Pular para o conteúdo principal

Dica básica: Passo a passo do discernimento vocacional

 

Na terra, todos temos um chamado, um caminho traçado por Deus a cada um de nós. Chamamos de discernimento vocacional o processo de conhecimento no qual Jesus nos convida a viver, cada um, a sua vocação.
Cabe ao ser individual aceitar ou não esse chamado. Na maioria das vezes, decidir por uma resposta leva tempo, considerando a dúvida, o medo de escolher a vocação errada, de não saber o que fazer ou, ainda, de ser uma "perda de tempo".

"Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar". 
1Coríntios 10,13

Continue a leitura deste conteúdo e confira, a seguir, quais são os passos essenciais para discernir sobre qual é, verdadeiramente, seu propósito de vida.

#1 – De coração aberto para Deus
Caminhar com Deus quer dizer estar com Ele, disposto a trilhar os caminhos Dele, estar pronto para enfrentar quaisquer dificuldades que possam aparecer no caminho, com o coração aberto para o que Deus preparou a você, em sua particularidade. Para que Deus possa lhe mostrar qual rumo você seguir, é necessário estar com olhos, ouvidos e, inteiramente todo o seu ser, disponível.

#2 – Orai sem cessar
Não que os outros passos sejam menos importantes, mas, a oração é fundamental para falar com Deus e permitir que Ele também fale com você. Quanto mais próximo e íntimo de Deus, mais fácil acontecerá o seu discernimento. Por isso, reze em casa, reze na Igreja, frequente as missas, participe de grupos de orações, vá a seminários e retiros, doe-se para ouvir o chamado Dele!

#3 – Pesquise saber sobre cada vocação
Deus chama cada um a viver uma vocação especial. Como, então, viver algo que você sequer sabe o que é? Daí a importância de pesquisar, estudar e conhecer a fundo sobre cada vocação. Para ajudar, fizemos um resumo delas aqui:

Matrimônio
Deus nos chama para o compromisso concreto da nossa inteligência e da nossa vontade, nos ajuda no discernimento para o que devemos fazer. Mas, em nenhum caso, Ele nos substitui na escolha que nos cabe.
Na vocação do Matrimônio, Deus conduz seus felizes beneficiários a viverem no amor o seu propósito divino. Contudo, viver o matrimônio é um desafio constante onde ambos precisam estar comprometidos a viver a promessa do amor conjugal.

Vida sacerdotal e religiosa
O sacerdócio é um dos maiores sinais do amor e da fidelidade com Deus. Para discernir esse chamado, o jovem precisa, sem dúvida, de um bom orientador espiritual, um padre ou um leigo experiente, que esteja disposto a ajudar. Essa vocação exige que o candidato tenha o desejo de trabalhar como Jesus, pela salvação das almas, sem pensar em um projeto para a sua vida. Requer entrega total, vontade de rezar, de estar com Deus, de meditar a Palavra e participar da liturgia.

Vida consagrada
Quando nos referimos à vida consagrada, estamos falando de homens e mulheres que, vivendo em comunidade, buscam a perfeição pessoal e assumem a missão própria do seu instituto, ordem ou congregação. É, sobretudo, um sinal, que pode e deve atrair eficazmente todos os membros da Igreja, para o cumprimento dedicado dos deveres impostos pela vocação cristã.
É uma vocação que requer do religioso, imbuir-se dos seus problemas, estar a par de suas necessidades, trabalhando fervorosamente no seu serviço. Tal empenho é como uma exigência prioritária de sua consagração, que o engaja no íntimo mistério da Igreja.

#4 - Procure auxílio profissional
A importância de contar com auxílio profissional se dá pela maior assertividade na hora de "escolher" sua vocação. Seja um orientador espiritual, um padre ou leigo religioso, a ideia ter uma visão de fora que possa ajudar a desenvolver e aguçar os olhares para cada vocação, fazendo com que ocorra um entendimento mais moldado de cada uma.

Descobrir a sua vocação é como descobrir sua missão de vida para alcançar o Reino dos Céus. Que possamos aceitar nossa missão de braços abertos e com o coração cheio de amor, escolhendo estar próximo de Deus na missão que Ele mesmo nos encarregou e, que, constantemente, peçamos sabedoria e força para seguir nos descobrimentos da nossa vocação. 

Fonte: Instituto Servos de Deus 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE COMBATE E TRANSFERÊNCIA DE TODO MAL

Início: Reze: “Chagas abertas coração ferido, o sangue de Cristo está entre nós e o perigo.” (3x). Reze a oração de São Bento: “A Cruz Sagrada seja a minha luz não seja o dragão o meu guia. Retira-te satanás nunca me aconselhes coisas vãs, é mau o que me ofereces, bebe tu mesmo o teu veneno.” Reze a pequena oração de exorcismo de Santo Antônio: “Eis a cruz de Cristo! Fugi forças inimigas! Venceu o Leão da tribo de Judá, A raiz de Davi! Aleluia!” Proclame com fé e autoridade: “O Senhor te confunda satã, confunda-te o Senhor.” (Zacarias 3,2) Reze: Ave Maria cheia de Graça... Oração: Eu (diga seu nome completo), neste momento, coloco-me na presença de meu Senhor, Rei e Salvador Jesus Cristo, sob os cuidados e a intercessão de minha Mãe Santíssima e Mãe do meu Senhor, a Virgem Maria, debaixo da poderosa proteção de São Miguel Arcanjo e do meu Anjo da Guarda, para combater contra todas as forças do mal, ações, ataques, contaminações, armadilhas, en

Oração para se libertar da Dependência Afetiva

Senhor Jesus Cristo, reconheço que preciso de ajuda. Cedi ao apelo de minhas carências e agora sou prisioneiro desse relacionamento. Sinto-me dependente da atenção, presença e carinho dessa pessoa. Senhor, não encontro forças em mim mesmo para me libertar da influência dessas tentações. A toda hora esses pensamentos e sentimentos de paixão e desejo me invadem. Não consigo me livrar deles, pois o meu coração não me obedece. A tentação me venceu. E confesso a minha culpa por ter cedido às suas insinuações me deixando envolver. Mas, neste momento, eu me agarro com todas as minhas forças ao poder de Tua Santa Cruz. Jesus, eu suplico que o Senhor ordene a todas as forças espirituais malignas que me amarram e atormentam por meio desses sentimentos para que se afastem de mim juntamente com todas as suas tentações. Senhor Jesus, a partir de agora eu não quero mais me deixar arrastar por esses espíritos de impotência, de apego, de escravidão sentimental, de devassidão, de adultério, de louc

Explicando a pintura "A volta do Filho Pródigo" de Rambrandt

"A volta do filho pródigo" de Rambrandt. O quadro, pintado dois anos antes da morte do artista, além da visualização de uma das mais bonitas e expressivas parábolas de Jesus, expressa a trajetória da vida do Rembrandt. É a reflexão sobre a condição existencial na maturidade da sua vida. O quadro "O retorno do Filho Pródigo" se encontra hoje no famoso museu Hermitage, em São Petersburgo, na Rússia. Conhecemos a parábola descrita por evangelista São Lucas (15, 11-32), o evangelista da misericórdia. Vamos conhecer como o pintor apresenta cada uma das pessoas envolvidas na história e o seu estado interior. As três figuras principais e outras três, em tamanho natural, formam uma unidade e a distância, para que se possa contemplar cada uma delas e interagir. O quadro apresenta a escuridão e a luz que ilumina as três figuras principais.   Voltar a casa. Um homem tinha dois filhos. O filho mais novo disse ao pai: pai, dá-me a parte da herança que me cabe. E o pa