Pular para o conteúdo principal

Somos filhos de São Bento!

 

O legado de São Bento na atração de filhos e filhas de Deus para uma opção diferenciada de vida na Igreja é vasto. São muitos os ramos que partem do carisma fundado por São Bento. Da mesma forma, muitos são os que se abrigam debaixo da Regra Beneditina que, não só para os monges, mas também para diversos cristãos que se identificam com esta espiritualidade, tornou-se um projeto de vida.

A Comunidade Encontro também faz parte da Família Beneditina espalhada no mundo, uma vez que a espiritualidade de São Bento, abade, fecunda o Carisma Encontro com abundantes dons. Características muito determinantes na forma de vida do Membro da Comunidade Encontro estão arraigadas no Carisma Beneditino.


De que forma, então, a espiritualidade beneditina inspira a Comunidade Encontro a viver? Quais características de São Bento e do tesouro monástico deixado por ele podem ser identificados na Obra Encontro?

-       "Ora et Labora" é um lema da vida no mosteiro. São Bento orienta a que os monges não tenham tempo ocioso mas que dividam as horas do seu dia em oração e trabalho. Todo o trabalho é feito para a glória de Deus.

-       Amor e preservação da Tradição da Igreja: Defesa da fé e da verdade. Renúncia aos ídolos.

-       Zelo, obediência, temor a Deus, justiça, lealdade e verdade para com as coisas de Deus.

-       Confiança na Providência Divina: Acreditar nos caminhos que se abrem a cada dia nos quais o próprio Deus sustenta os seus filhos e não lhes deixa faltar nada.

-       Silêncio, escuta, oração: busca de uma vida contemplativa e de abandono nas mãos de Deus na oração.

-       Oje: Uma oração antiga na Igreja que invoca São Bento e também consiste no reconhecimento do próprio pecado e da grandeza de Jesus

-       Cristocentrismo: a primazia de Cristo, Ele como centro de tudo e a importância inquestionável da vida de oração, a experiência concreta com o Senhor a cada dia.

-       Salmodia, louvor: Os salmos, em sua maioria louvores a Deus, são grande fonte de graça na nossa vida e abrem o coração para os caminhos divinos.

-       Combate ao mal: certeza de um mundo espiritual que nos rodeia e a coragem de enfrentar o inimigo de forma concreta, começando sempre por cada um de nós, fechando as brechas pelas quais o mal vai avançando.

-       Amor misericordioso, paternidade, caridade fraterna: profundo amor aos irmãos e à vida em Comunidade numa constante festa em que celebramos o ENCONTRO de cada instante.

-       Estabilidade: os monges Beneditinos fazem voto de estabilidade que consiste em permanecer até a sua morte naquela mesma comunidade religiosa. Essa opção inspira a vida da Comunidade Encontro que entende ser pra sempre, perpétuo e definitivo o compromisso firmado com Deus. Sem reduções, sem negociações. Tudo e sempre, tendo Deus e sua vontade como nosso ABSOLUTO.

Celebrar São Bento é alegrar-nos com sua vida carregada de boas obras,  é reconhecer que temos um Pai piedoso a interceder por nós junto a Deus, é perceber que sua vida e obra nos inspiram a viver nossa Regra e nossa Vocação, é sentir-se parte de uma grande Família Beneditina espalhada pelo mundo e deixar vibrar o coração nesta mesma sintonia. Que alegria! Celebrar nosso baluarte São Bento é poder gritar a todos, em festa, que sim: "Somos filhos de São Bento"!

Venerado seja ó glorioso São Bento!


Fernanda Rosetti - Cofundadora da Comunidade Encontro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE COMBATE E TRANSFERÊNCIA DE TODO MAL

Início: Reze: “Chagas abertas coração ferido, o sangue de Cristo está entre nós e o perigo.” (3x). Reze a oração de São Bento: “A Cruz Sagrada seja a minha luz não seja o dragão o meu guia. Retira-te satanás nunca me aconselhes coisas vãs, é mau o que me ofereces, bebe tu mesmo o teu veneno.” Reze a pequena oração de exorcismo de Santo Antônio: “Eis a cruz de Cristo! Fugi forças inimigas! Venceu o Leão da tribo de Judá, A raiz de Davi! Aleluia!” Proclame com fé e autoridade: “O Senhor te confunda satã, confunda-te o Senhor.” (Zacarias 3,2) Reze: Ave Maria cheia de Graça... Oração: Eu (diga seu nome completo), neste momento, coloco-me na presença de meu Senhor, Rei e Salvador Jesus Cristo, sob os cuidados e a intercessão de minha Mãe Santíssima e Mãe do meu Senhor, a Virgem Maria, debaixo da poderosa proteção de São Miguel Arcanjo e do meu Anjo da Guarda, para combater contra todas as forças do mal, ações, ataques, contaminações, armadilhas, en

Oração para se libertar da Dependência Afetiva

Senhor Jesus Cristo, reconheço que preciso de ajuda. Cedi ao apelo de minhas carências e agora sou prisioneiro desse relacionamento. Sinto-me dependente da atenção, presença e carinho dessa pessoa. Senhor, não encontro forças em mim mesmo para me libertar da influência dessas tentações. A toda hora esses pensamentos e sentimentos de paixão e desejo me invadem. Não consigo me livrar deles, pois o meu coração não me obedece. A tentação me venceu. E confesso a minha culpa por ter cedido às suas insinuações me deixando envolver. Mas, neste momento, eu me agarro com todas as minhas forças ao poder de Tua Santa Cruz. Jesus, eu suplico que o Senhor ordene a todas as forças espirituais malignas que me amarram e atormentam por meio desses sentimentos para que se afastem de mim juntamente com todas as suas tentações. Senhor Jesus, a partir de agora eu não quero mais me deixar arrastar por esses espíritos de impotência, de apego, de escravidão sentimental, de devassidão, de adultério, de louc

Explicando a pintura "A volta do Filho Pródigo" de Rambrandt

"A volta do filho pródigo" de Rambrandt. O quadro, pintado dois anos antes da morte do artista, além da visualização de uma das mais bonitas e expressivas parábolas de Jesus, expressa a trajetória da vida do Rembrandt. É a reflexão sobre a condição existencial na maturidade da sua vida. O quadro "O retorno do Filho Pródigo" se encontra hoje no famoso museu Hermitage, em São Petersburgo, na Rússia. Conhecemos a parábola descrita por evangelista São Lucas (15, 11-32), o evangelista da misericórdia. Vamos conhecer como o pintor apresenta cada uma das pessoas envolvidas na história e o seu estado interior. As três figuras principais e outras três, em tamanho natural, formam uma unidade e a distância, para que se possa contemplar cada uma delas e interagir. O quadro apresenta a escuridão e a luz que ilumina as três figuras principais.   Voltar a casa. Um homem tinha dois filhos. O filho mais novo disse ao pai: pai, dá-me a parte da herança que me cabe. E o pa