Pular para o conteúdo principal

Hoje comemoramos com a Santa Igreja a vida venerável de Santa Escolástica

Irmã gêmea de São Bento, Escolástica nasceu em Núrcia, Úmbria, uma região da Itália no ano de 480. Nascida em família nobre e muito distinta, desde muito nova se consagrou ao Senhor desejando com toda pureza de seu coração amar unicamente o Cristo, distribuiu seus haveres após a morte dos pais e partiu com uma criada também cristã, buscando viver como seu irmão a solidão.


São Bento conhecendo a vocação da irmã mandou construir não muito longe de seu mosteiro uma cela e prescrevendo-lhes basicamente suas regras, a dispensou junto com a criada. Não demorou muito para que várias outras jovens juntassem-se a elas para seguir Jesus. 

A Santa viveu intensamente o amor e o tinha como decisão de vida. São Gregório narra um acontecimento que prova a entrega de Escolástica ao Amor. 

Os santos irmãos só se encontravam uma vez por ano, em ocasião da Páscoa, em obediência a regra e certa vez em um desses encontros nos quais tinham lindos diálogos sobre a vida mística e o anseio celeste, Escolástica desejou profundamente que Bento permanecesse com ela e pudessem estender o santo colóquio. Bento se recusou, dizendo que não podia por conta da regra e ela silenciosamente orou a Deus que a ouviu transformando o dia sereno em uma violenta tempestade que o impedia de retornar para sua cela.

Imediatamente o santo de temperamento forte a repreendeu dizendo: 
– Que fizeste minha irmã? Deus te perdoe por isso…
Com o coração confortado pela vontade de Deus respondeu ao irmão:
– Eu te pedi e não quiseste me atender. Pedi a Deus e Ele me ouviu, vá embora, se puder, e volte ao seu mosteiro.

Forçado pelo amor submeteu-se ao desejo de Deus e viveu com sua irmã aquele que seria seu ultimo encontro. Três dias depois Bento viu a alma de sua irmã subir ao céu em forma de pomba e mandou que a sepultasse no túmulo que mandara construir para si mesmo. Depois de quarenta dias, São Bento se uniu àquela a quem por providência divina sempre teve unida a sua alma.

Peçamos nesse dia a pureza de Santa Escolástica, sua entrega pelos irmãos, o profundo e indiviso desejo por Cristo e a consciência e disposição de coração para entender que “ VENCE NA VIDA AQUELE QUE MAIS AMA”.

Oração a Santa Escolástica
“Ó Deus, Pai de misericórdia, Santa Escolástica mostrou que nossa missão é servir, é carregar os fardos uns dos outros, é promover a harmonia e a paz entre todos os homens. Dá-nos compreender em profundidade esses teus desígnios, para que nos aproximemos de Ti, para que Te reconheçamos nos irmãos e para que Te louvemos e bendigamos sem cessar. Amém.”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE COMBATE E TRANSFERÊNCIA DE TODO MAL

Início: Reze: “Chagas abertas coração ferido, o sangue de Cristo está entre nós e o perigo.” (3x). Reze a oração de São Bento: “A Cruz Sagrada seja a minha luz não seja o dragão o meu guia. Retira-te satanás nunca me aconselhes coisas vãs, é mau o que me ofereces, bebe tu mesmo o teu veneno.” Reze a pequena oração de exorcismo de Santo Antônio: “Eis a cruz de Cristo! Fugi forças inimigas! Venceu o Leão da tribo de Judá, A raiz de Davi! Aleluia!” Proclame com fé e autoridade: “O Senhor te confunda satã, confunda-te o Senhor.” (Zacarias 3,2) Reze: Ave Maria cheia de Graça... Oração: Eu (diga seu nome completo), neste momento, coloco-me na presença de meu Senhor, Rei e Salvador Jesus Cristo, sob os cuidados e a intercessão de minha Mãe Santíssima e Mãe do meu Senhor, a Virgem Maria, debaixo da poderosa proteção de São Miguel Arcanjo e do meu Anjo da Guarda, para combater contra todas as forças do mal, ações, ataques, contaminações, armadilhas, en

Oração para se libertar da Dependência Afetiva

Senhor Jesus Cristo, reconheço que preciso de ajuda. Cedi ao apelo de minhas carências e agora sou prisioneiro desse relacionamento. Sinto-me dependente da atenção, presença e carinho dessa pessoa. Senhor, não encontro forças em mim mesmo para me libertar da influência dessas tentações. A toda hora esses pensamentos e sentimentos de paixão e desejo me invadem. Não consigo me livrar deles, pois o meu coração não me obedece. A tentação me venceu. E confesso a minha culpa por ter cedido às suas insinuações me deixando envolver. Mas, neste momento, eu me agarro com todas as minhas forças ao poder de Tua Santa Cruz. Jesus, eu suplico que o Senhor ordene a todas as forças espirituais malignas que me amarram e atormentam por meio desses sentimentos para que se afastem de mim juntamente com todas as suas tentações. Senhor Jesus, a partir de agora eu não quero mais me deixar arrastar por esses espíritos de impotência, de apego, de escravidão sentimental, de devassidão, de adultério, de louc

Explicando a pintura "A volta do Filho Pródigo" de Rambrandt

"A volta do filho pródigo" de Rambrandt. O quadro, pintado dois anos antes da morte do artista, além da visualização de uma das mais bonitas e expressivas parábolas de Jesus, expressa a trajetória da vida do Rembrandt. É a reflexão sobre a condição existencial na maturidade da sua vida. O quadro "O retorno do Filho Pródigo" se encontra hoje no famoso museu Hermitage, em São Petersburgo, na Rússia. Conhecemos a parábola descrita por evangelista São Lucas (15, 11-32), o evangelista da misericórdia. Vamos conhecer como o pintor apresenta cada uma das pessoas envolvidas na história e o seu estado interior. As três figuras principais e outras três, em tamanho natural, formam uma unidade e a distância, para que se possa contemplar cada uma delas e interagir. O quadro apresenta a escuridão e a luz que ilumina as três figuras principais.   Voltar a casa. Um homem tinha dois filhos. O filho mais novo disse ao pai: pai, dá-me a parte da herança que me cabe. E o pa