Pular para o conteúdo principal

Conheça o significado dos três irmãos de Betânia, amigos de Jesus

 


O Padre Maggioni, liturgista da Congregação para o Culto Divino, e o padre Epicoco, teólogo e escritor, reflete sobre o significado da nova memória dos Santos Marta, Maria e Lázaro, que - a mando do Papa - será celebrada a cada 29 de julho.

No dia 29 de julho, Marta, Maria e Lázaro, os três irmãos de Betânia descritos nos Evangelhos, serão lembrados pela primeira vez juntos como santos. A decisão do Papa Francisco foi ilustrada por um decreto da Congregação para o Culto Divino em 2 de fevereiro passado. Mas, para além dos calendários e dos livros litúrgicos, a memória da família de Betânia é um convite a redescobrir a dimensão relacional e familiar da vida eclesial e a valorizar a diversidade na consciência de que Jesus nos acolhe precisamente nas nossas fragilidades.

Incerteza sobre a identidade de Maria

Na raiz da escolha de Francisco está o desejo de esclarecer uma incerteza sobre a identidade de Maria de Betânia, como explica o Padre Corrado Maggioni,liturgista desde 2014 subsecretário da Congregação para o Culto Divino. “A tradição ocidental deixou-nos uma dúvida: houve quem no passado identificasse Maria de Betânia com Madalena, Maria de Magdala, mas na realidade, já nos anos 1950, quem tinha feito a reforma do calendário romano verificou como essa identificação era incerta. Pensou-se, portanto, que era chegado o momento de resolver definitivamente esta perplexidade também porque o nosso Dicastério recebeu pedidos para unificar os Santos Marta, Maria e Lázaro na mesma celebração e já existiam calendários, como o dos Beneditinos ou o da Terra Santa. , que no dia 29 de julho estes três irmãos, amigos de Jesus, celebraram juntos ”. “Por outro lado - explica o religioso Monfort - já restaurado o Martirológio Romano, publicado em 2002, havia esclarecido essa dúvida sobre a identidade de Maria de Betânia. Por isso dirigimos este pedido ao Papa para que fosse aprovada a variação do Calendário Geral Romano ”.

Receba Jesus na família
Padre Maggioni não tem dúvidas sobre o significado pastoral da nova memória. “O Evangelho diz que Jesus amava muito os três irmãos de Betânia. Aprendemos com Lucas e João que eles têm temperamentos diferentes, mas todos são capazes de receber o Senhor Jesus em sua casa. Eles colocam à disposição de Jesus um espaço físico quando ele deseja passar momentos de serenidade com os amigos. Esta memória sublinha, portanto, o acolhimento dos três irmãos para com Jesus e a sua palavra e o amor que Jesus tem por eles. Uma oportunidade, portanto, de valorizar a amizade, o acolhimento, mas também as relações familiares que ajudam a aderir à Palavra de Jesus ”. “Pode acontecer que a família seja um impedimento para aderir ao Evangelho, para fazer escolhas radicais para seguir Jesus”, explica Pe. Maggioni.

A amizade é o alfabeto do Evangelho
Alguns anos atrás, Don Luigi Maria Epicoco, sacerdote e escritor, decano do Instituto Superior de Ciências Religiosas Fides et Ratio de L'Aquila, dedicou a estes três personagens evangélicos um livrinho de meditações, impresso por Tau Editrice, centrado no tema dos laços de amizade. “A escolha do Papa de lembrá-los juntos em uma única festa - comenta - é uma notícia maravilhosa porque esses três personagens são uma verdadeira família e Jesus frequenta sua casa. Por isso acertou não dar espaço apenas a um dos protagonistas, mas sim estender esta festa a toda a família clã que nos diz, afinal, que o Cristianismo sempre funciona numa dinâmica de relacionamento e não simplesmente no heroísmo do indivíduo. " Segundo Epicoco, a dinâmica relacional é a única dentro da qual é possível compreender o Evangelho. “Esse cristianismo que às vezes respiramos hoje tão solícita, individual, fechado no intimismo, não é o cristianismo de Jesus Cristo. Na verdade, Jesus nos ensinou que, para entender a Boa Nova, é preciso jogar a vida nos relacionamentos. A amizade nunca preenche a vida de Jesus, mas é o alfabeto básico para poder entender sua mensagem. Se pensamos que Jesus também precisava de amigos no Getsêmani, entendemos que nossa maior presunção é querer enfrentar a vida sozinho”.

O risco da lógica mundana
Os ambientes eclesiais também correm o risco de ser lugares de mera convivência? Segundo Epicoco, “é um risco que a Igreja corre, isto é, o de unir as pessoas com as dinâmicas mundanas”. “Nós como Igreja devemos estar juntos com uma lógica diferente daquela de um 'pró-loco' ou de uma organização social. Estarmos juntos é essencial porque Jesus nos diz que onde dois ou três estão reunidos em seu nome Ele está lá. A sua presença depende de vínculos e nem a solidão nem o utilitarismo levam à presença de Jesus ”.

Marta e Maria: irmãs que se ajudam
Um preconceito é que na família de Betânia Marta seja a mulher do fazer e Maria a da escuta, mas Epicoco aconselha a ir além do clichê. “Um preconceito negativo em relação a Marta permeou toda a história da Igreja. Sempre pensamos que as pessoas por natureza mais práticas, mais empenhadas no fazer, são piores do que as mais capazes de ouvir, a interioridade. Mas, observe bem, Jesus não pede a Marta para se tornar Maria. No fundo é a agitação de Marta que não funciona, o fato de seu fazer a leva a viver a própria existência de forma vazia. Se Jesus chega naquela casa é graças às intrigas de Marta, mas quando chega o hóspede Marta não sabe desfrutar da sua presença, ao contrário da sua irmã Maria que está aos pés de Jesus e o escuta ”. “Mas até Maria - explica Epicoco - corre riscos. As pessoas que tendem a ser mais contemplativas correm o risco de cair em depressão diante das dificuldades, como aconteceu com Maria na hora da morte de Lázaro. Portanto, há necessidade de uma Marta que possa tirar os contemplativos dessa tentação. Marta e Maria ajudam-se mutuamente, para que Marta recupere o centro da sua vida e Maria saia da sua patúrnia ”.

O protagonismo de Lázaro
Depois, há Lazzaro e Dom Epicoco - brincando - escreveu que sua maior contribuição "foi a de morrer". “Na verdade - explica ele - ele nunca fala, nunca faz nada, mas por trás dessa figura eu acredito que há o desejo de cada um de nós em encontrar um protagonista. Ele sempre parece desligado, mas finalmente algumas horas antes de começar a paixão de Jesus, na casa de Betânia, Lázaro se senta à mesa com ele, ele não é mais simplesmente um morto retirado do túmulo ”. “Marta, Maria e Lázaro são basicamente três aspectos que cada um de nós carrega dentro de si: o nosso fazer, a nossa capacidade de escuta e o nosso desejo profundo de encontrar um lugar no mundo”.

A taranta, a freira e o morto que fala
Dom Epícoco se sentiu tentado a intitular suas meditações sobre os três irmãos de Betânia: "A taranta, a freira e o defunto que fala". “Pois é, a taranta, na tradição popular da minha terra, é uma dança que sai de uma picada, nos põe em agitação e descreve bem a Marta. A freira é, ao invés, Maria, mais inclinada à contemplação, enquanto o morto que fala é Lázaro ”. “Basicamente, levando ao extremo os lados dessas três personagens e olhando-as de uma perspectiva mais irônica, aprendemos a sorrir um pouco de nós mesmos, mas acima de tudo aprendemos que Jesus nos converte deixando-nos plenamente nós mesmos”. “Conversão - conclui ele - não é nos tornarmos pessoas diferentes do que somos, mas encontrar a dimensão certa em quem somos”.

Fonte: Vatican News

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE COMBATE E TRANSFERÊNCIA DE TODO MAL

Início: Reze: “Chagas abertas coração ferido, o sangue de Cristo está entre nós e o perigo.” (3x). Reze a oração de São Bento: “A Cruz Sagrada seja a minha luz não seja o dragão o meu guia. Retira-te satanás nunca me aconselhes coisas vãs, é mau o que me ofereces, bebe tu mesmo o teu veneno.” Reze a pequena oração de exorcismo de Santo Antônio: “Eis a cruz de Cristo! Fugi forças inimigas! Venceu o Leão da tribo de Judá, A raiz de Davi! Aleluia!” Proclame com fé e autoridade: “O Senhor te confunda satã, confunda-te o Senhor.” (Zacarias 3,2) Reze: Ave Maria cheia de Graça... Oração: Eu (diga seu nome completo), neste momento, coloco-me na presença de meu Senhor, Rei e Salvador Jesus Cristo, sob os cuidados e a intercessão de minha Mãe Santíssima e Mãe do meu Senhor, a Virgem Maria, debaixo da poderosa proteção de São Miguel Arcanjo e do meu Anjo da Guarda, para combater contra todas as forças do mal, ações, ataques, contaminações, armadilhas, en

Oração para se libertar da Dependência Afetiva

Senhor Jesus Cristo, reconheço que preciso de ajuda. Cedi ao apelo de minhas carências e agora sou prisioneiro desse relacionamento. Sinto-me dependente da atenção, presença e carinho dessa pessoa. Senhor, não encontro forças em mim mesmo para me libertar da influência dessas tentações. A toda hora esses pensamentos e sentimentos de paixão e desejo me invadem. Não consigo me livrar deles, pois o meu coração não me obedece. A tentação me venceu. E confesso a minha culpa por ter cedido às suas insinuações me deixando envolver. Mas, neste momento, eu me agarro com todas as minhas forças ao poder de Tua Santa Cruz. Jesus, eu suplico que o Senhor ordene a todas as forças espirituais malignas que me amarram e atormentam por meio desses sentimentos para que se afastem de mim juntamente com todas as suas tentações. Senhor Jesus, a partir de agora eu não quero mais me deixar arrastar por esses espíritos de impotência, de apego, de escravidão sentimental, de devassidão, de adultério, de louc

Explicando a pintura "A volta do Filho Pródigo" de Rambrandt

"A volta do filho pródigo" de Rambrandt. O quadro, pintado dois anos antes da morte do artista, além da visualização de uma das mais bonitas e expressivas parábolas de Jesus, expressa a trajetória da vida do Rembrandt. É a reflexão sobre a condição existencial na maturidade da sua vida. O quadro "O retorno do Filho Pródigo" se encontra hoje no famoso museu Hermitage, em São Petersburgo, na Rússia. Conhecemos a parábola descrita por evangelista São Lucas (15, 11-32), o evangelista da misericórdia. Vamos conhecer como o pintor apresenta cada uma das pessoas envolvidas na história e o seu estado interior. As três figuras principais e outras três, em tamanho natural, formam uma unidade e a distância, para que se possa contemplar cada uma delas e interagir. O quadro apresenta a escuridão e a luz que ilumina as três figuras principais.   Voltar a casa. Um homem tinha dois filhos. O filho mais novo disse ao pai: pai, dá-me a parte da herança que me cabe. E o pa