Pular para o conteúdo principal

Bispos da Itália destinam 3 milhões de euros às unidades de saúde para enfrentar o Covid-19


A Conferência Episcopal da Itália (CEI) reforça o apoio financeiro a quem se encontra em dificuldade com a emergência do coronavírus.
As unidades de saúde na Itália que precisaram mudar integralmente a forma de organização para enfrentar a emergência do coronavírus vão receber um apoio financeiro que parte dos bispos italianos. Depois dos 10 milhões de euros para as Cáritas diocesanas e os 500 mil euros destinados às atividades do Banco Alimentar, uma verba de 3 milhões será doada às estruturas sanitárias. O valor é proveniente do imposto sobre renda, conhecido como “8xmille”, que os italianos destinam à Igreja Católica.

O destino da verba

Os bispos justificam, através de uma nota, que a decisão foi tomada depois de aceitar a sugestão da Comissão Episcopal pela Caridade e a Saúde. A verba, então, vai alcançar as atividades desenvolvidas em unidades de diferentes regiões da Itália: a Pequena Casa da Divina Providência, conhecida também como Cottolengo, em Turim, no Piemonte; a Unidade Hospitalar Cardeal Giovanni Panico, da cidade de Tricase, região da Puglia; a Associação Oásis Maria Santíssima, de Troina, na Sicília; e, sobretudo, o Instituto Hospitalar Poliambulanza, da cidade de Bréscia, na Lombardia.

O comunicado explica que o apoio financeiro é para ajudar essas unidades que, em menos de um mês, tiveram que mudar radicalmente a forma de trabalhar: “as cirurgias, as internações e todas as atividades ambulatoriais adiadas, de fato, foram suspensas, como todas aquelas privadas também. Dessa forma, foram liberados recursos humanos, quartos nos hospitais e equipamentos destinados completamente à emergência do coronavírus”. Trata-se, assim, de um total de 435 camas, das quais 68 de terapia intensiva e 70 para observação de breve intensidade no Pronto-Socorro. Uma diferença considerável, considerando que antes da crise do Covid-19, só as camas da UTI eram 16.

Proximidade a quem mais precisa
O diretor do Escritório Nacional para a Pastoral da Saúde da Conferência Episcopal da Itália, Pe. Massimo Angelelli, parabeniza “o profissionalismo dos médicos, enfermeiros, agentes de saúde e cuidadores que, com um empenho exemplar, testemunham um amor e uma dedicação a todos que precisam de tratamento”.

O presidente da Comissão Episcopal pela Caridade e a Saúde, o arcebispo Carlo Roberto Maria Redaelli, reforça o trabalho valoroso nos hospitais, afirmando que as Cáritas diocesanas “estão empenhadas na linha de frente para responder às necessidades de tanta gente. Essa contribuição financeira quer ser um sinal concreto de proximidade para que não faltem instrumentos e suportes para garantir a possibilidade de tratamento a todos”.

Ajude você também!

Além da verba destinada às unidades de saúde, os bispos italianos também abriram uma campanha para arrecadar fundos. Quem quiser contribuir, basta entrar no site oficial da Conferência Episcopal, o www.chiesacattolica.it, para ter todas as informações sobre a melhor forma de colaborar.

Fonte: Vatican News 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE COMBATE E TRANSFERÊNCIA DE TODO MAL

Início: Reze: “Chagas abertas coração ferido, o sangue de Cristo está entre nós e o perigo.” (3x). Reze a oração de São Bento: “A Cruz Sagrada seja a minha luz não seja o dragão o meu guia. Retira-te satanás nunca me aconselhes coisas vãs, é mau o que me ofereces, bebe tu mesmo o teu veneno.” Reze a pequena oração de exorcismo de Santo Antônio: “Eis a cruz de Cristo! Fugi forças inimigas! Venceu o Leão da tribo de Judá, A raiz de Davi! Aleluia!” Proclame com fé e autoridade: “O Senhor te confunda satã, confunda-te o Senhor.” (Zacarias 3,2) Reze: Ave Maria cheia de Graça... Oração: Eu (diga seu nome completo), neste momento, coloco-me na presença de meu Senhor, Rei e Salvador Jesus Cristo, sob os cuidados e a intercessão de minha Mãe Santíssima e Mãe do meu Senhor, a Virgem Maria, debaixo da poderosa proteção de São Miguel Arcanjo e do meu Anjo da Guarda, para combater contra todas as forças do mal, ações, ataques, contaminações, armadilhas, en

Oração para se libertar da Dependência Afetiva

Senhor Jesus Cristo, reconheço que preciso de ajuda. Cedi ao apelo de minhas carências e agora sou prisioneiro desse relacionamento. Sinto-me dependente da atenção, presença e carinho dessa pessoa. Senhor, não encontro forças em mim mesmo para me libertar da influência dessas tentações. A toda hora esses pensamentos e sentimentos de paixão e desejo me invadem. Não consigo me livrar deles, pois o meu coração não me obedece. A tentação me venceu. E confesso a minha culpa por ter cedido às suas insinuações me deixando envolver. Mas, neste momento, eu me agarro com todas as minhas forças ao poder de Tua Santa Cruz. Jesus, eu suplico que o Senhor ordene a todas as forças espirituais malignas que me amarram e atormentam por meio desses sentimentos para que se afastem de mim juntamente com todas as suas tentações. Senhor Jesus, a partir de agora eu não quero mais me deixar arrastar por esses espíritos de impotência, de apego, de escravidão sentimental, de devassidão, de adultério, de louc

ORAÇÃO EXORCISTA DE SANTO ANTÔNIO QUE TODO CATÓLICO PODE FAZER

A tradição popular diz que Santo Antônio deu uma oração a uma pobre mulher que procurava ajuda contra as tentações do demônio. Sisto V, Papa franciscano, mandou esculpir a oração – chamada também de “lema de Santo Antônio” – na base do obelisco que mandou erigir na Praça de S. Pedro, em Roma. Eis o original, em latim: Ecce Crucem Domini! + Fugite partes adversae! + Vicit Leo de tribu Juda, + Radix David! Alleluia! Eis a tradução: Eis a cruz do Senhor! + Fugi forças inimigas! + Venceu o Leão de Judá, + A raiz de David! Aleluia ! Esta breve oração tem todo o sabor de um pequeno exorcismo. Também nós podemos usá-la – em latim ou português – para nos ajudar a superar as tentações que se nos apresentam. Origem da Bênção de Santo Antônio Existem muito poucas pesquisas sobre a origem desta bênção. E nenhuma pesquisa séria mais recente. Até hoje, a mais citada é a dos Bolandistas. E mesmo esta é baseada numa lenda. Eles a contam assim: “Havia em Portugal, no reinado do rei Diniz, uma pessoa at