Pular para o conteúdo principal

A importância das Novas Comunidades e da Vida Consagrada na Igreja

O Espírito Santo nunca cessa de suscitar na Igreja novas formas de vida evangélica, de apostolado e missão. Assim, de tempos em tempos ela é impelida por essa moção do Espírito face às dificuldades e necessidades de evangelização que vão surgindo.
O mundo clama por uma nova evangelização, por um novo jeito de se revelar a verdade contida no Santo Evangelho. A revelação feita por Cristo a respeito da salvação é inalterável, não muda e a própria Igreja, muito sabiamente, faz questão de preservá-la, a fim de transmitir com igual valor e eficácia, seguindo à risca o que Jesus fez e ensinou. O modo e os meios para se chegar a esse fim, porém, vão ganhando uma nova aparência, pois a medida em que o cenário da história vai se transformando com seus personagens, faz-se necessário mudar também a forma de abordá-los. Há hoje tantas coisas que não havia algum tempo atrás, como a forte ação da mídia, por exemplo. É nesse contexto que surgem as novas comunidades, como uma resposta de Deus aos desafios dos nossos dias, quando a sociedade vem sido tomada por fortes tendências pagãs, sofrendo com o esfriamento da fé e o secularismo esmagador.
O Concílio Vaticano II pedia uma Igreja inserida no mundo, uma Igreja “em saída” como escreveu, recentemente, o Papa Francisco na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium.  São João Paulo II, também, em seu papado, pediu à Igreja uma “Nova Evangelização”, com “novo ardor, novos métodos e nova expressão”. Esse novo frescor, cheio de cores, sons, cheiros e sabores - “primavera na Igreja” - que desperta os sentidos e a alma para a vida santa, vem acontecendo através das Novas Comunidades, pois há nelas um forte e íntegro compromisso de viver a radicalidade evangélica dentro da consagração a Deus, em um carisma específico e particular dado por Ele mesmo, para a santificação de seus membros e do mundo.
Esse comprometimento dos fiéis, na vida consagrada, já visa por si só dar testemunho de Cristo no mundo. Mas a vivência da consagração, dentro de uma nova comunidade, exige muito mais, exige forte atividade missionária e apostólica, pois compreende que é preciso anunciar o Reino “sempre e em qualquer lugar” – Ubicumque et semper (Carta Apostólica com a qual se instituiu o Pontifício Conselho para a promoção da Nova Evangelização, Papa Bento XVI). A vida de um membro consagrado de comunidade nova é uma entrega total a Deus, a exemplo de Jesus mesmo. Seu tempo, seus projetos, sua disponibilidade, sua vontade, tudo, está a serviço; ele encontra sua vocação e sentido de vida, sua felicidade.
Nas Novas Comunidades, Jesus é amado, servido e adorado verdadeiramente como Senhor e Salvador. Os Sacramentos são vividos com toda a intensidade e plenitude; sobretudo, a Confissão e a Eucaristia são amadas e desejadas. A adoração do Santíssimo, já há muito é realizada nelas. Os carismas particulares são os mais variados em cada uma delas: algumas se dedicam a recuperar jovens com a dependência química; outras se dedicam aos mendigos e abandonados; outras se dedicam à evangelização pelos meios de comunicação, dança, teatro, musicais, ou seja, artes em geral e esportes; e, muitas coisas mais. Nas Comunidades Novas a hierarquia da Igreja é amada; a sua necessidade é entendida; e trabalha-se em comunhão com ela. As novas comunidades são uma riqueza da Igreja que o Espírito suscita para evangelizar todos os ambientes e setores, como empresas e universidades, sendo aí luz, sinal do Cristo vivo, por possuírem uma capacidade de diálogo com o mundo que renovam a Igreja.
A esta Santa Mãe, a Igreja, deve-se muito amor, gratidão e fidelidade, pois fecundada, constantemente, pela ação e manifestação do Espírito Divino, nunca se cansa de gerar novos filhos com as mais diversas vocações. 
Natália Patusse - Pré-discípula da Comunidade Encontro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE COMBATE E TRANSFERÊNCIA DE TODO MAL

Início: Reze: “Chagas abertas coração ferido, o sangue de Cristo está entre nós e o perigo.” (3x). Reze a oração de São Bento: “A Cruz Sagrada seja a minha luz não seja o dragão o meu guia. Retira-te satanás nunca me aconselhes coisas vãs, é mau o que me ofereces, bebe tu mesmo o teu veneno.” Reze a pequena oração de exorcismo de Santo Antônio: “Eis a cruz de Cristo! Fugi forças inimigas! Venceu o Leão da tribo de Judá, A raiz de Davi! Aleluia!” Proclame com fé e autoridade: “O Senhor te confunda satã, confunda-te o Senhor.” (Zacarias 3,2) Reze: Ave Maria cheia de Graça... Oração: Eu (diga seu nome completo), neste momento, coloco-me na presença de meu Senhor, Rei e Salvador Jesus Cristo, sob os cuidados e a intercessão de minha Mãe Santíssima e Mãe do meu Senhor, a Virgem Maria, debaixo da poderosa proteção de São Miguel Arcanjo e do meu Anjo da Guarda, para combater contra todas as forças do mal, ações, ataques, contaminações, armadilhas, en

Oração para se libertar da Dependência Afetiva

Senhor Jesus Cristo, reconheço que preciso de ajuda. Cedi ao apelo de minhas carências e agora sou prisioneiro desse relacionamento. Sinto-me dependente da atenção, presença e carinho dessa pessoa. Senhor, não encontro forças em mim mesmo para me libertar da influência dessas tentações. A toda hora esses pensamentos e sentimentos de paixão e desejo me invadem. Não consigo me livrar deles, pois o meu coração não me obedece. A tentação me venceu. E confesso a minha culpa por ter cedido às suas insinuações me deixando envolver. Mas, neste momento, eu me agarro com todas as minhas forças ao poder de Tua Santa Cruz. Jesus, eu suplico que o Senhor ordene a todas as forças espirituais malignas que me amarram e atormentam por meio desses sentimentos para que se afastem de mim juntamente com todas as suas tentações. Senhor Jesus, a partir de agora eu não quero mais me deixar arrastar por esses espíritos de impotência, de apego, de escravidão sentimental, de devassidão, de adultério, de louc

Explicando a pintura "A volta do Filho Pródigo" de Rambrandt

"A volta do filho pródigo" de Rambrandt. O quadro, pintado dois anos antes da morte do artista, além da visualização de uma das mais bonitas e expressivas parábolas de Jesus, expressa a trajetória da vida do Rembrandt. É a reflexão sobre a condição existencial na maturidade da sua vida. O quadro "O retorno do Filho Pródigo" se encontra hoje no famoso museu Hermitage, em São Petersburgo, na Rússia. Conhecemos a parábola descrita por evangelista São Lucas (15, 11-32), o evangelista da misericórdia. Vamos conhecer como o pintor apresenta cada uma das pessoas envolvidas na história e o seu estado interior. As três figuras principais e outras três, em tamanho natural, formam uma unidade e a distância, para que se possa contemplar cada uma delas e interagir. O quadro apresenta a escuridão e a luz que ilumina as três figuras principais.   Voltar a casa. Um homem tinha dois filhos. O filho mais novo disse ao pai: pai, dá-me a parte da herança que me cabe. E o pa