Pular para o conteúdo principal

Quaresma: Tempo de direcionar o coração para o amor


O coração do cristão é aquele que deve dar amor sem medidas, sem buscar recompensas, de forma desinteressada. Eis o tempo favorável para aprender a amar. Quaresma não é tempo de tristeza nem de cara feia. É ocasião para estreitarmos a nossa amizade com Jesus e assumir o seus pensamentos, sentimentos, critérios e valores.

Um tempo de crescimento na liberdade
A beleza da Quaresma está em adquirirmos a liberdade interior, desvinculando-nos do mal e do pecado. Assumir nossas sombras, curar nossas feridas, libertar a nossa alma para a prática do bem comum. O crescimento humano e espiritual faz parte da penitência quaresmal.
Retorno ao essencial
A beleza da Quaresma consiste em realizar, nestes quarenta, dias uma romaria ao nosso interior, através de um retiro diário.
Quanta riqueza contém os evangelhos da paixão de Nosso Senhor!
É preciso meditá-los para ali, na escola de Jesus, aprendermos a admirar a imensidão do amor de Deus, que nos desagrega do pecado e recria a nossa humanidade.
Um olhar de compaixão
Como não deixar-se atrair pelo sangue de Jesus? Por suas chagas e pelo coração transpassado? Por seu jeito de rezar e de viver com serenidade cada etapa do seu processo de condenação e execução na cruz?
É impossível não ser tocado por sentimentos contraditórios de assombro e de admiração perante a atitude filial de Jesus no ápice do sofrimento.
A sua fineza no trato com as pessoas e sua solidariedade mesmo sendo a vítima inocente têm muito a nos ensinar.
Um coração dilatado para o amor
Por isso a Quaresma é o tempo favorável para fazer a experiência do encantamento pela pessoa de Jesus Cristo, para conhecê-lo interiormente, amá-lo ardentemente e segui-lo generosamente.
Em Jesus, vemos o rosto do Pai e encontramos o nosso verdadeiro eu. Daí a necessidade de fixarmos os nossos olhos nEle.
Quem encontra Jesus Cristo tem a vida plena. Tem razões certas para sofrer e vencer, para amar inclusive a quem o rejeita. Jesus faz a vida livre, nova, bela e grandiosa.
A amizade com Ele abre as portas para grandes possibilidades, para a dilatação do coração e para a transformação concreta da realidade.
Das trevas à luz
Quem crê em Jesus Cristo passa da morte para a vida, da tristeza para a alegria, da incompreensão para o sentido, das trevas para a luz, do desalento para a esperança.
Portanto, conhecê-Lo é a nossa alegria, segui-Lo é acolher a verdade do Evangelho, torná-Lo conhecido é oferecer o maior tesouro a todos os povos através da missão.
Instrumentos eficazes para a conversão
A beleza da Quaresma se expressa na oração, no jejum e na partilha (esmola).
A oração coloca em ordem a nossa relação com Deus, o jejum modera o nosso egoísmo, especialmente o orgulho e as paixões, a partilha (esmola) é expressão do amor fraterno. Eis a verdadeira espiritualidade quaresmal.
Um tempo de passagem
Morrer ao pecado e nascer para a vida nova, no entanto, é uma páscoa cotidiana.
Estamos sempre em páscoa, isto é, em passagem do mal para o bem, da mentira para honestidade, da vingança para a misericórdia. É um processo de conversão permanente, um combate ético e espiritual.
Aprender a amar
O período da Quaresma nos pede um jeito novo de viver e um ritmo diferente na nossa vida cotidiana.
O coração do cristão é aquele que deve dar amor sem medidas, sem limites, sem buscar recompensas, de forma desinteressada.
Neste tempo, devemos nos esforçar para aprender a amar como Jesus amou. Ele amou primeiro, de modo incondicional, foi um amor de entrega e doação de si.
A beleza da Quaresma se expressa no aumento da fé, da esperança e do amor. São Paulo Apóstolo nos aconselhou a crucificar o mundo, a carne, as paixões e, por outro lado, a carregar também a cruz dos irmãos.
Um olhar para a eternidade
Hoje os crucificados do mundo são muitos – até a natureza geme e sofre, esperando a libertação. A paixão de Jesus redime todas estas outras paixões e abre as portas de um mundo novo, que nos espera: o Reino de Deus.

Dom Orlando Brandes
Fonte: Comunidade Shalom


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE COMBATE E TRANSFERÊNCIA DE TODO MAL

Início: Reze: “Chagas abertas coração ferido, o sangue de Cristo está entre nós e o perigo.” (3x). Reze a oração de São Bento: “A Cruz Sagrada seja a minha luz não seja o dragão o meu guia. Retira-te satanás nunca me aconselhes coisas vãs, é mau o que me ofereces, bebe tu mesmo o teu veneno.” Reze a pequena oração de exorcismo de Santo Antônio: “Eis a cruz de Cristo! Fugi forças inimigas! Venceu o Leão da tribo de Judá, A raiz de Davi! Aleluia!” Proclame com fé e autoridade: “O Senhor te confunda satã, confunda-te o Senhor.” (Zacarias 3,2) Reze: Ave Maria cheia de Graça... Oração: Eu (diga seu nome completo), neste momento, coloco-me na presença de meu Senhor, Rei e Salvador Jesus Cristo, sob os cuidados e a intercessão de minha Mãe Santíssima e Mãe do meu Senhor, a Virgem Maria, debaixo da poderosa proteção de São Miguel Arcanjo e do meu Anjo da Guarda, para combater contra todas as forças do mal, ações, ataques, contaminações, armadilhas, en

Oração para se libertar da Dependência Afetiva

Senhor Jesus Cristo, reconheço que preciso de ajuda. Cedi ao apelo de minhas carências e agora sou prisioneiro desse relacionamento. Sinto-me dependente da atenção, presença e carinho dessa pessoa. Senhor, não encontro forças em mim mesmo para me libertar da influência dessas tentações. A toda hora esses pensamentos e sentimentos de paixão e desejo me invadem. Não consigo me livrar deles, pois o meu coração não me obedece. A tentação me venceu. E confesso a minha culpa por ter cedido às suas insinuações me deixando envolver. Mas, neste momento, eu me agarro com todas as minhas forças ao poder de Tua Santa Cruz. Jesus, eu suplico que o Senhor ordene a todas as forças espirituais malignas que me amarram e atormentam por meio desses sentimentos para que se afastem de mim juntamente com todas as suas tentações. Senhor Jesus, a partir de agora eu não quero mais me deixar arrastar por esses espíritos de impotência, de apego, de escravidão sentimental, de devassidão, de adultério, de louc

Explicando a pintura "A volta do Filho Pródigo" de Rambrandt

"A volta do filho pródigo" de Rambrandt. O quadro, pintado dois anos antes da morte do artista, além da visualização de uma das mais bonitas e expressivas parábolas de Jesus, expressa a trajetória da vida do Rembrandt. É a reflexão sobre a condição existencial na maturidade da sua vida. O quadro "O retorno do Filho Pródigo" se encontra hoje no famoso museu Hermitage, em São Petersburgo, na Rússia. Conhecemos a parábola descrita por evangelista São Lucas (15, 11-32), o evangelista da misericórdia. Vamos conhecer como o pintor apresenta cada uma das pessoas envolvidas na história e o seu estado interior. As três figuras principais e outras três, em tamanho natural, formam uma unidade e a distância, para que se possa contemplar cada uma delas e interagir. O quadro apresenta a escuridão e a luz que ilumina as três figuras principais.   Voltar a casa. Um homem tinha dois filhos. O filho mais novo disse ao pai: pai, dá-me a parte da herança que me cabe. E o pa