Pular para o conteúdo principal

QUEM OBEDECE NÃO ERRA!

A virtude da obediência é algo essencial para aqueles que se sentem chamados a uma conversão profunda e diária, pois não existe santidade sem obediência. 


Não haveria ordem em uma cidade sem que os seus habitantes, de certa forma, conhecessem as leis e as obedecessem! Assim somos nós; nunca caminharemos na vontade de Deus se não O escutarmos e O obedecermos!


A desobediência é uma ameaça fatal em para a vida cristã, pois foi pela desobediência que o pecado entrou no mundo; e da mesma forma entra em nossas vidas se não nos decidirmos a viver o que Deus quer! Quantas vidas frustradas! Quantos sonhos que estavam no coração de Deus foram impedidos de serem realizados por causa da desobediência de Seus filhos.


A desobediência nos leva a outro caminho que não é o de Deus. Ao invés de nos convertermos ao Altíssimo, nos convertemos para aquele que é o acusador dos homens!


Digo para você, que está lendo: no dia de hoje, NÃO É FÁCIL OBEDECER! Todos os dias, somos chamados, como cristãos católicos, a entrar no mistério da obediência, deixando que o ouro seja provado no fogo e assim, demonstre o amor por Jesus! Digo para você: OBEDECER É PARA QUEM TEM JUÍZO!


Foi pela desobediência que o pecado entrou no mundo. Poderia dizer com toda a certeza de que a palavra pecado já significa: DESOBEDIÊNCIA! Eva foi seduzida pela serpente a comer do fruto da árvore da vida, e consequentemente por meio dela, Adão comeu!


O pecado cega os nossos olhos para as coisas de Deus, cerra os nossos ouvidos para o que o Pai tem a nos falar! Desvia o nosso coração da verdade que Ele pôs em nós! Da mesma maneira que o diabo seduziu Eva, ele nos seduz, e quer fazer isso sempre! O diabo nos rodeia como um leão a rugir, procurando a quem devorar! Primeiro, ele nos seduz, corrompendo nosso coração. A partir daí, ele nos seduz tocando e despertando o nosso prazer e gosto por determinado pecado, levando-nos a cair! E quando estamos prestes a pecar, ele mesmo dá um ‘empurrãozinho’, para que caiamos!


A missão do demônio, como se pode ver claramente, já é bem conhecida desde a criação da humanidade: levar-nos à desobediência, por meio da mentira! Eis porque um de seus títulos é “O astuto pai da mentira”. Quando o homem desobedece ao Senhor, laços de amizade são rompidos; e não uma amizade qualquer com alguém próximo de nós, mas com o próprio Deus. Ele deseja ansiosamente que tomemos a atitude de reconhecermos o que fizemos, para que esses laços sejam reatados, e possamos continuar a viver em comunhão com Ele!


Uma bela frase de Santa Teresa de Jesus, que expressa o meu pedido e a minha busca ao Senhor, para que eu não o desobedeça: “Oh laço que assim juntais duas coisas desiguais, não desateis o que atais, pois atando força dais”. E outra frase que me serve de oração e de pedido ao Senhor, sempre que sou tentado a desobedecer: “A única graça que vos peço é a de nunca vos ofender”!


Até para o nosso amado, encarnando-se no seio da virgem Maria e vivendo como nós, não foi fácil viver a obediência! Para levar o plano de salvação adiante, ele foi tentado diversas vezes. Aqui aproveito para lhe dizer: o demônio sempre nos tentará a não levar à frente a vontade de Deus em nossas vidas, pois ele quer que sejamos parecidos com ele!


Um exemplo de dificuldade de Jesus em obedecer foi relatada na passagem de Mt 4, 1-11; e outra em Mt 26, 42. Imagine um ser humano passar por aquilo que Jesus passou… Não era porque Ele era o filho de Deus que Ele encontrou facilidade em colocar adiante o plano da salvação! Jesus, assemelhando-se a nós, vem nos mostrar que o Pai não deixa os Seus filhos sozinhos! Sabe quando você era pequeno, e seu pai te ensinou a andar de bicicleta ou a jogar bola, ou até mesmo te ajudou a fazer alguma coisa… Pois bem, Jesus nos ensinou que o Pai está sempre a olhar por nós! Certamente, Deus nos mostra que a obediência vale muito!


Jesus sofreu, viveu momentos de angústia no horto das oliveiras, como já é bem conhecido. Foi traído por um de seus discípulos e foi também por eles abandonado. Foi levado a julgamento. Foi maltratado. Cuspido, humilhado, torturado… Condenado a morte de cruz! Será que foi fácil para Jesus obedecer a vontade de Deus na situação em que ele se encontrava?


Recordo-me agora do filme A paixão de Cristo, de Mel Gibson, onde em uma das cenas Jesus está sendo cruelmente flagelado, com aqueles chicotes que, em suas pontas, tinham objetos cortantes. E aqueles homens o flagelaram até cansarem, mas recordo-me em que um momento, eles pararam. O chefe dos soldados se levanta, estende o braço para frente, com a palma da mão aberta para baixo, e a vira para cima, em sinal de que os soldados deveriam virar Jesus para frente. E eles começam a flagelar Jesus. Antes eram as suas costas, agora o seu corpo todo foi flagelado!


Tudo o que Deus nos chama a viver é um degrau para o céu, difícil ou fácil! Encanta-me bastante o que Santa Teresinha escreveu: “Haverá, pois, maior alegria, do que a de sofrer por vosso amor”? Vejo isso como uma proclamação grandessíssima! Nunca existirá um amor como o de Deus por nós! Vale a pena derramar todas as nossas lágrimas, lutando por aquilo que é de Deus! Vale a pena obedecer mesmo em meio às dores, mesmo assemelhando-se a cacos de vidro, no chão! Deus nunca deixa aqueles que buscam obedecer-lhe! Se Ele nunca me deixou, será que Ele será capaz de te abandonar? Eu te digo meu irmão, minha irmã: a situação de dificuldade, de pecado, de fraqueza que hoje você vive não é maior do que o amor daquele que te chama a O obedecer! Já parou para pensar que só o fato de Deus nos chamar a obedecê-Lo é uma manifestação do seu amor, do seu cuidado por cada um de nós?


Outro exemplo de obediência radical foi o de Nossa Senhora! Imagine uma jovem de 15 anos recebendo a visita de um anjo e ouvir dele que Deus a escolheu para ser a mãe do Salvador, e que ela ficaria grávida sob a luz do Espírito Santo. Naquele tempo era tudo muito difícil! Maria não era casada com José ainda, e uma mulher engravidar sem ser casada, segundo a lei de Moisés deveria ser apedrejada. Como a sua família acreditaria em tudo isso? Como José, seu noivo, acreditaria nisso? O que pensariam dela? O que fariam com ela?


Mas Deus veio em seu favor, pois ela decidiu-se a obedecer a Deus! Com certeza Maria soube confiar nEle! Sabia a imensa responsabilidade do chamado que Deus a tinha feito. Sabia que somente na vontade de Deus ela seria feliz e traria consequentemente a alegria da salvação para muitas pessoas, mesmo sem saber do plano misterioso de Deus para a salvação.


Aos pés da cruz, é perfeita a obediência de Maria, que está ali, com Jesus, até o último momento da Paixão e Morte de seu filho! Mesmo na dor estava ali, constante! Peça também a intercessão dela, e a peça que te ensine a ser um homem, uma mulher constante na vontade de Deus, no querer de Deus!


Mesmo que você desobedeça, mesmo que você ande pelo caminho largo, mesmo que você um dia queira abandonar os planos que Deus tem para sua vida, Ele não desiste de você! Ele sempre se lembrará da nova e eterna aliança, na qual o santo selo te envolve!


Vem-me ao pensamento Maria Madalena…

Quando os escribas e os fariseus levam aquela mulher adúltera para apedrejá-la, ela é apresentada também por eles a Jesus. Ele se inclina e começa a escrever… E mesmo na insistência daqueles homens em cumprir a lei de Moisés, Jesus se levanta e faz com que eles olhem com os olhos da verdade, observando o que diz a própria consciência!


A parte mais bela é quando Jesus pergunta a Maria Madalena se alguém a condenara, e quando ela diz que ninguém o fez, Ele diz que nem Ele a condenava…


Quando pensamos que já não existe saída, que não podemos mais fazer nada por nós mesmos, que não podemos ser libertos da escravidão do pecado, Jesus começa a escrever uma nova história em nossas vidas… Um Deus que não nos condena, mas que nos ama profundamente e espera a nossa mudança de vida!


São Bernardo diz que: “Quando estou dividido em mim mesmo, é porque não estou unido a Deus”. Não deixe que o pecado e a desobediência te dividam, te separem de Deus! O Senhor só quer te amar! Ele nunca vai deixar você sozinho! Mesmo que a conversão seja um exercício árduo em certos momentos da tua vida, agarra-te a Deus!

Ele não desiste de você!
Ele te ama!


Eric Feitosa, RCC - Pedra Branca CE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE COMBATE E TRANSFERÊNCIA DE TODO MAL

Início: Reze: “Chagas abertas coração ferido, o sangue de Cristo está entre nós e o perigo.” (3x). Reze a oração de São Bento: “A Cruz Sagrada seja a minha luz não seja o dragão o meu guia. Retira-te satanás nunca me aconselhes coisas vãs, é mau o que me ofereces, bebe tu mesmo o teu veneno.” Reze a pequena oração de exorcismo de Santo Antônio: “Eis a cruz de Cristo! Fugi forças inimigas! Venceu o Leão da tribo de Judá, A raiz de Davi! Aleluia!” Proclame com fé e autoridade: “O Senhor te confunda satã, confunda-te o Senhor.” (Zacarias 3,2) Reze: Ave Maria cheia de Graça... Oração: Eu (diga seu nome completo), neste momento, coloco-me na presença de meu Senhor, Rei e Salvador Jesus Cristo, sob os cuidados e a intercessão de minha Mãe Santíssima e Mãe do meu Senhor, a Virgem Maria, debaixo da poderosa proteção de São Miguel Arcanjo e do meu Anjo da Guarda, para combater contra todas as forças do mal, ações, ataques, contaminações, armadilhas, en

Oração para se libertar da Dependência Afetiva

Senhor Jesus Cristo, reconheço que preciso de ajuda. Cedi ao apelo de minhas carências e agora sou prisioneiro desse relacionamento. Sinto-me dependente da atenção, presença e carinho dessa pessoa. Senhor, não encontro forças em mim mesmo para me libertar da influência dessas tentações. A toda hora esses pensamentos e sentimentos de paixão e desejo me invadem. Não consigo me livrar deles, pois o meu coração não me obedece. A tentação me venceu. E confesso a minha culpa por ter cedido às suas insinuações me deixando envolver. Mas, neste momento, eu me agarro com todas as minhas forças ao poder de Tua Santa Cruz. Jesus, eu suplico que o Senhor ordene a todas as forças espirituais malignas que me amarram e atormentam por meio desses sentimentos para que se afastem de mim juntamente com todas as suas tentações. Senhor Jesus, a partir de agora eu não quero mais me deixar arrastar por esses espíritos de impotência, de apego, de escravidão sentimental, de devassidão, de adultério, de louc

Explicando a pintura "A volta do Filho Pródigo" de Rambrandt

"A volta do filho pródigo" de Rambrandt. O quadro, pintado dois anos antes da morte do artista, além da visualização de uma das mais bonitas e expressivas parábolas de Jesus, expressa a trajetória da vida do Rembrandt. É a reflexão sobre a condição existencial na maturidade da sua vida. O quadro "O retorno do Filho Pródigo" se encontra hoje no famoso museu Hermitage, em São Petersburgo, na Rússia. Conhecemos a parábola descrita por evangelista São Lucas (15, 11-32), o evangelista da misericórdia. Vamos conhecer como o pintor apresenta cada uma das pessoas envolvidas na história e o seu estado interior. As três figuras principais e outras três, em tamanho natural, formam uma unidade e a distância, para que se possa contemplar cada uma delas e interagir. O quadro apresenta a escuridão e a luz que ilumina as três figuras principais.   Voltar a casa. Um homem tinha dois filhos. O filho mais novo disse ao pai: pai, dá-me a parte da herança que me cabe. E o pa