Google+ Homilia do Fundador: "Sede santos, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo" ~ Comunidade Encontro

domingo, 19 de fevereiro de 2017

Homilia do Fundador: "Sede santos, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo"

Leia na íntegra a homilia do nosso Fundador, o Clayton, feita no 7º Domingo do Tempo Comum (19/02/2017):
Primeira Leitura (Lv 19,1-2.17-18)
Salmo 102
Segunda Leitura (1Cor 3,16-23)
Evangelho (Mt 5,38-48)

Se em tudo olharmos com os olhos de amor e de justiça, primeiro nos envergonharemos diante do que vamos ver, pois iremos contemplar a gigantesca e infinita misericórdia, bondade a santa paciência de Deus para conosco, os cuidados e benefícios que Deus nos cumula e aí nossa alma se voltará para louvar e bendizer o Senhor constantemente porque estará reconhecendo o quanto Ele é bondoso e compassivo. Ao olharmos e reconhecermos tudo isso brotará em nós o desejo de nos abrirmos e de obedecermos profundamente a ordem do Senhor: Sede santos, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo.” Lv 19, 2, “Não tenhas no coração ódio contra teu irmão. Repreende o teu próximo, para não te tornares culpado de pecado por causa dele. Não procures vingança, nem guardes rancor dos teus compatriotas. Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor!” Lv 19, 17-18. Se olharmos a bondade e misericórdia de Deus para conosco, nós iremos compreender profundamente essas palavras e buscaremos com todas as nossas forças vivermos a santidade e deixaremos de ser tão ingratos e de cair tão fácil nas seduções e nos conselhos do demônio. Iremos parar de ser omissos e repreender o nosso próximo e não mais tomar a culpa junto com ele. Iremos abrir os nossos lábios para repreendê-los mas não iremos odiar a ninguém, mas compreenderemos que devemos exortar e não ocultar aquilo que é mal, exortaremos com amor e misericórdia porque, volto a dizer, teremos sempre diante dos nossos olhos a grandeza da misericórdia e a bondade de Deus para conosco e quando compreendemos e reconhecemos isso, nós caímos em nós mesmos e percebemos, 'o primeiro pecador sou eu, o maior pecador sou eu'.
Como Deus usa de bondade e misericórdia comigo e como Deus usa de bondade e misericórdia para com o meu próximo, devo usar, ser bondoso e misericordioso sem deixar de exortá-lo, mas até a minha exortação será uma exortação não cheia de vingança e nem querendo humilhar, mas será uma exortação como o próprio Deus me exorta, cheia de bondade e de misericórdia e se assim eu o fizer, se eu não ocultar, se eu não for conivente com o pecado do meu irmão mas mesmo exortando-o usar de misericórdia, a alma dele também estará sempre bendizendo o Senhor e irá encontrar esse Deus bondoso e compassivo como diz no Salmo 102, agindo assim não agirei como o mundo, terei a sabedoria de Deus e não a sabedoria do mundo, não olharei para mim pensando que sou o melhor de todos, que sou o justo, não me julgarei melhor que os outros pois a todo instante eu estarei com os olhos puros buscando a Santidade. E buscando a santidade estarei reconhecendo: Só Deus é bom. E se hoje estou caminhando, estou de pé e se ouço a voz do Pastor é por pura misericórdia de Deus, então não serei sábio aos meus próprios olhos mas o meu testemunho de amor e misericórdia será o suficiente para proclamar que Deus é bom e que a sabedoria que eu vivo e uso vem de Deus e não é minha. Também olhando a grandeza e a misericórdia de Deus, não serei aquele que vai querer se vingar, não fugirei das necessidades do meu irmão, não serei aquele que só amará quem me ama mas amarei a todos e desejarei servir a todos, ser o servo de todos, não serei aquele que ao ser agredido vai devolver com agressão. Não! Mas serei aquele que ama até o inimigo, que ama até as últimas consequências, serei aquele que não tratarei o meu próximo como as faltas dele exigem, mas serei aquele que estarei imitando Cristo em tudo, e até arranjando desculpas para o meu irmão e irei ser compreensivo. Nossa, eu irei ser Encontro!

Não se acomode numa perfeição limitada que o seu cérebro demarcou, portanto, sede perfeito como vosso pai celeste é perfeito, sede perfeito no amor, sede perfeito na vivência do carisma encontro, não o esmague, mergulhe nele e você vai descobrir a grandeza desse carisma. Sede santos, sede perfeitos, sede encontro, pois Deus os chamou a serem santos e perfeitos numa vocação e essa vocação chama-se Encontro: Amar, amar e amar!  

0 comentários: