Pular para o conteúdo principal

Madre Teresa: Postulador explica como foi sua “noite escura” de quase 50 anos

O sacerdote canadense Brian Kolodiejchuk acompanhou Madre Teresa durante 20 anos, foi o postulador de sua causa de canonização e conheceu de perto a “noite escura” pela qual passou a querida religiosa por quase 50 anos.

Em uma entrevista concedida ao semanário católica ‘Alfa y Omega’, publicada em 2018, Pe. Kolodiejchuk explicou que “o sofrimento que Madre Teresa experimentava nem as irmãs mais próximas conheciam, mas apenas seus diretores espirituais. Na verdade, essa noite escura manifesta uma particular união a Jesus. Alguns santos experimentaram algo parecido, como São Paulo da Cruz, Santa Joana de Chantal ou Santa Teresinha do Menino Jesus, que passou por esta noite escura durante 18 meses”.

Segundo afirma, esse tempo “é a preparação para uma purificação que todos temos que passar. É uma preparação para a união por Jesus, que no caso de Madre Teresa foi uma preparação apostólica, porque ela estava experimentando o mesmo que aqueles aos quais serviria depois: que a maior pobreza era o não se sentir amado, o estar sozinho” e assegura que “ela estava tão unida a Jesus que Ele podia compartilhar com ela sua maior dor, a dor do Getsêmani e da Cruz”.

Embora essa “noite escura” pudesse ser vista como um período de “falta de fé”, para Pe. Kolodiejchuk, foi “uma fé heroica, porque consiste em não poder experimentar a própria fé” e recorda que Madre Teresa escreveu em uma carta: “Se há um inferno, deve ser isso”.

Segundo explica o sacerdote, Madre Teresa “tinha uma união tão profunda com Jesus que era impossível viver sem uma oração forte. Ela rezava cerca de cinco horas por dia, entre a adoração, a Missa, a leitura espiritual e outras ocasiões. Rezava constantemente o terço e, com ele, meditava a vida de Jesus de uma maneira simples”.

“Não era uma mística de tipo teológico ou doutrinal, mas era uma especialista na ciência do amor”, assegura.

Além disso, Pe. Kolodiejchuk sublinhou que, embora em algumas ocasiões fosse mais conhecido o trabalho social que as Missionárias da Caridade faziam, “ela nunca escondia sua motivação: ‘fazemos por Jesus’, mas atraía da mesma forma crentes e não crentes. Tinha uma eco especial além da Igreja”.

O sacerdote explicou que Madre Teresa entendia a pobreza não só como algo material, mas como “o não se sentir amado, o sentir-se sozinho, embora seja rico e tenha muito dinheiro”.

“Foi pioneira na atenção aos doentes de Aids, quando todo o mundo estava aterrorizado no começo desta doença. Ela percebia muito bem o rechaço desses enfermos por parte da sociedade e isso era o que a atraía para servir-lhes e atendê-los”, indicou na entrevista a ‘Alfa y Omega’.

Ainda segundo o sacerdote canadense, “a Igreja e o mundo são agora muito mais conscientes da presença dos pobres, de sua dignidade e de sua importância. mas, advertia também de que é preciso ir a Calcutá para encontrar os pobres, porque cada um pode encontra-los em sua próprias famílias”.

Além de ser “Um santa venerável”, é também uma santa “imitável”, porque, “na verdade, o que as missionárias e os missionários da Caridade fazem são precisamente coisas pequenas, como visitar alguém doente em sua casa, por exemplo. É algo que cada um de nós pode fazer, são coisas que estão dentro de nossas possibilidades”.

Pe. Kolodiejchuk assegura que Madre Teresa tinha um caráter forte e “talvez essa seja uma das razões pelas quais necessitava de tanta purificação”, mas afirma que “tinha a graça de combinar o ser firme e exigente com uma grande dose de compaixão e ternura pela debilidade humana”.

“Toda a escuridão que viveu lhe serviu para crescer em humildade, porque, apesar de ser tão conhecida, todo esse êxito não lhe afetava, pois ‘só quero ter Jesus e não o tenho’, como ela escreveu em suas cartas”.

 

FONTE: ACI DIGITAL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE COMBATE E TRANSFERÊNCIA DE TODO MAL

Início: Reze: “Chagas abertas coração ferido, o sangue de Cristo está entre nós e o perigo.” (3x). Reze a oração de São Bento: “A Cruz Sagrada seja a minha luz não seja o dragão o meu guia. Retira-te satanás nunca me aconselhes coisas vãs, é mau o que me ofereces, bebe tu mesmo o teu veneno.” Reze a pequena oração de exorcismo de Santo Antônio: “Eis a cruz de Cristo! Fugi forças inimigas! Venceu o Leão da tribo de Judá, A raiz de Davi! Aleluia!” Proclame com fé e autoridade: “O Senhor te confunda satã, confunda-te o Senhor.” (Zacarias 3,2) Reze: Ave Maria cheia de Graça... Oração: Eu (diga seu nome completo), neste momento, coloco-me na presença de meu Senhor, Rei e Salvador Jesus Cristo, sob os cuidados e a intercessão de minha Mãe Santíssima e Mãe do meu Senhor, a Virgem Maria, debaixo da poderosa proteção de São Miguel Arcanjo e do meu Anjo da Guarda, para combater contra todas as forças do mal, ações, ataques, contaminações, armadilhas, en

Oração para se libertar da Dependência Afetiva

Senhor Jesus Cristo, reconheço que preciso de ajuda. Cedi ao apelo de minhas carências e agora sou prisioneiro desse relacionamento. Sinto-me dependente da atenção, presença e carinho dessa pessoa. Senhor, não encontro forças em mim mesmo para me libertar da influência dessas tentações. A toda hora esses pensamentos e sentimentos de paixão e desejo me invadem. Não consigo me livrar deles, pois o meu coração não me obedece. A tentação me venceu. E confesso a minha culpa por ter cedido às suas insinuações me deixando envolver. Mas, neste momento, eu me agarro com todas as minhas forças ao poder de Tua Santa Cruz. Jesus, eu suplico que o Senhor ordene a todas as forças espirituais malignas que me amarram e atormentam por meio desses sentimentos para que se afastem de mim juntamente com todas as suas tentações. Senhor Jesus, a partir de agora eu não quero mais me deixar arrastar por esses espíritos de impotência, de apego, de escravidão sentimental, de devassidão, de adultério, de louc

Explicando a pintura "A volta do Filho Pródigo" de Rambrandt

"A volta do filho pródigo" de Rambrandt. O quadro, pintado dois anos antes da morte do artista, além da visualização de uma das mais bonitas e expressivas parábolas de Jesus, expressa a trajetória da vida do Rembrandt. É a reflexão sobre a condição existencial na maturidade da sua vida. O quadro "O retorno do Filho Pródigo" se encontra hoje no famoso museu Hermitage, em São Petersburgo, na Rússia. Conhecemos a parábola descrita por evangelista São Lucas (15, 11-32), o evangelista da misericórdia. Vamos conhecer como o pintor apresenta cada uma das pessoas envolvidas na história e o seu estado interior. As três figuras principais e outras três, em tamanho natural, formam uma unidade e a distância, para que se possa contemplar cada uma delas e interagir. O quadro apresenta a escuridão e a luz que ilumina as três figuras principais.   Voltar a casa. Um homem tinha dois filhos. O filho mais novo disse ao pai: pai, dá-me a parte da herança que me cabe. E o pa