Google+ São Francisco e seu relacionamento com o Carisma Encontro ~ Comunidade Encontro

sexta-feira, 17 de abril de 2015

São Francisco e seu relacionamento com o Carisma Encontro

"Ó humilde e fraterno e irmão de Assis, ajude-nos a alegrar o dia de nossos irmãos e da humanidade, levando-nos a fazer de nossas vidas uma linda canção de amor e louvor ao Criador. Que o amor fraterno seja para nós a força que nos impulsiona para irmos ao encontro dos irmãos e nos leva a servir a todos com verdadeira alegria. São Francisco de Assis, tu que trouxeste em teu corpo os estigmas que recebeste do Salvador, intercede por nós junto a Cristo, Nosso Senhor para que imitando-o em tudo, possamos trazer em nós as marcas do amor e dediquemo-nos com profunda caridade a socorrer o próximo nas suas diversas formas de pobreza. Amém."
São Francisco de Assis, rogai por nós!

(Oração produzida por Clayton, fundador da Comunidade Encontro)


São Francisco de Assis, um dos baluartes da Comunidade Encontro. 

- Qual a sua contribuição para nossa vocação? 

- Como sua vida nos ensina a ser ENCONTRO? 
- Como, a partir de seu carisma franciscano, entendemos o Carisma Encontro? 
- Como é nossa relação de amizade? 


Entenda o que o Santo da Paz agrega ao SER ENCONTRO:



- Adorar a Jesus Eucarístico: Estar diante de Jesus, do Santíssimo Sacramento dizendo "Meu Deus, meu Tudo". Uma busca incessante de que a vida seja tomada e possuída por Deus como a de São Francisco foi. 

- A construção de um reino invisível: O amor, a entrega, a serenidade, o sim, a compreensão, a maternidade, são dons que auxiliam a construir a comunidade. Uma espiritualidade ao nível invisível. 


- Morte para si mesmo: Renúncia de si, humildade, docilidade, mansidão, são virtudes que motivam na caminhada e São Francisco convida a estar na cruz, para estar enfermo de amor, para ser doce, para imitar a Cristo em tudo, para despertar o amor esponsal.


- Zelo pela união: Ser sempre fraterno, promover sempre a força do perdão e da reconciliação. O que posso fazer para preservar o encontro, a união, a fraternidade? Em tudo defender o ENCONTRO, em qualquer parte, situação, momento. 


- Vencer a Ira: O amor sempre vence. Em tudo conseguir vencer a ira e toda resistência ou barreira que impeça o cumprimento da Palavra de Deus. 


- Ser um apaixonado por Deus: Lembrar de São Francisco é como abrir uma chaga constantemente para nunca se esquecer de buscar o Senhor. Dessa forma se está constantemente apaixonado. Aproveitar as chagas do Senhor. Meditação profunda de sua paixão, desejo de "sair de si". 


- Amar os irmãos: Nada é capaz de nos unir mais do que o amor fraterno. Dessa forma não vou desencontrar-me com o irmão. O amor fraterno é capaz de vencer quaisquer forças de divisão e separação. É o alimento do encontro.


- Combater rótulos, títulos, glórias ou quaisquer honras na vocação;


- Ser instrumento constante de alegria. Transbordar da felicidade do encontro para o mundo;


- Tornar a vida uma arte, revelar Deus através dela;


- Louvar sempre a Deus, salmodia e gratidão constantes;


- Deixar cair por terra toda a má vontade, lentidão, morosidade, cansaço, deixar-se conduzir pela alegria de servir;


- Vencer o mundo nunca com as armas mas sempre com a força da PAZ;




São Francisco imprime na Comunidade Encontro todas as marcas do crucificado. Sejamos Cristos no meio do mundo. Nossa vida revele a loucura da cruz e o amor-doação revelado em suas chagas. Que sejamos capazes de reconhecer no irmão sua grande riqueza e dignidade e empenhemo-nos totalmente para não feri-lo;

São Francisco nos ensina que estaremos quase sem medo e desapegados de tudo quando pudermos transbordar a todos da experiência com Deus e alimentar os pobres e famintos em suas diversas formas de pobreza e fome. 


São Francisco torna-se um grande amigo e essa relação de amizade vai se estreitando a medida que ele ensina a poesia do amor escrita com a vida e nela podemos progredir. 


Esta é, portanto, a contribuição de São Francisco de Assis para o Carisma Encontro.



(Texto retirado de uma pregação feita por Clayton, fundador da Comunidade Encontro)

0 comentários: