Pular para o conteúdo principal

Afinal, qual minha chance de ser um imitador de Cristo?

"Busque a Jesus em todas as coisas, e sempre achará a Jesus. Se buscares a si mesmo, também se achará, mas para sua ruína. 
Bem aventurado o que conhece o que é amar a Jesus e desprezar-se de si mesmo por amor a Jesus. 
Arrastados pelos encantos das coisas sensíveis, procuramos nosso bem nas criaturas bem nas criaturas que nos fogem e desaparecem como sombras. Queremos amar e sermos amados; e afastamo-nos da fonte do verdadeiro amor, do amor infinito. 
Amemos a Jesus de coração aberto, a Ele só demos nosso coração; amemo-Lo como Ele nos ama e quer ser amado. 'A medida para amar a Jesus, diz são Bernardo, é ama-Lo sem medida'. 
Infeliz aquele que prefere outra coisa! Seus desejos levam-nos pelos caminhos de perdição. 
Oh! Meu divino Salvador, amor de minha alma, reinai nela; apagai em meu coração o fogo profano para que só a Vós ame, em Vos amar me deleita e por Vosso amor mereça a felicidade eterna." (Trecho do livro Imitação de Cristo. Livro II, capítulo VII).


Imitar a Cristo é fazer tudo com Cristo, por Cristo e em Cristo. 

É em Cristo que sou, é em Cristo que eu faço. Tudo se faz em Cristo, se gera em Cristo, acontece em Cristo. 

A vida se vive em Cristo!

Se prestarmos muita atenção na vida verdadeira de oração, aquela que nos chama ao silêncio, a uma profunda meditação, não tendo medo de olhar para dentro de si, de analisar as próprias atitudes, nós poderemos identificar profunda e claramente se tudo o que fazemos, pensamos, sentimos é de fato por Cristo, com Cristo e em Cristo. Porém, se em nossa vida cotidiana tudo fizermos por Cristo, com Cristo e em Cristo, torna-se impossível não sermos santos e não agradarmos a Deus, porque Cristo em tudo agradou o Pai.

Para chegar a esse ponto de termos a certeza que estamos vivendo por Ele, com Ele e n’Ele, precisamos de uma vida intensa de uma oração boa e frutuosa, de meditação, silêncio, de realmente parar, mergulhar na pessoa do Cristo, tendo-O como centro em minha vida, como objeto dos meus pensamentos, meu alvo, minha busca diária, a minha imitação de vida, e assim eu serei todo por Cristo, com Cristo e em Cristo.

Tudo parte do Senhor, tudo começa e termina n’Ele.

É em Cristo que sou, é em Cristo que eu faço. Tudo se faz em Cristo. Tudo gera em Cristo, Tudo acontece em Cristo. A vida se vive em Cristo. Olhe para Cristo, viva para Cristo. Beba Cristo. Alimente-se do Cristo e será odre novo, será vestido de vestes novas. E verdadeiramente agradará o Pai.

Imitar a Cristo é dizer com a própria vida: “O meu alimento é fazer a vontade do Pai”. Você é objeto do amor do Pai, objeto das alegrias celestiais. Sendo imitador de Cristo você fará coisas iguais e até maiores que Ele, mas em nome d’Ele. As graças lhe acompanharão. E como o mundo necessita disso, de quem o ame, de quem fale de Seu amor, fale da verdade, de quem o revele como Pai.

Isso deveria nos despertar de tal forma ao ponto do primeiro passo ser de reconhecer que não conhecemos o Senhor como devemos, que não vivemos em Cristo como deveríamos. É preciso entrar numa jornada determinada a irmos ao ENCONTRO de Cristo até estarmos de todo coração em Sua sintonia, de sentirmos o que o Seu c
oração sente, desejando o que o Seu coração quer, amando como Ele ama, determinados a não voltar atrás, determinados a irmos em busca de Cristo dentro de nós mesmos. 

Homilia - Clayton B. Antar 
sobre Imitação de Cristo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE COMBATE E TRANSFERÊNCIA DE TODO MAL

Início: Reze: “Chagas abertas coração ferido, o sangue de Cristo está entre nós e o perigo.” (3x). Reze a oração de São Bento: “A Cruz Sagrada seja a minha luz não seja o dragão o meu guia. Retira-te satanás nunca me aconselhes coisas vãs, é mau o que me ofereces, bebe tu mesmo o teu veneno.” Reze a pequena oração de exorcismo de Santo Antônio: “Eis a cruz de Cristo! Fugi forças inimigas! Venceu o Leão da tribo de Judá, A raiz de Davi! Aleluia!” Proclame com fé e autoridade: “O Senhor te confunda satã, confunda-te o Senhor.” (Zacarias 3,2) Reze: Ave Maria cheia de Graça... Oração: Eu (diga seu nome completo), neste momento, coloco-me na presença de meu Senhor, Rei e Salvador Jesus Cristo, sob os cuidados e a intercessão de minha Mãe Santíssima e Mãe do meu Senhor, a Virgem Maria, debaixo da poderosa proteção de São Miguel Arcanjo e do meu Anjo da Guarda, para combater contra todas as forças do mal, ações, ataques, contaminações, armadilhas, en

Oração para se libertar da Dependência Afetiva

Senhor Jesus Cristo, reconheço que preciso de ajuda. Cedi ao apelo de minhas carências e agora sou prisioneiro desse relacionamento. Sinto-me dependente da atenção, presença e carinho dessa pessoa. Senhor, não encontro forças em mim mesmo para me libertar da influência dessas tentações. A toda hora esses pensamentos e sentimentos de paixão e desejo me invadem. Não consigo me livrar deles, pois o meu coração não me obedece. A tentação me venceu. E confesso a minha culpa por ter cedido às suas insinuações me deixando envolver. Mas, neste momento, eu me agarro com todas as minhas forças ao poder de Tua Santa Cruz. Jesus, eu suplico que o Senhor ordene a todas as forças espirituais malignas que me amarram e atormentam por meio desses sentimentos para que se afastem de mim juntamente com todas as suas tentações. Senhor Jesus, a partir de agora eu não quero mais me deixar arrastar por esses espíritos de impotência, de apego, de escravidão sentimental, de devassidão, de adultério, de louc

Explicando a pintura "A volta do Filho Pródigo" de Rambrandt

"A volta do filho pródigo" de Rambrandt. O quadro, pintado dois anos antes da morte do artista, além da visualização de uma das mais bonitas e expressivas parábolas de Jesus, expressa a trajetória da vida do Rembrandt. É a reflexão sobre a condição existencial na maturidade da sua vida. O quadro "O retorno do Filho Pródigo" se encontra hoje no famoso museu Hermitage, em São Petersburgo, na Rússia. Conhecemos a parábola descrita por evangelista São Lucas (15, 11-32), o evangelista da misericórdia. Vamos conhecer como o pintor apresenta cada uma das pessoas envolvidas na história e o seu estado interior. As três figuras principais e outras três, em tamanho natural, formam uma unidade e a distância, para que se possa contemplar cada uma delas e interagir. O quadro apresenta a escuridão e a luz que ilumina as três figuras principais.   Voltar a casa. Um homem tinha dois filhos. O filho mais novo disse ao pai: pai, dá-me a parte da herança que me cabe. E o pa