Pular para o conteúdo principal

O remédio para o vírus do orgulho é a virtude da humildade

O livro do Eclesiástico recomenda: “Não te julgues muito hábil para o teu trabalho, nem te glories no tempo da tua penúria. É melhor um homem que trabalha e vive na abundância que aquele que se gloria e carece de alimento.

Filho, honra-te com a modéstia e aprecia-te segundo o teu valor.” E ainda expressa a superioridade dos humildes sobre os orgulhosos:

“O Senhor derruba o trono dos poderosos e assenta os mansos em seus lugares. O Senhor arranca a raiz dos orgulhosos e planta os humildes em seu lugar.” (Eclo 10,15-16)

No Novo Testamento o Magnificat exulta que o Senhor “exaltou os humildes” (Lc 1,51) e Jesus exorta os seus discípulos: “quem quiser ser o maior, seja o menor” (Lc 22,26); “quem quiser ser o maior que se faça servo dos outros” (Mt 20,26).

A humildade é reconhecida pelos santos como uma das virtudes mais importantes que existem e que mais nos assemelham a Cristo, uma vez que Ele mesmo reconhece “sou manso e humildade de coração” (Mt 11,29).

5 dicas para combater o orgulho e crescer na humildade

1. Oração: basta contemplar o mistério do grande Deus que se faz carne para reconhecer a beleza da humildade.

Jesus é o maior modelo de humildade que existe, e só podemos nos assemelhar àquilo que conhecemos e contemplamos, por isso, a oração é o primeiro passo para crescer na humildade.

2. Identificar virtudes e defeitos: a humildade não deve ser confundida com baixa estima.

A humildade pressupõe uma justa estima de si, uma vez que a humildade é a verdade. Devemos buscar, na oração, a verdade a respeito de si mesmo e identificar tanto as virtudes quanto os defeitos.

3. Desejar, pedir, aceitar e atesourar correções: o humilde quer sempre crescer e sabe que apenas com a sua percepção de si mesmo não progredirá na virtude.

Por isso, não só está aberto a ser corrigido, como também deseja sê-lo, a fim de não permanecer no engano a respeito de si mesmo.

As almas humildes almejam e atesouram as correções porque sabe que estas são as que levam à perfeição.

4. Realizar obras escondidas: enquanto o orgulho deseja ser visto pelos outros, ao humilde basta ser visto por Deus, por isso, não foge de realizar atos virtuosos que ninguém vê.

A nossa capacidade e facilidade de realizar obras que ninguém louva é um grande “termômetro” da nossa humildade.

5. Não fugir das humilhações: só se cresce na humildade sendo humilhado.

É na humilhação que morrem as ilusões que criamos a respeito de nós mesmos. Lembremos das palavras de Jesus: “aquele que se humilha será exaltado” (Mt 23,12).

Não tenhamos medo de fazer coisas que nunca fizemos, mesmo correndo o risco da exposição e da humilhação pela inexperiência.

Essa será grande oportunidade para aprender e crescer, que é o desejo do humilde.

Que o Senhor nos dê a graça de que sermos cada vez mais como Ele, que é manso e humilde de coração.

Fonte: Com. Shalom

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE COMBATE E TRANSFERÊNCIA DE TODO MAL

Início: Reze: “Chagas abertas coração ferido, o sangue de Cristo está entre nós e o perigo.” (3x). Reze a oração de São Bento: “A Cruz Sagrada seja a minha luz não seja o dragão o meu guia. Retira-te satanás nunca me aconselhes coisas vãs, é mau o que me ofereces, bebe tu mesmo o teu veneno.” Reze a pequena oração de exorcismo de Santo Antônio: “Eis a cruz de Cristo! Fugi forças inimigas! Venceu o Leão da tribo de Judá, A raiz de Davi! Aleluia!” Proclame com fé e autoridade: “O Senhor te confunda satã, confunda-te o Senhor.” (Zacarias 3,2) Reze: Ave Maria cheia de Graça... Oração: Eu (diga seu nome completo), neste momento, coloco-me na presença de meu Senhor, Rei e Salvador Jesus Cristo, sob os cuidados e a intercessão de minha Mãe Santíssima e Mãe do meu Senhor, a Virgem Maria, debaixo da poderosa proteção de São Miguel Arcanjo e do meu Anjo da Guarda, para combater contra todas as forças do mal, ações, ataques, contaminações, armadilhas, en

Oração para se libertar da Dependência Afetiva

Senhor Jesus Cristo, reconheço que preciso de ajuda. Cedi ao apelo de minhas carências e agora sou prisioneiro desse relacionamento. Sinto-me dependente da atenção, presença e carinho dessa pessoa. Senhor, não encontro forças em mim mesmo para me libertar da influência dessas tentações. A toda hora esses pensamentos e sentimentos de paixão e desejo me invadem. Não consigo me livrar deles, pois o meu coração não me obedece. A tentação me venceu. E confesso a minha culpa por ter cedido às suas insinuações me deixando envolver. Mas, neste momento, eu me agarro com todas as minhas forças ao poder de Tua Santa Cruz. Jesus, eu suplico que o Senhor ordene a todas as forças espirituais malignas que me amarram e atormentam por meio desses sentimentos para que se afastem de mim juntamente com todas as suas tentações. Senhor Jesus, a partir de agora eu não quero mais me deixar arrastar por esses espíritos de impotência, de apego, de escravidão sentimental, de devassidão, de adultério, de louc

Explicando a pintura "A volta do Filho Pródigo" de Rambrandt

"A volta do filho pródigo" de Rambrandt. O quadro, pintado dois anos antes da morte do artista, além da visualização de uma das mais bonitas e expressivas parábolas de Jesus, expressa a trajetória da vida do Rembrandt. É a reflexão sobre a condição existencial na maturidade da sua vida. O quadro "O retorno do Filho Pródigo" se encontra hoje no famoso museu Hermitage, em São Petersburgo, na Rússia. Conhecemos a parábola descrita por evangelista São Lucas (15, 11-32), o evangelista da misericórdia. Vamos conhecer como o pintor apresenta cada uma das pessoas envolvidas na história e o seu estado interior. As três figuras principais e outras três, em tamanho natural, formam uma unidade e a distância, para que se possa contemplar cada uma delas e interagir. O quadro apresenta a escuridão e a luz que ilumina as três figuras principais.   Voltar a casa. Um homem tinha dois filhos. O filho mais novo disse ao pai: pai, dá-me a parte da herança que me cabe. E o pa