Google+ Um colírio de vida! ~ Comunidade Encontro

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Um colírio de vida!

Deus nos chama a olhar de um jeito novo e enxergar a vida de um jeito novo. É desejo de Deus pingar este colírio de vida em nossos olhos transformando nossa forma de enxergar uns aos outros e as situações da vida. Quantos preconceitos existem em nós. Jesus olhava a prostituta e via discípula, via a dignidade e a capacidade de mulher. Como é o nosso olhar diante das pessoas? Diante dos nossos irmãos? Como é o nosso olhar diante do bandido? Do sacerdote que pecou? Dos nossos familiares? Como é o olhar para com você mesmo? Vale o questionamento para então poder pedir com fervor que Deus nos sare com seu colírio de vida. Quando nosso olhar está “encardido” nossa vida começa a se tornar uma lamúria. Olhamos tudo e vemos defeito em tudo. Nosso olhar passa a ficar fixo apenas nos pontos a serem melhorados. Não conseguimos enxergar a graça, o dom, a beleza, a vitória. Precisamos começar a olhar a vida pela ótica de Deus.
Uma das formas para que eu mude meu modo de visão, meu ponto de vista é procurar olhar a vida como dom e presente a ser cultivado, com muita gratidão. Uma das maiores causas de nosso sofrimento é a maneira como enxergamos a vida e tudo aquilo que nos acontece. Na verdade não são os acontecimentos que nos fazem sofrer. Sofremos pela maneira como olhamos para os acontecimentos. Todo ponto de vista é a vista a partir de um ponto. Quando privilegiamos um ponto negativo passamos a enxergar tudo pelo âmbito da negatividade e tendemos sempre a lamuriar e reclamar com o olhar fixo nos defeitos. Não conseguimos enxergar a esperança, a possibilidade de mudança, as belezas e os dons que já existem. Isso nos leva a sermos ingratos com o Senhor.
É preciso enxergar o sofrimento como libertador, salvífico, mas não sofrer em excesso e desnecessariamente. Dessa forma passa-se a olhar até mesmo a morte de um jeito diferente, a partir da perspectiva da vida e dizer como São Francisco “Irmã Morte”, na certeza de que a vida é consequência da morte.
Qual é a forma que você mais imagina Deus? Seria sorrindo? Olhando-o apaixonado? Severo? Olhar de misericórdia, pois você acha que sempre está pecando? Olhar de incentivo? Confiança em você? Olha quem te olha e conheça esse olhar! Deixe o olhar de Deus te curar e restaurar. Permita-se perceber que este olhar não cessa em nenhum momento. Os olhos do Senhor acompanham cada detalhe de ação, atitude, sentimento e pensamento que realizamos. Este olhar nos dá força para continuar a construção iniciada em nós pelo próprio Deus que nos olha, atrai e seduz para uma vida limpa, livre, feliz e confiante! Dai-nos, Senhor, novos olhos, novos pontos de vista perfeitamente configurados ao ponto de vista do Amor. Dai-nos teu Colírio de Vida!

Maria Carolina Rocha – Co-fundadora da Comunidade Encontro

0 comentários: