Google+ Hoje comemoramos com a Santa Igreja a vida venerável de Santa Escolástica ~ Comunidade Encontro

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Hoje comemoramos com a Santa Igreja a vida venerável de Santa Escolástica

Irmã gêmea de São Bento, Escolástica nasceu em Núrcia, Úmbria, uma região da Itália no ano de 480. Nascida em família nobre e muito distinta, desde muito nova se consagrou ao Senhor desejando com toda pureza de seu coração amar unicamente o Cristo, distribuiu seus haveres após a morte dos pais e partiu com uma criada também cristã, buscando viver como seu irmão a solidão.


São Bento conhecendo a vocação da irmã mandou construir não muito longe de seu mosteiro uma cela e prescrevendo-lhes basicamente suas regras, a dispensou junto com a criada. Não demorou muito para que várias outras jovens juntassem-se a elas para seguir Jesus. 

A Santa viveu intensamente o amor e o tinha como decisão de vida. São Gregório narra um acontecimento que prova a entrega de Escolástica ao Amor. 

Os santos irmãos só se encontravam uma vez por ano, em ocasião da Páscoa, em obediência a regra e certa vez em um desses encontros nos quais tinham lindos diálogos sobre a vida mística e o anseio celeste, Escolástica desejou profundamente que Bento permanecesse com ela e pudessem estender o santo colóquio. Bento se recusou, dizendo que não podia por conta da regra e ela silenciosamente orou a Deus que a ouviu transformando o dia sereno em uma violenta tempestade que o impedia de retornar para sua cela.

Imediatamente o santo de temperamento forte a repreendeu dizendo: 
– Que fizeste minha irmã? Deus te perdoe por isso…
Com o coração confortado pela vontade de Deus respondeu ao irmão:
– Eu te pedi e não quiseste me atender. Pedi a Deus e Ele me ouviu, vá embora, se puder, e volte ao seu mosteiro.

Forçado pelo amor submeteu-se ao desejo de Deus e viveu com sua irmã aquele que seria seu ultimo encontro. Três dias depois Bento viu a alma de sua irmã subir ao céu em forma de pomba e mandou que a sepultasse no túmulo que mandara construir para si mesmo. Depois de quarenta dias, São Bento se uniu àquela a quem por providência divina sempre teve unida a sua alma.

Peçamos nesse dia a pureza de Santa Escolástica, sua entrega pelos irmãos, o profundo e indiviso desejo por Cristo e a consciência e disposição de coração para entender que “ VENCE NA VIDA AQUELE QUE MAIS AMA”.

Oração a Santa Escolástica
“Ó Deus, Pai de misericórdia, Santa Escolástica mostrou que nossa missão é servir, é carregar os fardos uns dos outros, é promover a harmonia e a paz entre todos os homens. Dá-nos compreender em profundidade esses teus desígnios, para que nos aproximemos de Ti, para que Te reconheçamos nos irmãos e para que Te louvemos e bendigamos sem cessar. Amém.”

0 comentários: