Pular para o conteúdo principal

Fim de Semana de Celebração em Duquesne pelo Jubileu de Ouro da RCC

Neste final de semana, de 17 a 19 de fevereiro, celebramos os 50 anos do histórico “Final de Semana de Duquesne”, o evento que é considerado um marco do início da Renovação Carismática no mundo. Nesta celebração, está acontecendo um grande evento com líderes mundiais da Renovação Carismática e de Novas Comunidades, com um grande momento de louvor e clamor ao Espírito Santo, e todas as atividades estão sendo transmitidas ao vivo pela internet.
Fachada da casa de retiros

O conhecido Fim de Semana de Duquesne, que aconteceu dos dias 17 a 19 de fevereiro de 1967, na casa de retiros A Arca e a Pomba (Pensylvania – EUA), é considerado o marco do início da Renovação Carismática na Igreja Católica. Antes deste evento, havia alguns relatos de experiências do Batismo no Espírito Santo, mas de forma mais individual. O evento que acontece este ano, faz parte dos eventos mundiais oficial que celebram o Jubileu de Ouro da RCC no mundo.

Como assistir?

Para ter acesso aos vídeos, que são transmitidos apenas em inglês e não tem serviços de legenda ou tradução simultânea, basta clicar neste link (http://somethinglikereal.com/thearkandthedove), preencher o cadastro com nome e e-mail e você receberá em sua caixa de e-mail o link da transmissão.
Este evento é dos que acontecerão em nível mundial para celebrar os Jubileu de Ouro – 50 anos da Renovação Carismática na Igreja Católica. Confira abaixo a programação:
Opening Session, com Michelle Moran – 17/02 – 19h (22h no Horário de Brasília)
Dedication of the Cross of the Renewal – 18/02 – 10h (13h no Horário de Brasília)
Saturday Session – Prayer and Reflections from Community Leaders – 18/02 – 14h (17h no Horário de Brasília)
Vigil Mass, com o bispo Zubik – 18/02 – 16h (19h no Horário de Brasília)
Evening Session com Patti Mansfield – 18/02 – 19h30 (22h30 no Horário de Brasília)
BRASIL no retiro de Duquesne
A presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL, Katia Roldi Zavaris, está nos Estados Unidos participando do evento. Junto com ela, estão representando a Renovação Carismática Católica do Brasil Reinaldo Beserra dos Reis e Sérgio Zavaris, ambos membros do Conselho Nacional.
De acordo com Katia Zavaris, a expectativa do evento é haja um novo pentecostes para o mundo. “Será um momento de grande ação de graças a Deus, que pelo derramamento do Seu Espírito Santo fez surgir a RCC na Igreja”, complementa. Ela diz ainda que ao longo desses 50 anos, a RCC tem amadurecido muito e que este é momento de pedir um novo Pentecostes para que haja uma evangelização mais madura e abrangente do que nos primeiros 50 anos.
O evento está dividido em duas partes. Desde quarta-feira, dia 15, está sendo realizado um encontro de líderes do movimento e das novas comunidades. A partir da sexta-feira, 17, será realizado um evento com caráter mais festivo, de louvor e testemunho por esse Jubileu de Ouro.Katia Roldi Zavaris relata que estão presentes membros da RCC dos Estados Unidos, membros de delegações de língua espanhola, haitianos, filipinos, indianos e africanos. Além da comitiva oficial da RCCBRASIL, há outros brasileiros que estão participando do evento: Monsenhor Jonas Abib, Luzia Santiago e Wellington Jardim, da Comunidade Canção Nova; Gilberto Gomes Barbosa, presidente da Frater Internacional e fundador da Comunidade Obra de Maria; Fernando Nascimento, da Rede Século 21; e Pe. Eduardo Braga, convidado especial.
Celebração brasileira do Jubileu de Ouro da RCC no mundo
Os 50 anos da RCC serão celebrados também aqui no Brasil num Acampamento na Canção Nova, em Cachoeira Paulista-SP, nos dias 28 de junho a 02 de julho, com a presença de Patti Gallagher Mansfield e de muitos outros pioneiros da RCC no mundo e no Brasil. Será um momento de grande louvor e de testemunhos do mover do Espírito Santo.
Saiba mais detalhes do evento e faça a sua inscrição no site www.rccbrasil.org.br/jubileu.
Leia o relato de Patti Mansfield sobre a experiência em Duquesne
alt
A RCC Brasil disponibilizou para todos o relato escrito por Patti Gallagher Mansfield, dois meses após a experiência vivida naqueles dias na casa de retiros A Arca e a Pomba.
Patti Mansfield era uma jovem estudante de francês e tinha o sonho de ser professora de francês. Ela planejava ir à França naquele ano, durante o verão, para se aperfeiçoar, mas o planos mudaram depois do chamado que ela recebeu.
Leia abaixo a carta dela e veja quão grande foi a experiência vivenciada por ela e pelos outros jovens naquele final de semana de 17 a 19 de janeiro de 1967.
29 de abril de 1967
Prezado Sr. Iacovanutuno,
Ça va? Por favor, perdoe-me por não ter escrito antes, mas tenho estado incomumente muito ocupada neste semestre. Eu realmente preferiria encontra-lo pessoalmente e contar-lhe as coisas maravilhosas que me aconteceram ultimamente. No entanto, esta pequena carta bastará.
Talvez eu tenha lhe dito que sou membro de um grupo de estudo das Escrituras no campus. Tivemos um fim de semana de estudos de 17 a 19 de fevereiro. Em preparação ao mesmo, lemos os Atos dos Apóstolos 1 – 4 e um livro intitulado A Cruz e o Punhal, de David Wilkerson. Fiquei impressionada com o poder do Espírito Santo e a força e a coragem com que os apóstolos foram capazes de espalhar a boa nova depois de Pentecostes. É claro que eu pensei eu o fim de semana seria proveitoso, mas devo admitir que eu nunca pensei que mudaria a minha vida!
Durante os nossos grupos de discussão, um dos líderes disse que devemos constantemente reafirmar nossos votos Batismais e abrirmo-nos mais ao Espírito de Deus. Eu achei isto intrigante e um pouco difícil de acreditar quando me disseram que os dons carismáticos dados aos Apóstolos continuam sendo dados hoje em dia – e que ainda existem sinais e maravilhas – e que Deus prometeu derramar do Seu Espírito sobre toda a carne. Decidimos fazer uma renovação de Confirmação e dos Votos Batismais na conclusão do evento no domingo à noite. Entretanto, o Senhor tinha outra coisa em mente para nós!
No sábado à noite havíamos planejado uma festa de aniversário para alguns colegas, mas as coisas simplesmente não aconteceram. Um por um de nós foi atraído para a capela e recebeu o que é chamado, no Novo Testamento, de Batismo no Espírito Santo. Aconteceu para várias pessoas de formas diferentes. Fui tocada por uma profunda consciência de que Deus é real e nos ama. Orações saltaram de meus lábios de uma forma que eu nunca antes teria tido a coragem de pronunciá-las em voz alta. Agora eu sei o que Claudel quis dizer com “uma voz que vem de dentro mais do que somos”. Aquele não foi apenas um simples fim de semana, mas uma experiência real de mudança de vida, que continua e está se espalhando e crescendo.
A melhor coisa é a completa falta de ansiedade! Nunca antes eu me senti tão insegura quanto ao futuro, mas também nunca antes eu me senti tão sem medo e feliz. Se você tiver a oportunidade, tente ler o livro que sugeri anteriormente e outro do John Sherrill They speak with Other Tongues (Eles falam em Outras Línguas). Gostaria muito de ter notícias suas e saber a sua opinião. Se cuida!
Os dons do Espírito são manifestos agora – posso testemunhar isso porque tenho ouvido pessoas orar em línguas, curar, discernir espíritos, falar com uma sabedoria e fé extraordinárias, profetizar e interpretar. Percebo agora que não há nada que tenhamos que suportar sozinhos, nenhuma oração que Deus não responda, nenhuma necessidade que o Senhor não seja rico o suficiente para preencher! Sinto uma tremenda liberdade em depender Dele, em verdadeiramente louvar o Senhor.
Podemos tentar viver como cristãos e morres para nós mesmos e para o pecado, porém, sem o poder do Espírito, pode ser uma luta bastante desanimadora. Ainda há tentações e problemas, mas agora eu tenho confiança em Deus – agora eu tenho a força do Senhor para realmente mudar e viver com ele. É verdade que recebemos o Espírito Santo no Crisma e que somos os seus templos, mas não nos abrimos o suficiente para os seus dons e para o seu poder em nossas vidas. É verdade que o Espírito é um professor, porque eu aprendi muito em tão pouco tempo com Ele! As Escrituras vivem! Tenho certeza que eu nunca poderia adquirir tanto conhecimento sozinha, apesar dos esforços e boas intenções.
Eis porque cancelei minha viagem à Europa no verão. Tenho certeza que eventualmente ensinarei francês e visitarei a França. No entanto, perdi interesse nisso nesse momento. Parece-me que, para o presente, o Senhor tem me dado certos dons que devo usar para aproximar as pessoas Dele. Tenho me surpreendido falando com as pessoas sobre Cristo e em ver resultados concretos! Eu nunca teria tido a coragem de fazer isso antes, mas agora é impossível não o fazer. É como os Apóstolos disseram depois de Pentecostes, Pos não podemos deixar de falar das coisas que temos visto e ouvido!
Amor e orações,
Patti

Fontes: RCCBrasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE COMBATE E TRANSFERÊNCIA DE TODO MAL

Início: Reze: “Chagas abertas coração ferido, o sangue de Cristo está entre nós e o perigo.” (3x). Reze a oração de São Bento: “A Cruz Sagrada seja a minha luz não seja o dragão o meu guia. Retira-te satanás nunca me aconselhes coisas vãs, é mau o que me ofereces, bebe tu mesmo o teu veneno.” Reze a pequena oração de exorcismo de Santo Antônio: “Eis a cruz de Cristo! Fugi forças inimigas! Venceu o Leão da tribo de Judá, A raiz de Davi! Aleluia!” Proclame com fé e autoridade: “O Senhor te confunda satã, confunda-te o Senhor.” (Zacarias 3,2) Reze: Ave Maria cheia de Graça... Oração: Eu (diga seu nome completo), neste momento, coloco-me na presença de meu Senhor, Rei e Salvador Jesus Cristo, sob os cuidados e a intercessão de minha Mãe Santíssima e Mãe do meu Senhor, a Virgem Maria, debaixo da poderosa proteção de São Miguel Arcanjo e do meu Anjo da Guarda, para combater contra todas as forças do mal, ações, ataques, contaminações, armadilhas, en

Oração para se libertar da Dependência Afetiva

Senhor Jesus Cristo, reconheço que preciso de ajuda. Cedi ao apelo de minhas carências e agora sou prisioneiro desse relacionamento. Sinto-me dependente da atenção, presença e carinho dessa pessoa. Senhor, não encontro forças em mim mesmo para me libertar da influência dessas tentações. A toda hora esses pensamentos e sentimentos de paixão e desejo me invadem. Não consigo me livrar deles, pois o meu coração não me obedece. A tentação me venceu. E confesso a minha culpa por ter cedido às suas insinuações me deixando envolver. Mas, neste momento, eu me agarro com todas as minhas forças ao poder de Tua Santa Cruz. Jesus, eu suplico que o Senhor ordene a todas as forças espirituais malignas que me amarram e atormentam por meio desses sentimentos para que se afastem de mim juntamente com todas as suas tentações. Senhor Jesus, a partir de agora eu não quero mais me deixar arrastar por esses espíritos de impotência, de apego, de escravidão sentimental, de devassidão, de adultério, de louc

Explicando a pintura "A volta do Filho Pródigo" de Rambrandt

"A volta do filho pródigo" de Rambrandt. O quadro, pintado dois anos antes da morte do artista, além da visualização de uma das mais bonitas e expressivas parábolas de Jesus, expressa a trajetória da vida do Rembrandt. É a reflexão sobre a condição existencial na maturidade da sua vida. O quadro "O retorno do Filho Pródigo" se encontra hoje no famoso museu Hermitage, em São Petersburgo, na Rússia. Conhecemos a parábola descrita por evangelista São Lucas (15, 11-32), o evangelista da misericórdia. Vamos conhecer como o pintor apresenta cada uma das pessoas envolvidas na história e o seu estado interior. As três figuras principais e outras três, em tamanho natural, formam uma unidade e a distância, para que se possa contemplar cada uma delas e interagir. O quadro apresenta a escuridão e a luz que ilumina as três figuras principais.   Voltar a casa. Um homem tinha dois filhos. O filho mais novo disse ao pai: pai, dá-me a parte da herança que me cabe. E o pa