Pular para o conteúdo principal

É tempo de deixar Deus mudar os planos

“Um cristão maduro é aquele que sabe preferir o projeto de Deus ao seu!” 

O Ano Novo chegou e uma das muitas coisas que mais ouvimos, nesta época, é sobre a importância de uma revisão de vida. Esta capacidade de ‘fazer as contas’ do que aconteceu, traçar planos e metas para o ano que se aproxima é uma virtude de quem sabe administrar a vida.
Um cristão maduro deve fazer uma revisão de vida e traçar metas para 2014. Mas para quem tem fé não basta a maturidade humana de saber administrar a vida, fazendo revisões e traçando novos planos para 2014, é preciso também maturidade espiritual, que consiste em submeter todos os nossos sonhos à vontade de Deus, que sabe o que é melhor para nós.

Muitos santos traçaram metas para sua vida, correram atrás da sua vocação, mas nenhum deles se opôs às mudanças de planos da Divina Providência ao longo de suas vidas. 

Lembremo-nos de Francisco de Assis, que tinha uma vida cômoda e próspera, um futuro nobre com os negócios da família, até o dia em que abraçou um leproso. Outro exemplo claro disso vemos com Madre Teresa de Calcutá, que era religiosa da Congregação das Irmãs de Nossa Senhora de Loreto, lecionava em um colégio na Índia, até o dia em que o Senhor a impeliu a sair dos muros do colégio e ela se deparou com um moribundo, que lhe fitou os olhos e disse: “Tenho sede”. O próprio Papa emérito Bento XVI contou, em uma entrevista, que, com a morte de João Paulo II, ele fez planos para voltar à sua terra natal e, como um bom teólogo, dedicar-se aos estudos; até o dia em que entrou no Conclave e ouviu da Divina Providência: “Mudança de planos, Ratzinger”.
“Um cristão maduro é aquele que sabe preferir o projeto de Deus ao seu!”
Deus não muda os planos somente dos grandes homens e mulheres que são consagrados a Ele. É só você olhar para o ano que passou e perceber quantas coisas – boas e não tão boas – aconteceram na sua vida sem a mínima previsão ou sinal do céu. Quantas coisas fugiram ao seu controle e quantas outras você planejou, em 2012, mas nem sequer aconteceram em 2013? Tudo isso porque “estão meus caminhos tão acima dos Vossos caminhos e meus pensamentos acima dos Vossos pensamentos, quanto está o céu acima da terra” (cf. Is 55, 9).
Portanto, um bom projeto de vida é aquele que tem metas, planos e sonhos a serem conquistados, mas, antes de tudo, um projeto que diz ‘sim’ aos planos da Divina Providência. Um cristão maduro é aquele que sabe preferir o projeto de Deus ao seu.
Quer ser feliz em 2014? Tenha metas e objetivos a alcançar, mas não demore a dizer “sim” quando Deus lhe disser: “mudança de planos”.

Artigo adaptado de Daniel Machado, Produtor do Destrave

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE COMBATE E TRANSFERÊNCIA DE TODO MAL

Início: Reze: “Chagas abertas coração ferido, o sangue de Cristo está entre nós e o perigo.” (3x). Reze a oração de São Bento: “A Cruz Sagrada seja a minha luz não seja o dragão o meu guia. Retira-te satanás nunca me aconselhes coisas vãs, é mau o que me ofereces, bebe tu mesmo o teu veneno.” Reze a pequena oração de exorcismo de Santo Antônio: “Eis a cruz de Cristo! Fugi forças inimigas! Venceu o Leão da tribo de Judá, A raiz de Davi! Aleluia!” Proclame com fé e autoridade: “O Senhor te confunda satã, confunda-te o Senhor.” (Zacarias 3,2) Reze: Ave Maria cheia de Graça... Oração: Eu (diga seu nome completo), neste momento, coloco-me na presença de meu Senhor, Rei e Salvador Jesus Cristo, sob os cuidados e a intercessão de minha Mãe Santíssima e Mãe do meu Senhor, a Virgem Maria, debaixo da poderosa proteção de São Miguel Arcanjo e do meu Anjo da Guarda, para combater contra todas as forças do mal, ações, ataques, contaminações, armadilhas, en

Oração para se libertar da Dependência Afetiva

Senhor Jesus Cristo, reconheço que preciso de ajuda. Cedi ao apelo de minhas carências e agora sou prisioneiro desse relacionamento. Sinto-me dependente da atenção, presença e carinho dessa pessoa. Senhor, não encontro forças em mim mesmo para me libertar da influência dessas tentações. A toda hora esses pensamentos e sentimentos de paixão e desejo me invadem. Não consigo me livrar deles, pois o meu coração não me obedece. A tentação me venceu. E confesso a minha culpa por ter cedido às suas insinuações me deixando envolver. Mas, neste momento, eu me agarro com todas as minhas forças ao poder de Tua Santa Cruz. Jesus, eu suplico que o Senhor ordene a todas as forças espirituais malignas que me amarram e atormentam por meio desses sentimentos para que se afastem de mim juntamente com todas as suas tentações. Senhor Jesus, a partir de agora eu não quero mais me deixar arrastar por esses espíritos de impotência, de apego, de escravidão sentimental, de devassidão, de adultério, de louc

Explicando a pintura "A volta do Filho Pródigo" de Rambrandt

"A volta do filho pródigo" de Rambrandt. O quadro, pintado dois anos antes da morte do artista, além da visualização de uma das mais bonitas e expressivas parábolas de Jesus, expressa a trajetória da vida do Rembrandt. É a reflexão sobre a condição existencial na maturidade da sua vida. O quadro "O retorno do Filho Pródigo" se encontra hoje no famoso museu Hermitage, em São Petersburgo, na Rússia. Conhecemos a parábola descrita por evangelista São Lucas (15, 11-32), o evangelista da misericórdia. Vamos conhecer como o pintor apresenta cada uma das pessoas envolvidas na história e o seu estado interior. As três figuras principais e outras três, em tamanho natural, formam uma unidade e a distância, para que se possa contemplar cada uma delas e interagir. O quadro apresenta a escuridão e a luz que ilumina as três figuras principais.   Voltar a casa. Um homem tinha dois filhos. O filho mais novo disse ao pai: pai, dá-me a parte da herança que me cabe. E o pa