Pular para o conteúdo principal

Papa à Vida Consagrada: para não se tornar estéril, manter diálogo com a realidade



50ª Semana Nacional para Institutos de Vida Consagrada começou nesta segunda-feira (17) com uma mensagem especial em vídeo do Papa Francisco. O evento, um dos principais de aprofundamento dirigido à Vida Consagrada, será realizado em modalidade on-line até o próximo sábado (22) em análise ao tema “Consagrados para vida do mundo”.

 

O diálogo com a realidade

Ao analisar o programa do evento, que convida a recordar os primeiros 50 anos de caminhada à luz do Concílio Vaticano II e conta com conferências internacionais de primeiro nível – inclusive com a participação do brasileiro, o cardeal João Braz de Aviz, prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica –, o Papa confere o elenco dos participantes que têm “muita experiência de vida religiosa, e experiência universal, e experiência do limite”. O Pontífice confirma o apreço das atividades previstas, inclusive com participações que tratam da América Latina e do mundo islâmico, dialogando com a realidade e “se consagrando todos os dias”:

 

“Quando a Vida Consagrada perde essa dimensão de diálogo com a realidade e de reflexão sobre o que acontece, começa a se tornar estéril. Eu me pergunto sobre a esterilidade de alguns institutos de Vida Consagrada, ver a causa: geralmente está na falta de diálogo e engajamento com a realidade. Não se esqueçam disso, a Vida Consagrada é sempre um diálogo com a realidade.”

 

Manter o carisma com coragem apostólica

Mesmo diante das reformas, acrescenta o Papa, o contato com a realidade sempre existe e sob a luz do carisma. Encontros como este, que começa nesta segunda-feira (17), ajudam a perder o medo, afirma Francisco, reforçando o alerta:

 

“É triste ver como alguns institutos, a fim de buscar uma certa segurança, para poder se controlar, caíram em ideologias de qualquer tendência, de esquerda, de direita, de centro, qualquer tendência. Quando um instituto se reformula do carisma numa ideologia perde a sua identidade, perde a sua fecundidade. Manter vivo o carisma fundacional é mantê-lo em movimento e em crescimento, em diálogo com o que o Espírito vem nos dizendo na história dos tempos, nos lugares, nas diferentes épocas, em diferentes situações. Isso pressupõe discernimento e pressupõe oração. Não se pode manter um carisma fundacional sem coragem apostólica, ou seja, sem caminhar, sem discernimento e sem oração.”

 

Francisco finaliza a mensagem encorajando todos que participam da 50ª Semana Nacional para Institutos de Vida Consagrada, organizada pelo Instituto Teológico de Madri, a tentarem juntos não se perder “em formalismos, em ideologias, em medos, em diálogos conosco mesmos e não com o Espírito Santo”:

“Não tenham medo dos limites! Não tenham medo das fronteiras! Não tenham medo das periferias! Porque ali o Espírito vai falar com vocês. Coloquem-se ‘dentro do alcance’ do Espírito Santo. E estas semanas certamente irão ajudar a ficar ‘dentro do alcance’.”

Fonte: Vatican News

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE COMBATE E TRANSFERÊNCIA DE TODO MAL

Início: Reze: “Chagas abertas coração ferido, o sangue de Cristo está entre nós e o perigo.” (3x). Reze a oração de São Bento: “A Cruz Sagrada seja a minha luz não seja o dragão o meu guia. Retira-te satanás nunca me aconselhes coisas vãs, é mau o que me ofereces, bebe tu mesmo o teu veneno.” Reze a pequena oração de exorcismo de Santo Antônio: “Eis a cruz de Cristo! Fugi forças inimigas! Venceu o Leão da tribo de Judá, A raiz de Davi! Aleluia!” Proclame com fé e autoridade: “O Senhor te confunda satã, confunda-te o Senhor.” (Zacarias 3,2) Reze: Ave Maria cheia de Graça... Oração: Eu (diga seu nome completo), neste momento, coloco-me na presença de meu Senhor, Rei e Salvador Jesus Cristo, sob os cuidados e a intercessão de minha Mãe Santíssima e Mãe do meu Senhor, a Virgem Maria, debaixo da poderosa proteção de São Miguel Arcanjo e do meu Anjo da Guarda, para combater contra todas as forças do mal, ações, ataques, contaminações, armadilhas, en...

Oração para se libertar da Dependência Afetiva

Senhor Jesus Cristo, reconheço que preciso de ajuda. Cedi ao apelo de minhas carências e agora sou prisioneiro desse relacionamento. Sinto-me dependente da atenção, presença e carinho dessa pessoa. Senhor, não encontro forças em mim mesmo para me libertar da influência dessas tentações. A toda hora esses pensamentos e sentimentos de paixão e desejo me invadem. Não consigo me livrar deles, pois o meu coração não me obedece. A tentação me venceu. E confesso a minha culpa por ter cedido às suas insinuações me deixando envolver. Mas, neste momento, eu me agarro com todas as minhas forças ao poder de Tua Santa Cruz. Jesus, eu suplico que o Senhor ordene a todas as forças espirituais malignas que me amarram e atormentam por meio desses sentimentos para que se afastem de mim juntamente com todas as suas tentações. Senhor Jesus, a partir de agora eu não quero mais me deixar arrastar por esses espíritos de impotência, de apego, de escravidão sentimental, de devassidão, de adultério, de louc...

ORAÇÃO EXORCISTA DE SANTO ANTÔNIO QUE TODO CATÓLICO PODE FAZER

A tradição popular diz que Santo Antônio deu uma oração a uma pobre mulher que procurava ajuda contra as tentações do demônio. Sisto V, Papa franciscano, mandou esculpir a oração – chamada também de “lema de Santo Antônio” – na base do obelisco que mandou erigir na Praça de S. Pedro, em Roma. Eis o original, em latim: Ecce Crucem Domini! + Fugite partes adversae! + Vicit Leo de tribu Juda, + Radix David! Alleluia! Eis a tradução: Eis a cruz do Senhor! + Fugi forças inimigas! + Venceu o Leão de Judá, + A raiz de David! Aleluia ! Esta breve oração tem todo o sabor de um pequeno exorcismo. Também nós podemos usá-la – em latim ou português – para nos ajudar a superar as tentações que se nos apresentam. Origem da Bênção de Santo Antônio Existem muito poucas pesquisas sobre a origem desta bênção. E nenhuma pesquisa séria mais recente. Até hoje, a mais citada é a dos Bolandistas. E mesmo esta é baseada numa lenda. Eles a contam assim: “Havia em Portugal, no reinado do rei Diniz, uma pessoa at...