Pular para o conteúdo principal

São Pio de Pietrelcina - Deus fez dele sua morada


Em 23 de setembro de 1968, ano particularmente tumultuado no mundo inteiro, um homem morria numa pequena cidade do sul da Itália. Milhares de pessoas choraram sua morte. Não apenas na Europa, mas no mundo todo. Era um homem amado por Deus, de quem recebera dons extraordinários.

Tinha 81 anos e durante quase cinqüenta carregara os estigmas da Paixão. Em seu corpo, exatamente nos lugares em que Cristo fora ferido de morte na Cruz, surgiram feridas vivas, que jamais cicatrizavam causando-lhe sofrimentos atrozes.

Muitos milagres são atribuídos a ele. Inúmeras pessoas se dizem curadas graças a sua intercessão. Há relatos de milagres mesmo depois de sua morte.

Em maio de 1987, no centenário de seu nascimento, o papa João Paulo II disse: "Como era profundo seu sendo de justiça  de misericórdia, sua compaixão por todos os que sofrem, e como ele se empenhou para ajudá-los concretamente! Gostaria de agradecer a Deus por ter-nos dado o querido Padre Pio, por tê-lo oferecido à nossa geração neste nosso século tão conturbado. Em seu amor por Deus e em sua fraternidade, ele é um sinal de grande esperança".

Em 18 de dezembro de 1997, a Igreja o declarou Venerável. EM 2 de maio de 1999, numa celebração na praça São Pedro, ele foi beatificado. Em 16 de junho de 2002, na presença de mais de 300 mil fiéis do mundo todo, o papa João Paulo II proclamou São Pio de Pietrelcina o 758º santo da Igreja católica, cuja memória litúrgica é celebrada em 23 de setembro, aniversário de seu "nascimento para o céu".

Quem é Padre Pio? Por que Deus o escolheu? Que mensagem podemos extrair de sua vida? Num mundo que tem fome da palavra de Deus, num mundo carente de santos ou pelo menos de homens virtuosos, Padre Pio, o humilde frade capuchinho de Pietrelcina, com seus carismas, seu espírito sacrífico, sua devoção, sua alegria, é um sinal da presença divina. Sua força espiritual é para nós um convite a dirigir o olhar para nossa alma, esquecida em meio a tantas preocupações materiais. Seu profundo amor a Deus é para nós um alento. Sua figura admirável sobressai neste nosso século tão marcado pela descrença.

Sua vida para nós é ensinamento constante e sua intercessão ainda muito presente principalmente para o alívio das dores e dos sofrimentos. Um homem que tanto sofreu, nada mais queria que aliviar o sofrimento dos irmãos. Às duas e meia da manhã do dia 23 de setembro de 1968, Padre Pio entregou sua alma a Deus. Em seu corpo, já não havia sinal dos estigmas. Um suave perfume de flor de laranjeira emanava de seu quarto... Um perfume maravilhoso que ainda pode ser sentido em todas as partes do mundo. 

(Fonte: Trechos do livro "Padre Pio - crucificado por amor" de SIlvana Cobucci Leite)

Assista Pe. Paulo Ricardo falando sobre o profundo amor de São Pe. Pio pela Virgem Santíssima

São Pe. Pio, baluarte da Comunidade Encontro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE COMBATE E TRANSFERÊNCIA DE TODO MAL

Início: Reze: “Chagas abertas coração ferido, o sangue de Cristo está entre nós e o perigo.” (3x). Reze a oração de São Bento: “A Cruz Sagrada seja a minha luz não seja o dragão o meu guia. Retira-te satanás nunca me aconselhes coisas vãs, é mau o que me ofereces, bebe tu mesmo o teu veneno.” Reze a pequena oração de exorcismo de Santo Antônio: “Eis a cruz de Cristo! Fugi forças inimigas! Venceu o Leão da tribo de Judá, A raiz de Davi! Aleluia!” Proclame com fé e autoridade: “O Senhor te confunda satã, confunda-te o Senhor.” (Zacarias 3,2) Reze: Ave Maria cheia de Graça... Oração: Eu (diga seu nome completo), neste momento, coloco-me na presença de meu Senhor, Rei e Salvador Jesus Cristo, sob os cuidados e a intercessão de minha Mãe Santíssima e Mãe do meu Senhor, a Virgem Maria, debaixo da poderosa proteção de São Miguel Arcanjo e do meu Anjo da Guarda, para combater contra todas as forças do mal, ações, ataques, contaminações, armadilhas, en

Oração para se libertar da Dependência Afetiva

Senhor Jesus Cristo, reconheço que preciso de ajuda. Cedi ao apelo de minhas carências e agora sou prisioneiro desse relacionamento. Sinto-me dependente da atenção, presença e carinho dessa pessoa. Senhor, não encontro forças em mim mesmo para me libertar da influência dessas tentações. A toda hora esses pensamentos e sentimentos de paixão e desejo me invadem. Não consigo me livrar deles, pois o meu coração não me obedece. A tentação me venceu. E confesso a minha culpa por ter cedido às suas insinuações me deixando envolver. Mas, neste momento, eu me agarro com todas as minhas forças ao poder de Tua Santa Cruz. Jesus, eu suplico que o Senhor ordene a todas as forças espirituais malignas que me amarram e atormentam por meio desses sentimentos para que se afastem de mim juntamente com todas as suas tentações. Senhor Jesus, a partir de agora eu não quero mais me deixar arrastar por esses espíritos de impotência, de apego, de escravidão sentimental, de devassidão, de adultério, de louc

Explicando a pintura "A volta do Filho Pródigo" de Rambrandt

"A volta do filho pródigo" de Rambrandt. O quadro, pintado dois anos antes da morte do artista, além da visualização de uma das mais bonitas e expressivas parábolas de Jesus, expressa a trajetória da vida do Rembrandt. É a reflexão sobre a condição existencial na maturidade da sua vida. O quadro "O retorno do Filho Pródigo" se encontra hoje no famoso museu Hermitage, em São Petersburgo, na Rússia. Conhecemos a parábola descrita por evangelista São Lucas (15, 11-32), o evangelista da misericórdia. Vamos conhecer como o pintor apresenta cada uma das pessoas envolvidas na história e o seu estado interior. As três figuras principais e outras três, em tamanho natural, formam uma unidade e a distância, para que se possa contemplar cada uma delas e interagir. O quadro apresenta a escuridão e a luz que ilumina as três figuras principais.   Voltar a casa. Um homem tinha dois filhos. O filho mais novo disse ao pai: pai, dá-me a parte da herança que me cabe. E o pa