Pular para o conteúdo principal

Porque permanecer ligado à Videira?

 

Meus irmãos na Palavra de Deus, encontramos no Evangelho de São Mateus 7,17-18, as seguintes palavras: "Toda árvore boa dá bons frutos; toda árvore má dá maus frutos. Uma árvore boa não pode dar maus frutos; nem uma árvore má, bons frutos". Guarde este trecho da Palavra em seu coração, adiante, iremos usa-lo em nossa reflexão.

Amados, o Senhor nos convida sempre a unidade, a comunhão, a construirmos pontes e não muros, como tanto nos incentivou o Papa São João Paulo II durante todo seu pontificado. Somos sim os braços estendidos do Senhor que deseja acolher todos os seus filhos, Ele nos enviou com as palavras descritas no capítulo 16 de São Marcos: "Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura". (cf. Mc 16,15). Este braço que estende-se, acolhe, abraça e leva os filhos e filhas de Deus novamente para casa do Pai. Os seguidores de Cristo não se contentam em ver seus irmãos perdidos fora de casa, somente tendo um dia escutado falar de Jesus. Não, de maneira alguma. Os imitadores de Cristo obedecem o envio do Senhor desejando alcançar as almas e trazê-las de volta para casa do Pai, para a mãe, a Mãe Igreja.

O braço que se estende para alcançar os irmãos em um ato de comunhão não pode ficar naquele lugar, ele deve voltar. Não podemos deixar o Corpo Místico de Cristo desmembrado. É preciso nos mantermos unidos à Videira que é o próprio Senhor. (cf. Jo 15,1-8). Iremos secar se não estivermos ligados a Videira verdadeira, seremos lançados ao fogo.

Atentemo-nos aos frutos que temos dado, ou que estamos querendo dar. Uma árvore boa não pode dar maus frutos. Por vezes você pode estar pensando estar ligado à Videira, mas por seus frutos, fica claro não estar. Não é possível de uma mesma árvore, ter frutos diversos! De uma mangueira, não colheremos maracujá! De uma Videira, não colheremos azeitonas! Irmãos, estejamos unidos à Videira que é Cristo e esforcemo-nos para dar frutos em Cristo, na vontade Dele. Sejamos santos! "Não vos deixeis desviar pela diversidade de doutrinas estranhas". (cf. Hb 13,9a). "Jesus Cristo é sempre o mesmo: ontem, hoje e por toda a eternidade". (cf. Hb 13,8).

Estar unido à Videira é garantia de vida e verdade, pois os galhos retirados são lançados ao fogo, não prestam para mais nada. Preferiram seguir separados. Podem até estar bem perto, no chão, ao lado da Videira, mas não estão se alimentando mais de Sua seiva. Não sejamos caminhantes dentro da Igreja, que caminham com ela, estão ao seu lado, mas que não se alimentam de Sua Verdade que é Cristo: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida"(cf. Jo 14,6), de sua Doutrina, Palavra e, principalmente, do alimento verdadeiro, a Santa Eucaristia.

"Conhecereis a verdade e a verdade vos livrará" (Jo 8,32)

 Letícia Debona de Freitas, cofundadora da Comunidade Encontro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE COMBATE E TRANSFERÊNCIA DE TODO MAL

Início: Reze: “Chagas abertas coração ferido, o sangue de Cristo está entre nós e o perigo.” (3x). Reze a oração de São Bento: “A Cruz Sagrada seja a minha luz não seja o dragão o meu guia. Retira-te satanás nunca me aconselhes coisas vãs, é mau o que me ofereces, bebe tu mesmo o teu veneno.” Reze a pequena oração de exorcismo de Santo Antônio: “Eis a cruz de Cristo! Fugi forças inimigas! Venceu o Leão da tribo de Judá, A raiz de Davi! Aleluia!” Proclame com fé e autoridade: “O Senhor te confunda satã, confunda-te o Senhor.” (Zacarias 3,2) Reze: Ave Maria cheia de Graça... Oração: Eu (diga seu nome completo), neste momento, coloco-me na presença de meu Senhor, Rei e Salvador Jesus Cristo, sob os cuidados e a intercessão de minha Mãe Santíssima e Mãe do meu Senhor, a Virgem Maria, debaixo da poderosa proteção de São Miguel Arcanjo e do meu Anjo da Guarda, para combater contra todas as forças do mal, ações, ataques, contaminações, armadilhas, en

Oração para se libertar da Dependência Afetiva

Senhor Jesus Cristo, reconheço que preciso de ajuda. Cedi ao apelo de minhas carências e agora sou prisioneiro desse relacionamento. Sinto-me dependente da atenção, presença e carinho dessa pessoa. Senhor, não encontro forças em mim mesmo para me libertar da influência dessas tentações. A toda hora esses pensamentos e sentimentos de paixão e desejo me invadem. Não consigo me livrar deles, pois o meu coração não me obedece. A tentação me venceu. E confesso a minha culpa por ter cedido às suas insinuações me deixando envolver. Mas, neste momento, eu me agarro com todas as minhas forças ao poder de Tua Santa Cruz. Jesus, eu suplico que o Senhor ordene a todas as forças espirituais malignas que me amarram e atormentam por meio desses sentimentos para que se afastem de mim juntamente com todas as suas tentações. Senhor Jesus, a partir de agora eu não quero mais me deixar arrastar por esses espíritos de impotência, de apego, de escravidão sentimental, de devassidão, de adultério, de louc

Explicando a pintura "A volta do Filho Pródigo" de Rambrandt

"A volta do filho pródigo" de Rambrandt. O quadro, pintado dois anos antes da morte do artista, além da visualização de uma das mais bonitas e expressivas parábolas de Jesus, expressa a trajetória da vida do Rembrandt. É a reflexão sobre a condição existencial na maturidade da sua vida. O quadro "O retorno do Filho Pródigo" se encontra hoje no famoso museu Hermitage, em São Petersburgo, na Rússia. Conhecemos a parábola descrita por evangelista São Lucas (15, 11-32), o evangelista da misericórdia. Vamos conhecer como o pintor apresenta cada uma das pessoas envolvidas na história e o seu estado interior. As três figuras principais e outras três, em tamanho natural, formam uma unidade e a distância, para que se possa contemplar cada uma delas e interagir. O quadro apresenta a escuridão e a luz que ilumina as três figuras principais.   Voltar a casa. Um homem tinha dois filhos. O filho mais novo disse ao pai: pai, dá-me a parte da herança que me cabe. E o pa