Pular para o conteúdo principal

Que tipo de música você anda escutando?


Se teu ouvido te leva à queda, “arranca-o e joga para longe de ti! É melhor perderes um de teus membros do que todo o corpo ser lançado ao inferno.”

Este não é um texto para ensinar a ninguém que tipo de música escutar. Embora a música seja uma arte — e a nossa geração realmente precise aprender a apreciar uma boa música —, as pretensões desta breve matéria são bem mais modestas.

A intenção é alertar pais e educadores, jovens e adultos, homens e mulheres, para um problema bem específico, mas muito difundido e, por isso, difícil de combater. Trata-se de músicas com letras promovendo e exaltando o pecado mortal.

Elas estão praticamente em todo lugar: são as canções mais tocadas nas estações de rádio, no YouTube e nos serviços de streaming da internet; são trilha sonora de novelas e programas de TV em geral; são ouvidas no mais alto volume dentro de automóveis e também com fones de ouvido; são escolhidas para festas de aniversário, de formatura e de casamento (estavam nas latas de Coca-Cola uns dias atrás); estão na boca de jovens e crianças, adultos e até senhores de idade… Enfim, tornaram-se cultura.

Como vamos amar a Deus, se deixamos que nossos ouvidos e os de nossos filhos escutem justamente aquilo que mais ofende a Nosso Senhor?

Do que falam essas músicas? Uma rápida investigação na internet é suficiente para colocar as poucas pessoas preservadas de sua influência a par da situação a que chegamos: uma música dá voz a um amante que pede à mulher com que está envolvido para romper o noivado e ser logo “só sua”; outra fala de um homem que foi a uma festa e só queria esperar a namorada ir ao banheiro para ganhar alguns minutos de solteiro; outras tantas fazem referência explícita a movimentos e posições sexuais (sem pudor absolutamente nenhum!); das que fomentam o adultério, então, a lista não tem mais fim…

A consequência mais imediata de darmos ouvido a canções como essas é que, além das pessoas envolvidas em sua produção, caímos no pecado também nós. O padre Antonio Royo Marín, grande tomista espanhol, diz a esse respeito que:
  • São gravemente escandalosos os espetáculos em que se representam coisas notavelmente obscenas, ou nos quais aparecem pessoas seminuas, ou se dizem coisas altamente provocativas, piadas ou músicas indecentes etc., ou se ridicularizam os bons costumes, ou se preconiza o vício da imoralidade.
  • […] Cometem grave pecado de escândalo os compositores da letra e música, as empresas que os representam em seus salões, os atores que atuam neles e os que contribuem com seu dinheiro e aplauso para sustentar esses espetáculos. E pecam os que assistem a eles sabendo de sua imoralidade ou periculosidade. Se animam outros a fazer o mesmo, são réus de grave escândalo.
A primeira atitude que precisamos tomar com relação a esse tipo de música, portanto, passa pelo sacramento da Confissão. Não adianta atribuir a culpa do que está acontecendo a este ou àquele grupo de profissionais, ou mesmo à “sociedade” de maneira genérica. Nosso primeiro exame de consciência é com Deus e com nossas famílias. É preciso cortar essas músicas de nossas vidas em definitivo: não mais escutá-las, impedir que nossos filhos as escutem, deixar de frequentar os ambientes que as promovem etc.

Por que atitudes tão radicais? Porque estamos falando da “romantização” do pecado grave, que afasta o ser humano radicalmente de Deus, nesta e na outra vida.
O mínimo que precisamos fazer, se amamos de fato uma pessoa, é deixar de ofendê-la. Mas como vamos amar a Deus — nós que nos dizemos católicos, que vamos à igreja, que queremos comungar o Corpo e Sangue do Senhor! — se deixamos que nossos ouvidos e os de nossos filhos escutem justamente aquilo que mais ofende a Nosso Senhor? Como vamos viver a mensagem de Nossa Senhora em Fátima, se com as músicas que escutamos reproduzimos em nossas mentes, em nossos corações e em nossas casas os “pecados da carne”, que levam tantas almas para o inferno? Como vamos nos recolher para a oração com a alma nesse estado?

Mais do que isso, como vamos levar os nossos filhos para o Céu, se deixamos que percam a inocência tão cedo, expostos a essas influências; se dos lábios dos mais pequeninos, de onde deveria sair o perfeito louvor a Deus (cf. Sl 8, 3), saem as músicas indecentes de nossa época — e por nossa culpa?

Demos um basta às músicas pecaminosas. Isso é o que de mais urgente devemos fazer.

O risco de continuar a escutar essas canções é você mesmo perder a sua fé na doutrina moral da Igreja e começar a achar normal (e até mesmo a aplaudir) tudo o que essas letras escandalosas proclamam. É como diz o provérbio: quem não vive conforme o que crê acaba crendo conforme aquilo que vive. Por isso — parafraseando Nosso Senhor —, se teu ouvido te leva à queda, “arranca-o e joga para longe de ti! De fato, é melhor perderes um de teus membros do que todo o corpo ser lançado ao inferno” (Mt 5, 29).

Fonte: Padre Paulo Ricardo 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE COMBATE E TRANSFERÊNCIA DE TODO MAL

Início: Reze: “Chagas abertas coração ferido, o sangue de Cristo está entre nós e o perigo.” (3x). Reze a oração de São Bento: “A Cruz Sagrada seja a minha luz não seja o dragão o meu guia. Retira-te satanás nunca me aconselhes coisas vãs, é mau o que me ofereces, bebe tu mesmo o teu veneno.” Reze a pequena oração de exorcismo de Santo Antônio: “Eis a cruz de Cristo! Fugi forças inimigas! Venceu o Leão da tribo de Judá, A raiz de Davi! Aleluia!” Proclame com fé e autoridade: “O Senhor te confunda satã, confunda-te o Senhor.” (Zacarias 3,2) Reze: Ave Maria cheia de Graça... Oração: Eu (diga seu nome completo), neste momento, coloco-me na presença de meu Senhor, Rei e Salvador Jesus Cristo, sob os cuidados e a intercessão de minha Mãe Santíssima e Mãe do meu Senhor, a Virgem Maria, debaixo da poderosa proteção de São Miguel Arcanjo e do meu Anjo da Guarda, para combater contra todas as forças do mal, ações, ataques, contaminações, armadilhas, en

Oração para se libertar da Dependência Afetiva

Senhor Jesus Cristo, reconheço que preciso de ajuda. Cedi ao apelo de minhas carências e agora sou prisioneiro desse relacionamento. Sinto-me dependente da atenção, presença e carinho dessa pessoa. Senhor, não encontro forças em mim mesmo para me libertar da influência dessas tentações. A toda hora esses pensamentos e sentimentos de paixão e desejo me invadem. Não consigo me livrar deles, pois o meu coração não me obedece. A tentação me venceu. E confesso a minha culpa por ter cedido às suas insinuações me deixando envolver. Mas, neste momento, eu me agarro com todas as minhas forças ao poder de Tua Santa Cruz. Jesus, eu suplico que o Senhor ordene a todas as forças espirituais malignas que me amarram e atormentam por meio desses sentimentos para que se afastem de mim juntamente com todas as suas tentações. Senhor Jesus, a partir de agora eu não quero mais me deixar arrastar por esses espíritos de impotência, de apego, de escravidão sentimental, de devassidão, de adultério, de louc

Explicando a pintura "A volta do Filho Pródigo" de Rambrandt

"A volta do filho pródigo" de Rambrandt. O quadro, pintado dois anos antes da morte do artista, além da visualização de uma das mais bonitas e expressivas parábolas de Jesus, expressa a trajetória da vida do Rembrandt. É a reflexão sobre a condição existencial na maturidade da sua vida. O quadro "O retorno do Filho Pródigo" se encontra hoje no famoso museu Hermitage, em São Petersburgo, na Rússia. Conhecemos a parábola descrita por evangelista São Lucas (15, 11-32), o evangelista da misericórdia. Vamos conhecer como o pintor apresenta cada uma das pessoas envolvidas na história e o seu estado interior. As três figuras principais e outras três, em tamanho natural, formam uma unidade e a distância, para que se possa contemplar cada uma delas e interagir. O quadro apresenta a escuridão e a luz que ilumina as três figuras principais.   Voltar a casa. Um homem tinha dois filhos. O filho mais novo disse ao pai: pai, dá-me a parte da herança que me cabe. E o pa