Pular para o conteúdo principal

Homilia do dia: Os mandamentos são respostas de amor a Deus

Os mandamentos transformam a nossa relação com Deus

 “Portanto, quem desobedecer a um só destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus” (Mateus 5,19).

 Natureza, um remédio gratuito e acessível | Terra da Gente | G1

Precisamos praticar e viver os mandamentos do Senhor e não podemos ignorá-los ou vivê-los segundo as nossas conveniências. Escolho aquilo que vou viver e ignoro aquilo que não está de acordo com as minhas conveniências. De forma alguma, a Palavra de Deus não pode ser ignorada, não pode ser tratada de forma seletiva. Vivemos numa sociedade relativista onde relativizamos até a vivência da nossa fé.

Para alguns, viver o amor é amar só quem queremos, quem escolhemos e selecionamos. Para outros, amar a Deus é da forma que queremos, da forma que achamos e assim por diante.

Você pode dizer: “Eu amo meu próximo, mas não perdoo fulano e sicrano”. “Eu amo, mas falo mal da vida dos outros, porque sou assim”. Não podemos ignorar os mandamentos porque fazemos o que é errado e não nos esforçamos para viver o que é certo.

Na Lei de Deus o que é certo é certo e o que é errado é errado. Não é certo só aquilo que conseguimos viver, e errado só aquilo que consideramos errado, não se trata de um critério subjetivo de acordo com a conveniência ou as observações que temos dentro da nossa cabeça e do nosso coração.

Os mandamentos são respostas de amor a Deus

O primeiro a ser formado somos nós, precisamos ser formados para uma consciência reta e iluminada, e não para uma consciência laxa, onde vamos vivendo de acordo com aquilo que achamos.

Temos de ter cuidado para que a obscuridade não conduza os nossos passos, porque o mundo em que vivemos é um mundo de muitas obscuridades, onde cada um forma os seus critérios ou vive de acordo com critérios que aprendeu de outros e cada um vai vivendo como quer e, por isso, o mundo está do jeito que está.

Permitamos que a mentalidade de Deus esteja em nós, porque precisamos não só aprender a praticar, mas ensinar os outros a viverem, porque não podemos desobedecer a um só desses mandamentos. “Eu acho oito mandamentos bons, mas tem aqueles dois que não concordo com eles. Não é uma questão de concordar, é uma questão de amar. Os mandamentos são respostas de amor a Deus, são os mandamentos que vão transformando a nossa relação com Ele.  

Na humildade podemos reconhecer as nossas dificuldades, nossas fraquezas e erros. Na humildade podemos e devemos reconhecer os limites que temos, só não podemos, em nome de uma falsa humildade, querer transformar o errado em certo, e ainda ensinar isso para os outros.

Há muitos fazendo dessa forma, há muitos exaltando o ressentimento, a mágoa, o rancor, a ofensa, a agressão em nome não sei de qual Evangelho, porque a Palavra de Deus é Palavra de Deus.

Deus abençoe você!

Pe. Roger Araújo

Fonte: Canção Nova

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE COMBATE E TRANSFERÊNCIA DE TODO MAL

Início: Reze: “Chagas abertas coração ferido, o sangue de Cristo está entre nós e o perigo.” (3x). Reze a oração de São Bento: “A Cruz Sagrada seja a minha luz não seja o dragão o meu guia. Retira-te satanás nunca me aconselhes coisas vãs, é mau o que me ofereces, bebe tu mesmo o teu veneno.” Reze a pequena oração de exorcismo de Santo Antônio: “Eis a cruz de Cristo! Fugi forças inimigas! Venceu o Leão da tribo de Judá, A raiz de Davi! Aleluia!” Proclame com fé e autoridade: “O Senhor te confunda satã, confunda-te o Senhor.” (Zacarias 3,2) Reze: Ave Maria cheia de Graça... Oração: Eu (diga seu nome completo), neste momento, coloco-me na presença de meu Senhor, Rei e Salvador Jesus Cristo, sob os cuidados e a intercessão de minha Mãe Santíssima e Mãe do meu Senhor, a Virgem Maria, debaixo da poderosa proteção de São Miguel Arcanjo e do meu Anjo da Guarda, para combater contra todas as forças do mal, ações, ataques, contaminações, armadilhas, en

Oração para se libertar da Dependência Afetiva

Senhor Jesus Cristo, reconheço que preciso de ajuda. Cedi ao apelo de minhas carências e agora sou prisioneiro desse relacionamento. Sinto-me dependente da atenção, presença e carinho dessa pessoa. Senhor, não encontro forças em mim mesmo para me libertar da influência dessas tentações. A toda hora esses pensamentos e sentimentos de paixão e desejo me invadem. Não consigo me livrar deles, pois o meu coração não me obedece. A tentação me venceu. E confesso a minha culpa por ter cedido às suas insinuações me deixando envolver. Mas, neste momento, eu me agarro com todas as minhas forças ao poder de Tua Santa Cruz. Jesus, eu suplico que o Senhor ordene a todas as forças espirituais malignas que me amarram e atormentam por meio desses sentimentos para que se afastem de mim juntamente com todas as suas tentações. Senhor Jesus, a partir de agora eu não quero mais me deixar arrastar por esses espíritos de impotência, de apego, de escravidão sentimental, de devassidão, de adultério, de louc

Explicando a pintura "A volta do Filho Pródigo" de Rambrandt

"A volta do filho pródigo" de Rambrandt. O quadro, pintado dois anos antes da morte do artista, além da visualização de uma das mais bonitas e expressivas parábolas de Jesus, expressa a trajetória da vida do Rembrandt. É a reflexão sobre a condição existencial na maturidade da sua vida. O quadro "O retorno do Filho Pródigo" se encontra hoje no famoso museu Hermitage, em São Petersburgo, na Rússia. Conhecemos a parábola descrita por evangelista São Lucas (15, 11-32), o evangelista da misericórdia. Vamos conhecer como o pintor apresenta cada uma das pessoas envolvidas na história e o seu estado interior. As três figuras principais e outras três, em tamanho natural, formam uma unidade e a distância, para que se possa contemplar cada uma delas e interagir. O quadro apresenta a escuridão e a luz que ilumina as três figuras principais.   Voltar a casa. Um homem tinha dois filhos. O filho mais novo disse ao pai: pai, dá-me a parte da herança que me cabe. E o pa