Graça? Bem, São Paulo nos disse “Portanto, todo aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será culpável do corpo e do sangue do Senhor”  I Corintíos 11, 27

2) Crer na presença real de Jesus na Eucaristia

A presença de Jesus na Eucaristia é real, não simbólica. Os católicos cremos que no momento da consagração o pão e o vinho literalmente se transformam e se convertem no Corpo e Sangue do Senhor. Ali já não há mais pão e vinho, ali está Cristo. Este grande milagre a Igreja chama de Transubstanciação.
“Que cada um se examine a si mesmo, e assim coma desse pão e beba desse cálice. “Aquele que o come e o bebe sem distinguir o corpo do Senhor, come e bebe a sua própria condenação.” I Coríntios 11, 28.
Fonte: ChurchPop

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE COMBATE E TRANSFERÊNCIA DE TODO MAL

Início: Reze: “Chagas abertas coração ferido, o sangue de Cristo está entre nós e o perigo.” (3x). Reze a oração de São Bento: “A Cruz Sagrada seja a minha luz não seja o dragão o meu guia. Retira-te satanás nunca me aconselhes coisas vãs, é mau o que me ofereces, bebe tu mesmo o teu veneno.” Reze a pequena oração de exorcismo de Santo Antônio: “Eis a cruz de Cristo! Fugi forças inimigas! Venceu o Leão da tribo de Judá, A raiz de Davi! Aleluia!” Proclame com fé e autoridade: “O Senhor te confunda satã, confunda-te o Senhor.” (Zacarias 3,2) Reze: Ave Maria cheia de Graça... Oração: Eu (diga seu nome completo), neste momento, coloco-me na presença de meu Senhor, Rei e Salvador Jesus Cristo, sob os cuidados e a intercessão de minha Mãe Santíssima e Mãe do meu Senhor, a Virgem Maria, debaixo da poderosa proteção de São Miguel Arcanjo e do meu Anjo da Guarda, para combater contra todas as forças do mal, ações, ataques, contaminações, armadilhas, en

Oração para se libertar da Dependência Afetiva

Senhor Jesus Cristo, reconheço que preciso de ajuda. Cedi ao apelo de minhas carências e agora sou prisioneiro desse relacionamento. Sinto-me dependente da atenção, presença e carinho dessa pessoa. Senhor, não encontro forças em mim mesmo para me libertar da influência dessas tentações. A toda hora esses pensamentos e sentimentos de paixão e desejo me invadem. Não consigo me livrar deles, pois o meu coração não me obedece. A tentação me venceu. E confesso a minha culpa por ter cedido às suas insinuações me deixando envolver. Mas, neste momento, eu me agarro com todas as minhas forças ao poder de Tua Santa Cruz. Jesus, eu suplico que o Senhor ordene a todas as forças espirituais malignas que me amarram e atormentam por meio desses sentimentos para que se afastem de mim juntamente com todas as suas tentações. Senhor Jesus, a partir de agora eu não quero mais me deixar arrastar por esses espíritos de impotência, de apego, de escravidão sentimental, de devassidão, de adultério, de louc

Explicando a pintura "A volta do Filho Pródigo" de Rambrandt

"A volta do filho pródigo" de Rambrandt. O quadro, pintado dois anos antes da morte do artista, além da visualização de uma das mais bonitas e expressivas parábolas de Jesus, expressa a trajetória da vida do Rembrandt. É a reflexão sobre a condição existencial na maturidade da sua vida. O quadro "O retorno do Filho Pródigo" se encontra hoje no famoso museu Hermitage, em São Petersburgo, na Rússia. Conhecemos a parábola descrita por evangelista São Lucas (15, 11-32), o evangelista da misericórdia. Vamos conhecer como o pintor apresenta cada uma das pessoas envolvidas na história e o seu estado interior. As três figuras principais e outras três, em tamanho natural, formam uma unidade e a distância, para que se possa contemplar cada uma delas e interagir. O quadro apresenta a escuridão e a luz que ilumina as três figuras principais.   Voltar a casa. Um homem tinha dois filhos. O filho mais novo disse ao pai: pai, dá-me a parte da herança que me cabe. E o pa