Pular para o conteúdo principal

Bênção do Papa marcou reversão da pandemia na Itália?

Gráfico postado por padre dos EUA indica 27 de março como um ponto de virada no número de mortes na Itália: foi a inesquecível tarde chuvosa da bênção Urbi et Orbi na Praça vazia

Está começando a viralizar nas redes sociais um gráfico que representa o número de pessoas falecidas na Itália em decorrência da covid-19. A figura aponta o dia 27 de março como o ponto de reversão da curva de mortes: a partir dessa data, elas começam gradualmente a diminuir.

E o que houve de particular nesse dia? Trata-se da sexta-feira em que o Papa Francisco deu a extraordinária bênção Urbi et Orbi a partir de uma Praça de São Pedro impactantemente vazia, num dos episódios mais arrepiantes de toda a pandemia.

A bênção Urbi et Orbi costuma ser dada somente em três ocasiões específicas: quando é eleito um novo Papa; no dia de Natal; e no Domingo de Páscoa. Além do próprio fato de se tratar de uma bênção excepcional, a Urbi et Orbi de 27 de março ocorreu junto ao assim chamado Crucifixo Milagroso de São Marcelo, uma imagem de Jesus crucificado à qual o povo romano atribuiu o fim de uma epidemia de peste que assolou a cidade em 1522. Ao lado dessa imagem, também estava posicionado na Praça de São Pedro o ícone de Maria “Sálus Pópuli Románi“, tradicionalíssima imagem de Nossa Senhora invocada como protetora da Cidade Eterna.

Uma das pessoas que compartilharam o gráfico foi o pe. John LoCoco, da arquidiocese norte-americana de Milwaukee. De acordo com a sua análise, a sexta-feira da bênção do Papa marcou a virada na tendência das mortes na Itália, então em assustadora subida, e o começo da sua diminuição paulatina: o país, que havia chegado a um pico de 919 vítimas mortais num único dia, vem agora registrando números cada vez mais baixos, como os 50 falecimentos contabilizados neste último 24 de maio.

Imagem

 

Naquele inesquecível 27 de março, em meio à chuva, ao vazio e à penumbra de um fim de tarde pesado e melancólico, o Papa Francisco abordou a emblemática passagem do Evangelho em que Jesus acalma a tempestade no mar da Galileia:

“À semelhança dos discípulos do Evangelho, fomos surpreendidos por uma tempestade inesperada e furibunda. Demo-nos conta de estar no mesmo barco, todos frágeis e desorientados, mas, ao mesmo tempo, importantes e necessários: todos chamados a remar juntos, todos, carecidos de mútuo encorajamento. O Senhor desperta para acordar e reanimar a nossa fé pascal. Temos uma âncora: na Sua cruz, fomos salvos. Temos um leme: na Sua cruz, fomos resgatados. Temos uma esperança: na Sua cruz, fomos curados e abraçados, para que nada e ninguém nos separe do Seu amor redentor”.

Depois da sua alocução que comoveu o mundo, Francisco fez adoração silenciosa ao Santíssimo Sacramento da Eucaristia e, na sequência, deu a bênção com o Santíssimo “à cidade e ao mundo”.

Fonte: Aleteia

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE COMBATE E TRANSFERÊNCIA DE TODO MAL

Início: Reze: “Chagas abertas coração ferido, o sangue de Cristo está entre nós e o perigo.” (3x). Reze a oração de São Bento: “A Cruz Sagrada seja a minha luz não seja o dragão o meu guia. Retira-te satanás nunca me aconselhes coisas vãs, é mau o que me ofereces, bebe tu mesmo o teu veneno.” Reze a pequena oração de exorcismo de Santo Antônio: “Eis a cruz de Cristo! Fugi forças inimigas! Venceu o Leão da tribo de Judá, A raiz de Davi! Aleluia!” Proclame com fé e autoridade: “O Senhor te confunda satã, confunda-te o Senhor.” (Zacarias 3,2) Reze: Ave Maria cheia de Graça... Oração: Eu (diga seu nome completo), neste momento, coloco-me na presença de meu Senhor, Rei e Salvador Jesus Cristo, sob os cuidados e a intercessão de minha Mãe Santíssima e Mãe do meu Senhor, a Virgem Maria, debaixo da poderosa proteção de São Miguel Arcanjo e do meu Anjo da Guarda, para combater contra todas as forças do mal, ações, ataques, contaminações, armadilhas, en

Oração para se libertar da Dependência Afetiva

Senhor Jesus Cristo, reconheço que preciso de ajuda. Cedi ao apelo de minhas carências e agora sou prisioneiro desse relacionamento. Sinto-me dependente da atenção, presença e carinho dessa pessoa. Senhor, não encontro forças em mim mesmo para me libertar da influência dessas tentações. A toda hora esses pensamentos e sentimentos de paixão e desejo me invadem. Não consigo me livrar deles, pois o meu coração não me obedece. A tentação me venceu. E confesso a minha culpa por ter cedido às suas insinuações me deixando envolver. Mas, neste momento, eu me agarro com todas as minhas forças ao poder de Tua Santa Cruz. Jesus, eu suplico que o Senhor ordene a todas as forças espirituais malignas que me amarram e atormentam por meio desses sentimentos para que se afastem de mim juntamente com todas as suas tentações. Senhor Jesus, a partir de agora eu não quero mais me deixar arrastar por esses espíritos de impotência, de apego, de escravidão sentimental, de devassidão, de adultério, de louc

Explicando a pintura "A volta do Filho Pródigo" de Rambrandt

"A volta do filho pródigo" de Rambrandt. O quadro, pintado dois anos antes da morte do artista, além da visualização de uma das mais bonitas e expressivas parábolas de Jesus, expressa a trajetória da vida do Rembrandt. É a reflexão sobre a condição existencial na maturidade da sua vida. O quadro "O retorno do Filho Pródigo" se encontra hoje no famoso museu Hermitage, em São Petersburgo, na Rússia. Conhecemos a parábola descrita por evangelista São Lucas (15, 11-32), o evangelista da misericórdia. Vamos conhecer como o pintor apresenta cada uma das pessoas envolvidas na história e o seu estado interior. As três figuras principais e outras três, em tamanho natural, formam uma unidade e a distância, para que se possa contemplar cada uma delas e interagir. O quadro apresenta a escuridão e a luz que ilumina as três figuras principais.   Voltar a casa. Um homem tinha dois filhos. O filho mais novo disse ao pai: pai, dá-me a parte da herança que me cabe. E o pa