Pular para o conteúdo principal

O duro combate ao mundo e à carne

Além do diabo, o homem tem ainda outros dois inimigos, que são o mundo e a carne. Por meio deles, o demônio também executa o seu ofício, mas de maneira indireta: a própria vida que a pessoa leva potencializa a ação da carne, e o ambiente em que ela está, a ação do mundo.

Deus-agradecimento - O Segredo de Estar Bem

 

A tentação é a artimanha mais importante utilizada pelo demônio em sua missão de perder as almas, mas não a única, pois ele conta ainda com a possessão e a obsessão. Todavia, ambas não executam de maneira direta a intenção maior do demônio, ao passo que a tentação sim, pois nela o homem é levado ao pecado e, consequentemente, a se afastar de Deus.

 

O mundo, da mesma forma que o demônio, é um inimigo externo do homem. Ela leva o homem a crer que sua felicidade está neste mundo e no que ele oferece. A filosofia do mundo é composta de carnalidade imanente: "eu quero ser feliz aqui e agora". Este pensamento se reflete em diversas máximas: "aproveite enquanto você é jovem", "a vida é pra isso mesmo", "aproveite a vida", "carpe diem", etc. Em muitos casos, ela não se apresenta de maneira explícita, mas de modo velado, para que a pessoa, sem perceber, seja nela envolvida.

 

Uma outra tática da mundanidade é utilizar-se de gozações, sarcasmo, como por exemplo, quando o cristão, católico, devoto, vira objeto de piada, de escárnio.

 

Para combater esse inimigo externo, o primeiro passo é avivar a fé no amor de Deus. A felicidade está no céu e fixar os corações nele, em Deus, meditando seriamente sobre o vazio do mundo, sobre a morte, sobre o fim último das coisas pode ser de grande valia para se combater o espírito mundano.

 

Lutar contra o chamado "respeito humano". Esta expressão que causa bastante confusão, ainda mais nesses tempos politicamente corretos. Na linguagem ascética, cristã e clássica significa "vergonha de Deus por deferência ao ser humano", ou seja, quando a pessoa está num ambiente notadamente anticristão, não manifesta a sua fé, nem a defende, por vergonha ou medo de não ser bem aceito.

 

Um outro inimigo ainda mais potente que o diabo e o mundo é a chamada carne. A teologia espiritual explica que ela é a tendência de todo homem para o pecado e é proveniente do pecado original. Tanto a mundanidade como a concupiscência carnal são consequências das ações indiretas do demônio, já os pecados da carne são ações diretas do demônio, potencializadas pelo pecado original e pelos próprios pecados da pessoa.

 

A tendência carnal se manifesta de duas formas concretas, resumidas em uma só frase: "foge da dor, busca o prazer". Esta é a lei da carne. A mais grave é a busca do prazer. Ela nasce da confusão do homem em confundir felicidade com prazer. A primeira vem da alma e a segunda do corpo. O homem quer ser feliz e, por isso, peca, pois procura a felicidade onde ela não se encontra. Ela não está no prazer, muito pelo contrário, basta observar que a maioria dos prazeres é seguida de uma grande tristeza, pois o corpo não dá conta de sustentar a demanda de felicidade da alma.

 

A busca do prazer (concupiscência ou ephitumia, em grego), está presente no homem porque é uma criação divina, foi Deus quem criou o prazer. Ele criou o corpo que, para ser sustentado, precisa ingerir alimentos, criou também o homem e mulher que, para reproduzirem-se, precisam manter relações sexuais. Ora, tanto o comer quanto o sexo são lícitos e queridos por Deus. Contudo, ao serem pervertidos pelo pecado original, tornaram-se fonte de destruição do homem.

 

Caso a busca pelo prazer não tivesse sido distorcida pelo pecado original, estas realidades - boas em si mesmas - seriam trampolins para louvar e agradecer a Deus. No entanto, houve a distorção e o homem, para satisfazer-se, vira as costas para Deus e passa a tratar os prazeres como se fossem os verdadeiros deuses e fontes da felicidade. Assim, no coração da vitalidade humana está também uma tendência para a destruição e a morte.

 

Combater a concupiscência é tarefa árdua, mas não impossível. O Padre Antonio Royo Marin, em sua já citada obra "La teologia de la perfeccion cristiana", apresenta dez "remédios" para essa missão:

 

  1. Mortificação: mortificar-se nas coisas lícitas, renunciando a prazeres honestos a fim de ter forças para renunciar aos ilícitos;

 

  1. Afeição ao sofrimento e à cruz: aproximar-se de Cristo na Cruz é também aproximar-se do Amor que será pleno no céu. Não existe meio de amar sem estar disposto a carregar a cruz e a amar os outros;

 

  1. Combate à ociosidade: usar o tempo para direcionar todas as coisas para o bem e para Deus;

 

  1. Fuga das ocasiões perigosas: não dar oportunidade para a tentação carnal se manifestar. Não bastam os propósitos de não pecar, pois o corpo quer o contrário do que a alma deseja;

 

  1. Meditação a respeito da dignidade do cristão: considerar que todos são chamados à santidade, todos têm essa alta vocação e pensar sobre ela afasta do pecado;

 

  1. Lembrar que o Inferno existe: o castigo do pecado pode ser aplicado tanto pela danação eterna quanto ainda neste mundo;

 

  1. Recordar a Paixão de Cristo: olhando o amor com que Jesus amou a humanidade, doando-se inteiramente para salvá-la, faz com que haja uma maior resistência ao pecado;

 

  1. Orar de modo humilde e perseverante: para combater o pecado é preciso contar com a ajuda da graça eficaz. O pedido amoroso a Deus é fundamental para que a carne seja vencida;

 

  1. Devoção terna e amorosa pela Virgem Maria: Ela foi dada à humanidade como auxílio na luta contra o pecado. No dia em que o pecado instalou-se no mundo, Ela foi profetizada por Deus. Maria Castíssima, Puríssima e Santíssima ajuda no combate;

 

  1. Frequência nos sacramentos: especialmente o da Confissão e da Eucaristia, que são escolas de santidade, importantíssimas para a verdadeira conversão. O sistema de salvação que vem pelo sacramentos foi dado por Deus para esta batalha;

 

O segundo aspecto do combate da carne é "fugir da dor". Ela impede que a pessoa se santifique. O sofrimento é algo importante para o homem e alguns pontos de sua necessidade devem ser recordados:

 

     O sofrimento expia os pecados: são atos de mérito diante de Jesus;

     Submeter a carne ao espírito: por causa do pecado original quem manda no homem é a carne e não o espírito, por isso é preciso domá-la, colocar limites;

     Desapegar-se das coisas mundanas: os quais impedem que o homem ame a Deus sobre todas as coisas;

     A penitência purifica e torna o homem mais belo: o objetivo do homem é deixar sua alma cada vez mais bonita, esta é a beleza que importa realmente: a espiritual;

     A penitência ajuda a alcançar graças diante de Deus: a oração de quem agrada a Deus é ouvido de maneira mais eficaz por Ele;

     A penitência faz com que as pessoas sejam mais apostólicas: pessoas que evangelizam mais, pois estão mais voltadas para o outro;

     A penitência torna as pessoas mais parecidas com Jesus e Maria;

 

O Padre Royo Marin faz distinção entre os graus de santidade. Ele diz que o grau básico é não deixar de cumprir os deveres por serem eles dolorosos. Trata-se do salário mínimo da virtude. Segundo, é a aceitação resignada dos sofrimentos que Deus permite, oferecendo-os como ato de amor. Terceiro, a mortificação voluntária. O quarto grau encontra-se somente nos grandes santos, para os quais é preferível a dor ao prazer. O quinto grau, aquele perfeito, é quando a pessoa se oferece como vítima de expiação, aceitando os sofrimentos mais terríveis para agradar a Deus.

 

Todos os homens são chamados à santidade. Desse modo, os graus relacionados a ela devem ser aspirados por todos. Começando pelos primeiros é possível almejar chegar ao último e mais perfeito, assemelhando-se aos grandes santos e santas da Igreja.

 

Fonte: padrepauloricardo.org


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE COMBATE E TRANSFERÊNCIA DE TODO MAL

Início: Reze: “Chagas abertas coração ferido, o sangue de Cristo está entre nós e o perigo.” (3x). Reze a oração de São Bento: “A Cruz Sagrada seja a minha luz não seja o dragão o meu guia. Retira-te satanás nunca me aconselhes coisas vãs, é mau o que me ofereces, bebe tu mesmo o teu veneno.” Reze a pequena oração de exorcismo de Santo Antônio: “Eis a cruz de Cristo! Fugi forças inimigas! Venceu o Leão da tribo de Judá, A raiz de Davi! Aleluia!” Proclame com fé e autoridade: “O Senhor te confunda satã, confunda-te o Senhor.” (Zacarias 3,2) Reze: Ave Maria cheia de Graça... Oração: Eu (diga seu nome completo), neste momento, coloco-me na presença de meu Senhor, Rei e Salvador Jesus Cristo, sob os cuidados e a intercessão de minha Mãe Santíssima e Mãe do meu Senhor, a Virgem Maria, debaixo da poderosa proteção de São Miguel Arcanjo e do meu Anjo da Guarda, para combater contra todas as forças do mal, ações, ataques, contaminações, armadilhas, en

Oração para se libertar da Dependência Afetiva

Senhor Jesus Cristo, reconheço que preciso de ajuda. Cedi ao apelo de minhas carências e agora sou prisioneiro desse relacionamento. Sinto-me dependente da atenção, presença e carinho dessa pessoa. Senhor, não encontro forças em mim mesmo para me libertar da influência dessas tentações. A toda hora esses pensamentos e sentimentos de paixão e desejo me invadem. Não consigo me livrar deles, pois o meu coração não me obedece. A tentação me venceu. E confesso a minha culpa por ter cedido às suas insinuações me deixando envolver. Mas, neste momento, eu me agarro com todas as minhas forças ao poder de Tua Santa Cruz. Jesus, eu suplico que o Senhor ordene a todas as forças espirituais malignas que me amarram e atormentam por meio desses sentimentos para que se afastem de mim juntamente com todas as suas tentações. Senhor Jesus, a partir de agora eu não quero mais me deixar arrastar por esses espíritos de impotência, de apego, de escravidão sentimental, de devassidão, de adultério, de louc

Explicando a pintura "A volta do Filho Pródigo" de Rambrandt

"A volta do filho pródigo" de Rambrandt. O quadro, pintado dois anos antes da morte do artista, além da visualização de uma das mais bonitas e expressivas parábolas de Jesus, expressa a trajetória da vida do Rembrandt. É a reflexão sobre a condição existencial na maturidade da sua vida. O quadro "O retorno do Filho Pródigo" se encontra hoje no famoso museu Hermitage, em São Petersburgo, na Rússia. Conhecemos a parábola descrita por evangelista São Lucas (15, 11-32), o evangelista da misericórdia. Vamos conhecer como o pintor apresenta cada uma das pessoas envolvidas na história e o seu estado interior. As três figuras principais e outras três, em tamanho natural, formam uma unidade e a distância, para que se possa contemplar cada uma delas e interagir. O quadro apresenta a escuridão e a luz que ilumina as três figuras principais.   Voltar a casa. Um homem tinha dois filhos. O filho mais novo disse ao pai: pai, dá-me a parte da herança que me cabe. E o pa