Pular para o conteúdo principal

Quinta-feira santa, "o dia do amor"

A ocasião em que um pai amoroso melhor demonstra sua ternura e afeto com os filhos é quando está no fim da sua vida e os vê reunidos, ao redor de seu leito, aflitos e com os olhos cheios de lágrimas.

Ele então transporta do coração aos lábios o resto de vida que ainda lhe resta, abraça-os, exorta-os a serem sempre bons, imprime-lhes nos rostos os mais ternos beijos e misturando as suas lágrimas com as dele dá a sua benção, depois manda trazer o que possui de mais precioso e dando a cada um uma última lembrança.

E ele então diz: Tomai e lembrai-vos sempre do amor que vos dediquei.


O mesmo quis fazer Nosso Senhor conosco, verdadeiro Pai da nossa alma e Pai tão amoroso, que na terra jamais existiu nem existirá outro igual, embora durante todo o curso de sua vida mortal Jesus tivesse nos amado ardentemente e nos dado mil provas do seu amor infinito, quando se aproximava o tempo de sua morte, Ele quis nos dar uma prova ainda mais pungente, instituindo o sacramento da eucaristia.


Com esse intuito na mesma noite que seria traído, reuniu seus discípulos e instituiu a santíssima eucaristia dizendo: Meus filhos, vou morrer por vós como prova do amor que vos tenho. Mas oculto sobre a forma do pão e do vinho eu deixo-vos meu corpo e minha alma e a minha divindade, numa palavra.

Enquanto eu estiverdes na terra nunca quero estar separado de vós, eu estarei convosco até a consumação dos séculos.


Meu irmão, o que pensas sobre essa extrema fineza concedida por Jesus Cristo? Não tinha razão, pois, Santa Maria Madalena de Pazzi ao chamar a quinta-feira santa “o dia do amor”?


Jesus Cristo não se contentou em sacrificar a própria vida para nos salvar. Quis ainda derramar-se a nós como alimento, afim de se unir intimamente à nossa alma, santifica-la continuamente com sua presença e nesta manhã tal qual um amante apaixonado que deseja ser correspondido, de dentro da hóstia sagrada observa em quanto todos se preparam para alimentar-se da sua carne divina, observa atentamente o que pensam, o que amam, o que desejam e as ofertas que irão lhe prestarem.


Meu irmão, prepara te pois para recebê-lo com a devidas disposições, reavivar a tua fé na presença real de Jesus Cristo neste inefável mistério, dilata o teu coração pela confiança, lembrando-te que Ele te ama e vem até a ti para cobrir-te de graças, humilha-te profundamente diante da sua majestade, lembrando-te que no passado em vez de amares um Deus tão bom o magoaste, voltando-lhe as costas e desprezando a sua amizade. Pede-lhe perdão e dize-lhe que a partir de agora preferirás morrer a tornar a ofende-lo, mas prepara-te, sobre tudo, para receber Jesus com amor, convidando-o com vigoroso desejo.


Afonso Maria de Ligório


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE COMBATE E TRANSFERÊNCIA DE TODO MAL

Início: Reze: “Chagas abertas coração ferido, o sangue de Cristo está entre nós e o perigo.” (3x). Reze a oração de São Bento: “A Cruz Sagrada seja a minha luz não seja o dragão o meu guia. Retira-te satanás nunca me aconselhes coisas vãs, é mau o que me ofereces, bebe tu mesmo o teu veneno.” Reze a pequena oração de exorcismo de Santo Antônio: “Eis a cruz de Cristo! Fugi forças inimigas! Venceu o Leão da tribo de Judá, A raiz de Davi! Aleluia!” Proclame com fé e autoridade: “O Senhor te confunda satã, confunda-te o Senhor.” (Zacarias 3,2) Reze: Ave Maria cheia de Graça... Oração: Eu (diga seu nome completo), neste momento, coloco-me na presença de meu Senhor, Rei e Salvador Jesus Cristo, sob os cuidados e a intercessão de minha Mãe Santíssima e Mãe do meu Senhor, a Virgem Maria, debaixo da poderosa proteção de São Miguel Arcanjo e do meu Anjo da Guarda, para combater contra todas as forças do mal, ações, ataques, contaminações, armadilhas, en

Oração para se libertar da Dependência Afetiva

Senhor Jesus Cristo, reconheço que preciso de ajuda. Cedi ao apelo de minhas carências e agora sou prisioneiro desse relacionamento. Sinto-me dependente da atenção, presença e carinho dessa pessoa. Senhor, não encontro forças em mim mesmo para me libertar da influência dessas tentações. A toda hora esses pensamentos e sentimentos de paixão e desejo me invadem. Não consigo me livrar deles, pois o meu coração não me obedece. A tentação me venceu. E confesso a minha culpa por ter cedido às suas insinuações me deixando envolver. Mas, neste momento, eu me agarro com todas as minhas forças ao poder de Tua Santa Cruz. Jesus, eu suplico que o Senhor ordene a todas as forças espirituais malignas que me amarram e atormentam por meio desses sentimentos para que se afastem de mim juntamente com todas as suas tentações. Senhor Jesus, a partir de agora eu não quero mais me deixar arrastar por esses espíritos de impotência, de apego, de escravidão sentimental, de devassidão, de adultério, de louc

Explicando a pintura "A volta do Filho Pródigo" de Rambrandt

"A volta do filho pródigo" de Rambrandt. O quadro, pintado dois anos antes da morte do artista, além da visualização de uma das mais bonitas e expressivas parábolas de Jesus, expressa a trajetória da vida do Rembrandt. É a reflexão sobre a condição existencial na maturidade da sua vida. O quadro "O retorno do Filho Pródigo" se encontra hoje no famoso museu Hermitage, em São Petersburgo, na Rússia. Conhecemos a parábola descrita por evangelista São Lucas (15, 11-32), o evangelista da misericórdia. Vamos conhecer como o pintor apresenta cada uma das pessoas envolvidas na história e o seu estado interior. As três figuras principais e outras três, em tamanho natural, formam uma unidade e a distância, para que se possa contemplar cada uma delas e interagir. O quadro apresenta a escuridão e a luz que ilumina as três figuras principais.   Voltar a casa. Um homem tinha dois filhos. O filho mais novo disse ao pai: pai, dá-me a parte da herança que me cabe. E o pa