Pular para o conteúdo principal

Cofundadores



“Carisma é um dom particular de Deus, uma graça única! É a identidade própria que a Comunidade adquire. É um dom particular dado por Deus a um grupo, a uma Comunidade, a um Fundador que repassa isso àqueles que o querem seguir. Distinto de outros já existentes, o carisma de uma fundação não se iguala a nenhum outro. É dado por Deus com exclusividade para uma Comunidade e transmitido pelo Fundador ou pelos primeiros membros. É algo que não se repete”. (Elias Dimas dos Santos. “Novas Comunidades, dom da Trindade”. Edições Loyola, São Paulo, pág. 60, 2003).


 Esses discípulos são as primeiras pessoas que Deus coloca junto do Fundador para fazerem parte dessa experiência fundante. São os chamados co-Fundadores, aqueles que, unidos ao Fundador fazem florescer a Comunidade. Eles são criados por Deus para vivenciarem esse carisma de fundação.
 Existem aspectos particulares na vida e vocação de cada co-Fundador que vai identificando o carisma de fundação, identificação esta observada pelo Fundador. Os Co-Fundadores são importantes para o crescimento e reconhecimento do carisma. Porém, somente o Fundador pode delimitar o carisma, ou seja, só o Fundador possui a percepção total do carisma, dada por Deus. Desta forma, o Fundador, a partir de sua experiência e vivência com Deus, vai definindo a índole própria, a função e a natureza da Comunidade e seu carisma.



CO-FUNDADORES DA COMUNIDADE ENCONTRO


ADRIANA GIMENES BECHEPECHE 

PILAR DA MATERNIDADE  

Nasceu no dia 17 de março de 1964, em Vitória, é casada com Clayton (Fundador da Comunidade Encontro). Sua vida sempre foi pautada nos mistérios do terço de Maria e seu santo “de coração” como ela diz, é São Francisco de Assis, mas ela é apaixonada pela vida dos santos. 

Depois que conheceu os beneditinos, uma frase de Santa Escolástica sempre vem a sua boca: “Vence na vida aquele que mais ama”. É uma pessoa muito inteligente e que lê muito, ela ama viajar, conhecer lugares novos e ver filmes.

Para finalizar, uma declaração dela própria: “A vida é muito simples, nós que complicamos. Aprendi a ser prática com as coisas ao meu redor, misericordiosa sempre, AMAR APESAR DE, compreender. Hoje eu penso e quero ser santa: esta é a minha meta”.
Seu Salmo preferido é o 22.



ESLANIA DE SOUZA GUIMARÃES 

PILAR DO ACOLHIMENTO 

É membra consagrada perpétua ao Carisma Encontro, nasceu no dia 07 de Outubro de 1979, é uma mulher muito mística, exemplo de vida intensa de oração, tem uma profunda intimidade com Nossa Senhora e não mede esforços para viver somente para Deus. 

Maria, no título de Nossa Senhora de Fátima marcou muito sua vida e sua volta para a casa do Pai, teve fortes experiências com ela. 
Com muito amor ela acolhe a todos, é muita amiga, está sempre a disposição para ajudar aqueles que precisam. Ama floricultura, plantas em geral e artesanato. 

São Francisco a acompanhou durante muito tempo em sua caminhada, porém, hoje seus santos de devoção são: São Padre Pio e São José. 
Seu Salmo preferido é o 138.


VANDER DE SOUZA FRANCISCO (em memória)

PILAR DA PERSEVERANÇA

Foi membro Consagrado perpétuo ao Carisma Encontro, nasceu no dia 26 de Janeiro de 1972. Celibatário e Chefe de Cozinha, faleceu no dia 25 de Setembro de 2017 após de uma luta de 1 ano e 9 meses contra o câncer no esôfago.

Teve uma presença marcante em nossas vidas, seu testemunho de Conversão era muito forte, o momento mais intenso dele foi no primeiro retiro Amar-te Mais em 2000, onde teve uma fortíssima experiência com o amor de Deus. 
Diante de sua história, realizou um trabalho com pessoas com dependências químicas e outras dependências também, muitos o procuravam para pedir ajuda.

Foi e sempre será modelo de perseverança para nós, pois mesmo diante das dificuldades ele nunca desistiu e sempre testemunhou que está valendo a pena. Amava cozinhar e já foi atleta de Judô.

Teve como santo de devoção São José e também foi muito próximo de São João Paulo II e Santa Teresinha do Menino Jesus. Na sua enfermidade teve grande devoção à Nossa Senhora do Sorriso a qual tinha uma imagem na cabeceira da sua cama e a levava para o hospital toda vez que internava.
Seus salmos preferidos foram o 132 e 138.


FERNANDA ROSETTI 

PILAR DA CONSCIÊNCIA ILUMINADA

Nasceu no dia 04 de março de 1988, casada com Renan Pereira de Brito (Cofundador da Comunidade Encontro), mãe de dois filhos, Fisioterapeuta, apaixonada pela arte, ama cantar e dançar! Também é uma grande comunicadora e pregadora. 


Leva muito a sério a busca pela santidade e é muito livre, amiga e criativa em tudo que faz. 

Hoje cursa Teologia na Escola Diaconal Santo Estevão da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. 

Durante muito tempo ficou muito próxima de Santa Teresinha do Menino Jesus. Hoje tem como santo de devoção Santo Antônio. 

Seu Salmo preferido é o 62.


ANGELICA PEREIRA DE BRITO 

PILAR DA FORTALEZA 

Nasceu no dia 15 de junho de 1991. Desde cedo sentiu o chamado de Deus e não teve medo de dizer sim a Ele. Com uma intensa entrega, luta para fazer a vontade de Deus com muito amor, é muito sábia e traz dentro de si uma grande Fortaleza. Uma música que marca sua história e suas características pessoais é “Tudo posso - Celina Borges”. 

Sempre se dispõe a ouvir as pessoas, é muito prática e muito disposta a servir aos seus irmãos, vivendo intensamente a fraternidade. 

Gosta muito de esportes, o seu preferido é o handebol, além de cantar e dançar, também é apaixonada por cozinhar e hoje ela cursa Nutrição. 

Sua Santa de devoção sempre foi Santa Joana D’Arc. 

Seu Salmo preferido é o 24. 



LETÍCIA DEBONA DE FREITAS 

PILAR DA VERDADE
Nasceu em 10 de Fevereiro de 1994, se consagrou na Comunidade Encontro em 2015 e faz caminho para o Celibato, com uma entrega profunda ao chamado de Deus em sua vida vem assumindo grandes desafios. 


É uma mulher livre, com um coração de criança que busca alcançar sempre mais um degrau mais perto de Deus. Não tem medo da verdade e a usa para vencer seus maiores combates, a verdade é uma de suas armas espirituais para vencer o mal. 

É muito alegre, formadora geral na Comunidade Encontro, ama cozinhar, praticar esportes, faz parte do ministério de música e de dança, pregadora, é uma mulher de muitos talentos, mas ela não permite que sua vida fique parada, tem sempre novas ideias para viver aquilo que Deus quer. 


Sua santa de devoção é Santa Teresinha do Menino Jesus. 

Seu salmo preferido é 26.


RENAN PEREIRA DE BRITO 

PILAR DA MÍSTICA 
Nasceu em 16 de Dezembro de 1989, casado com Fernanda Rosetti, pai de dois filhos. 

Uma pessoa simples e objetiva, sabe olhar com simplicidade para as coisas de Deus e da mesma forma traduzi-las para nós, uma pessoa que consegue enxergar nas entrelinhas as surpresas e a vontade de Deus. 


É engraçado, apaixonado por esportes, pregador, músico, toca bateria, dança, é formador dentro da Comunidade, participa e ajuda em toda a Obra Encontro, de forma estrutural e espiritual, em nossos trabalhos e missões. 
Busca sempre viver sua vida segundo a voz do Pastor, Jesus Cristo, sempre atento também à voz do pastor que Deus confiou a este Carisma. 

Admira muito a vida e santidade de São João Paulo II.


Veja também: 

Postagens mais visitadas deste blog

Oração para se libertar da Dependência Afetiva

Senhor Jesus Cristo, reconheço que preciso de ajuda. Cedi ao apelo de minhas carências e agora sou prisioneiro desse relacionamento. Sinto-me dependente da atenção, presença e carinho dessa pessoa. Senhor, não encontro forças em mim mesmo para me libertar da influência dessas tentações. A toda hora esses pensamentos e sentimentos de paixão e desejo me invadem. Não consigo me livrar deles, pois o meu coração não me obedece. A tentação me venceu. E confesso a minha culpa por ter cedido às suas insinuações me deixando envolver.

Mas, neste momento, eu me agarro com todas as minhas forças ao poder de Tua Santa Cruz. Jesus, eu suplico que o Senhor ordene a todas as forças espirituais malignas que me amarram e atormentam por meio desses sentimentos para que se afastem de mim juntamente com todas as suas tentações.

Senhor Jesus, a partir de agora eu não quero mais me deixar arrastar por esses espíritos de impotência, de apego, de escravidão sentimental, de devassidão, de adultério, de loucura …

Milagres de São Bento

Santa Escolástica, irmã gêmea de São Bento, testemunha o poder de Deus               Muitas pessoas perturbadas e possessas por espíritos maus, foram libertas por São Bento. Quando São Bento ordenava que os espíritos saíssem, quando estes não obedeciam, ele esbofeteava a pessoa ou a tocava forte com o cajado, mas quem sentia o golpe era o demônio. Sobre isto comenta Santa Escolástica, que por duas ocasiões viu que após alguns golpes os espíritos deixavam as pessoas como se tivessem levado uma bruta surra.
A pedra que não se movia               Havia ali também a construção uma enorme pedra, que serviu de altar para sacrifícios ao deus pagão Apolo. Tentavam os monges remove-la, mas não conseguiam. Chamaram São Bento, que percebeu que a pedra era segurada por demônios. O Santo ordenou que se retirasse, fez o Sinal da Cruz e os demônios fugiram e a pedra pode ser removia com grande facilidade.
Salva da morte São Plácido               Numa certa ocasião aconteceu que um menino chamado Plácido …

EXAME DE CONSCIÊNCIA PARA JOVENS E ADULTOS

Como se faz o exame de consciência?

Faz-se o exame de consciência trazendo à memória os pecados cometidos, a partir da última confissão bem feita. 
“Qual é a mulher, que tendo dez dracmas, e perdendo uma, não acende a candeia e não varre a casa e não procura diligentemente até que a encontre? E que, depois de a achar, não convoque as amigas e vizinhas, dizendo: Congratulai-vos comigo, porque encontrei a dracma que pinha perdido?” (Lucas 15, 8-10)

A dracma era uma moeda corrente na Judéia. A solicitude da dona de casa, apresentada na parábola do Evangelho a procurar a moeda em todos os ângulos dos quartos e das salas, é um excelente convite à nossa alma. Devemos examinar atentamente nossa consciência antes de nos aproximarmos da santa confissão. Não é possível detestar e confessar um mal sem conhece-lo. Ao passo que, o seu conhecimento, leva-nos à detestação e ao desejo de nos libertarmos dele quanto antes. O exame de consciência é, por conseguinte, a indagação atenta e cuidadosa dos p…