Pular para o conteúdo principal

Veja o que Cardeal Sarah diz sobre a oração

Como definir com precisão a oração?

Se o homem não possui poços, não pode tirar a água. Igualmente, sem a oração, o homem se desidrata porque não tem mais nem profundidade, nem interioridade, nem uma fonte para irrigar sua vida. A oração abre um oásis sem limites. Ela não consiste fundamentalmente em falar com Deus. Certamente, é normal que dois amigos queiram falar para se conhecer. Desse ponto de vista, Moisés é um bom exemplo, que falava com Deus face a face; o Antigo Testamento nos diz que quando saía desses colóquios íntimos, seu rosto estava iluminado. Não podemos encontrar realmente Deus sem que a sua luz brilhe em nós. Pela oração, deixamos Deus gravar em nosso rosto o esplendor de sua face.

De fato, a oração consiste finalmente em se calar para escutar Deus que nos fala e para ouvir o Espírito Santo que fala em nós. Creio ser importante dizer que não sabemos e não podemos orar sozinhos: é o Espírito Santo que ora em nós e por nós. São Paulo nos diz: "Esse Espírito é quem atesta ao nosso espírito que somos filhos de Deus". Ele prossegue: "Do mesmo modo, também o Espírito vem em socorro da nossa fraqueza, pois nós não sabemos rezar como convém; mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. Aquele que sonda s corações sabe qual é a intenção do Espírito" (Rm 8,16.26).

Seguramente, não se deve duvidar que os homens devam falar com Deus; mas a verdadeira oração deixa Deus livre de vir a nós segundo a tua vontade. Devemos saber esperá-lo no silêncio. É preciso demorar no silêncio, no abandono e na confiança. Orar é saber se calar durante longo tempo; estamos muitas vezes surdos, distraídos por nossas palavras... Infelizmente, não é evidente que saibamos escutar o Espírito Santo que ora em nós. Quanto mais perseverarmos no silêncio, mais teremos a oportunidade de ouvir o murmúrio de Deus. Lembremo-nos de que o profeta Elias permaneceu durante longo tempo escondido numa gruta, antes de ouvir o doce murmúrio do céu. Sim, repito, a oração consiste inicialmente em permanecer longo tempo silencioso. Devemos muitas o vezes nos aconchegar junto da Virgem do silêncio para lhe pedir que nos obtenha a graça do silêncio do amor e da virgindade interior, isto é, uma pureza de coração e uma disponibilidade de escuta que bane toda presença que não seja a de Deus. O Espírito Santo está em nós, mas estamos muitas vezes ocupados com orquestras que cobrem a sua voz... A oração é um longo tempo de deserto e de aridez, quando desejamos alcançar alegrias fáceis do mundo em vez de esperar Deus. Enquanto tantos pensamentos nos afastam de Deus, importa não esquecer que o Espírito Santo está presente. Os maiores santos duvidaram de suas vidas de oração, de tal modo a secura era às vezes rude; santa Teresinha do Menino Jesus se perguntava se ela acreditava nas palavras que dizia em suas orações cotidianas.
Creio que a oração pede de algum modo a ausência de palavras, porque a única linguagem que Deus ouve verdadeiramente é o silêncio do amor. A contemplação dos santos se alimenta exclusivamente de um A face a face com Deus no abandono. Não há fecundidade espiritual senão em um silêncio virginal, que não esteja misturado com muitas palavras e ruídos interiores. Deve-se saber desnudar-se diante de Deus, sem disfarces. A oração necessita da honestidade do coração sem mancha.

Trecho do livro "Deus ou nada" de Robert Sarah.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE COMBATE E TRANSFERÊNCIA DE TODO MAL

Início: Reze: “Chagas abertas coração ferido, o sangue de Cristo está entre nós e o perigo.” (3x). Reze a oração de São Bento: “A Cruz Sagrada seja a minha luz não seja o dragão o meu guia. Retira-te satanás nunca me aconselhes coisas vãs, é mau o que me ofereces, bebe tu mesmo o teu veneno.” Reze a pequena oração de exorcismo de Santo Antônio: “Eis a cruz de Cristo! Fugi forças inimigas! Venceu o Leão da tribo de Judá, A raiz de Davi! Aleluia!” Proclame com fé e autoridade: “O Senhor te confunda satã, confunda-te o Senhor.” (Zacarias 3,2) Reze: Ave Maria cheia de Graça... Oração: Eu (diga seu nome completo), neste momento, coloco-me na presença de meu Senhor, Rei e Salvador Jesus Cristo, sob os cuidados e a intercessão de minha Mãe Santíssima e Mãe do meu Senhor, a Virgem Maria, debaixo da poderosa proteção de São Miguel Arcanjo e do meu Anjo da Guarda, para combater contra todas as forças do mal, ações, ataques, contaminações, armadilhas, en

Oração para se libertar da Dependência Afetiva

Senhor Jesus Cristo, reconheço que preciso de ajuda. Cedi ao apelo de minhas carências e agora sou prisioneiro desse relacionamento. Sinto-me dependente da atenção, presença e carinho dessa pessoa. Senhor, não encontro forças em mim mesmo para me libertar da influência dessas tentações. A toda hora esses pensamentos e sentimentos de paixão e desejo me invadem. Não consigo me livrar deles, pois o meu coração não me obedece. A tentação me venceu. E confesso a minha culpa por ter cedido às suas insinuações me deixando envolver. Mas, neste momento, eu me agarro com todas as minhas forças ao poder de Tua Santa Cruz. Jesus, eu suplico que o Senhor ordene a todas as forças espirituais malignas que me amarram e atormentam por meio desses sentimentos para que se afastem de mim juntamente com todas as suas tentações. Senhor Jesus, a partir de agora eu não quero mais me deixar arrastar por esses espíritos de impotência, de apego, de escravidão sentimental, de devassidão, de adultério, de louc

Explicando a pintura "A volta do Filho Pródigo" de Rambrandt

"A volta do filho pródigo" de Rambrandt. O quadro, pintado dois anos antes da morte do artista, além da visualização de uma das mais bonitas e expressivas parábolas de Jesus, expressa a trajetória da vida do Rembrandt. É a reflexão sobre a condição existencial na maturidade da sua vida. O quadro "O retorno do Filho Pródigo" se encontra hoje no famoso museu Hermitage, em São Petersburgo, na Rússia. Conhecemos a parábola descrita por evangelista São Lucas (15, 11-32), o evangelista da misericórdia. Vamos conhecer como o pintor apresenta cada uma das pessoas envolvidas na história e o seu estado interior. As três figuras principais e outras três, em tamanho natural, formam uma unidade e a distância, para que se possa contemplar cada uma delas e interagir. O quadro apresenta a escuridão e a luz que ilumina as três figuras principais.   Voltar a casa. Um homem tinha dois filhos. O filho mais novo disse ao pai: pai, dá-me a parte da herança que me cabe. E o pa