Pular para o conteúdo principal

O demônio não tira férias!


É importante ter um tempo do ano para descansar, sair da rotina e das obrigações diárias. Nossas vidas, de alguma forma, se desaceleram, porém como cristãos não podemos fazer o mesmo, os hábitos neste tempo mudam, mas não podemos nunca deixar a oração e a evangelização parada. 


São João Bosco apelidava as férias de “a colheita do diabo”. Em um sonho o santo teve uma dolorosa confirmação que, resumidamente, explicava que o efeito das férias, por mais boa vontade que temos de se manter nutridos da Palavra de Deus e de se conservar no bem, sobrevem de um temporal de tentações, assaltos e armadilhas do demônio afim de nos levar ao pecado. Alguns ainda conseguem se curar com a Confissão, mas nem todos fazem bom uso deste Sacramento ou sequer chegam a usá-lo. 


As férias são uma grande tempestade para as almas, Dom Bosco cuidava das almas de seus jovens assim que eles retornavam das férias, hoje os meios de corrupção crescem e, se os jovens abandonarem o encontro com Jesus alimento na Comunhão e com Jesus médico na Confissão, bem dificilmente escaparão ilesos dos perigos do ócio e das más companhias, próprios do período das férias.


"A busca de Deus é a busca da alegria. O encontro com Deus é a própria alegria” – Santo Agostinho.

Aproveitem esse tempo como uma chance e uma bela oportunidade de evangelização: uma ida à praia, uma pessoa na parada do ônibus, no cinema, se Deus pedir, é preciso falar sobre o amor Dele, seja em palavras, atos, ações, ou um simples olhar.


“Evangelize, se necessário use palavras” - São Francisco de Assis


As armas do inimigo não param; por que nós, cristãos, nos daríamos o “luxo” de parar? O cristão não tira férias! “Vigiai e orai” (Marcos 14,38).
É preciso termos cuidado em nossas vidas. Tiramos férias dos estudos ou trabalhos no apostolado, mas não podemos nunca tirar férias de Deus. Até por que, Ele não para!


Nós não podemos tirar férias d’Aquele que fica 24 horas por dia conosco. Só quem entende o que é o amor de Deus compreende que não se pode tirar férias de Deus. Até porque já é um hábito a vida de oração, ir ao encontro do Amado, procurar logo a Igreja mais próxima e saber os horários das Missas, além da oração pessoal, a meditação do terço e outras orações devocionais. 


Se temos mais tempo nas férias, por que não reservar um tempo maior para Deus? Passear na praia com o terço na mão em uma tarde calma, meditar a palavra de Deus no silêncio de um local diferente de onde vivemos, ler um livro católico, contemplar as paisagens e agradecer Deus pela criação.


Descansamos sim, tiramos férias e nos desligamos por uns dias para recarregar as energias, mas nossa missão nunca irá parar. Afinal, nascemos para evangelizar! E retornamos com um vigor ainda maior, com novas ideias, novas experiências e um novo desejo de evangelizar.

“Irmãos e irmãs, desejo a vocês boas férias. Sejam para vocês não somente a possibilidade de descansar, mas também a oportunidade para reacender as relações de amor com Deus e com os homens. Não descuidem da oração diária, da participação à Eucaristia no domingo e de dividir o tempo com os outros. Contemplem a beleza da criação, glorificando a onipotência, a sabedoria e o amor do Criador.”

Papa Francisco


Fonte: Padre Paulo Ricardo e Comunidade Shalom

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE COMBATE E TRANSFERÊNCIA DE TODO MAL

Início: Reze: “Chagas abertas coração ferido, o sangue de Cristo está entre nós e o perigo.” (3x). Reze a oração de São Bento: “A Cruz Sagrada seja a minha luz não seja o dragão o meu guia. Retira-te satanás nunca me aconselhes coisas vãs, é mau o que me ofereces, bebe tu mesmo o teu veneno.” Reze a pequena oração de exorcismo de Santo Antônio: “Eis a cruz de Cristo! Fugi forças inimigas! Venceu o Leão da tribo de Judá, A raiz de Davi! Aleluia!” Proclame com fé e autoridade: “O Senhor te confunda satã, confunda-te o Senhor.” (Zacarias 3,2) Reze: Ave Maria cheia de Graça... Oração: Eu (diga seu nome completo), neste momento, coloco-me na presença de meu Senhor, Rei e Salvador Jesus Cristo, sob os cuidados e a intercessão de minha Mãe Santíssima e Mãe do meu Senhor, a Virgem Maria, debaixo da poderosa proteção de São Miguel Arcanjo e do meu Anjo da Guarda, para combater contra todas as forças do mal, ações, ataques, contaminações, armadilhas, en

Oração para se libertar da Dependência Afetiva

Senhor Jesus Cristo, reconheço que preciso de ajuda. Cedi ao apelo de minhas carências e agora sou prisioneiro desse relacionamento. Sinto-me dependente da atenção, presença e carinho dessa pessoa. Senhor, não encontro forças em mim mesmo para me libertar da influência dessas tentações. A toda hora esses pensamentos e sentimentos de paixão e desejo me invadem. Não consigo me livrar deles, pois o meu coração não me obedece. A tentação me venceu. E confesso a minha culpa por ter cedido às suas insinuações me deixando envolver. Mas, neste momento, eu me agarro com todas as minhas forças ao poder de Tua Santa Cruz. Jesus, eu suplico que o Senhor ordene a todas as forças espirituais malignas que me amarram e atormentam por meio desses sentimentos para que se afastem de mim juntamente com todas as suas tentações. Senhor Jesus, a partir de agora eu não quero mais me deixar arrastar por esses espíritos de impotência, de apego, de escravidão sentimental, de devassidão, de adultério, de louc

Explicando a pintura "A volta do Filho Pródigo" de Rambrandt

"A volta do filho pródigo" de Rambrandt. O quadro, pintado dois anos antes da morte do artista, além da visualização de uma das mais bonitas e expressivas parábolas de Jesus, expressa a trajetória da vida do Rembrandt. É a reflexão sobre a condição existencial na maturidade da sua vida. O quadro "O retorno do Filho Pródigo" se encontra hoje no famoso museu Hermitage, em São Petersburgo, na Rússia. Conhecemos a parábola descrita por evangelista São Lucas (15, 11-32), o evangelista da misericórdia. Vamos conhecer como o pintor apresenta cada uma das pessoas envolvidas na história e o seu estado interior. As três figuras principais e outras três, em tamanho natural, formam uma unidade e a distância, para que se possa contemplar cada uma delas e interagir. O quadro apresenta a escuridão e a luz que ilumina as três figuras principais.   Voltar a casa. Um homem tinha dois filhos. O filho mais novo disse ao pai: pai, dá-me a parte da herança que me cabe. E o pa