Pular para o conteúdo principal

A alegria cristã

 

Há umas palavras muito bonitas no livro de Nehemias, que se leem com frequência na Liturgia das Horas: A alegria do Senhor será a vossa força (Ne 8,10). Jesus nos fala dessa "alegria do Senhor", a garante e a potencia infinitamente com a sua Ressurreição e com a graça do Espirito Santo: Hei de ver-vos outra vez (quando aparecer ressuscitado), e o vosso coração se alegrará e ninguém vos tirará a vossa alegria Un 16,23. Cf. Jn 20,20 e GI 5,22).

A tristeza enfraquece-nos, a nós e aos que nos cercam. Debilita o ânimo, amolece as forças e desperta o mau humor. Uma pessoa triste cria um ambiente soturno. Já dizia, no século II, um dos mais antigos escritores cristãos: Afasta de ti a tristeza. Não entendes que a tristeza é pior do que qualquer outro estado de ânimo, que é a coisa que mais desanima e que repele o Espirito Santo? Uma pessoa alegre pratica o bem gosta das coisas boas e agrada a Deus. O triste, pelo contrário, sempre age errado (Pastor de Hermas, Mand. 10,1.1, 3.1).

A alegria, antítese da tristeza, enche-nos de vitalidade e levanta o ânimo dos outros é dinâmica. Pode-se dizer que uma pessoa alegre faz sair o sol em qualquer lugar onde se encontra. Mas, talvez nos perguntemos: "É possível a alegria como um bem estável da alma, como algo permanente? Não é, na realidade, como um vagalume, uma luzinha efémera que pisca só de vez em quando e por uns instantes na escuridão?" Deus nos responde que não.

- Lembremos as palavras já citadas de Jesus na Última Ceia: Vós, sem dúvida, agora estais tristes. Mas hei de ver-vos outra vez, e o vosso coração se alegrará e ninguém vos tirará a vossa alegria (Jn 16,22).

- Ouçamos o que diz São Paulo aos que acabavam de abraçar a fé cristã: Nós estamos sempre contentes! (2 Cor 6,10).

- Escutemos o "mandamento da alegria" de São Paulo aos filipenses: Alegrai-vos sempre no Senhor. Repito: alegrai-vos!... O Senhor está próximo. Não vos inquieteis com coisa alguma (FI 4,4-6).

 

● Será possível essa alegria?

Essa é a pergunta que se fazia Bento XVI, ao iniciar, com uma meditação, o Sínodo dos Bispos de 2005. Acabavam de ser lidas, na Liturgia da Hora Terça, as palavras com que Paulo termina sua segunda carta aos Coríntios: Por fim, irmãos, vivei com alegria. animai-vos., vivei em paz. E o Deus do amor e da paz estará convosco (2 Cor 13,11). Papa fez o seguinte comentário: texto mais conhecido sobre a alegria das cartas paulinas: Alegrai-vos sempre no Senhor. O Senhor está perto" (refere-se a Fl 4,4, acima citado...

«È possível ordenar, mandar desta forma a alegria? A alegria, poderíamos dizer, vem ou não vem, mas não pode ser imposta como um dever. Neste ponto, ajuda-nos a pensar o Se a pessoa amada, se o amor, o maior dom da minha vida, estiver próximo de mim, se eu puder ter a certeza de que aquele que me ama. Deus está perto de mim também nos momentos de tribulação, então poderá manter se firme no meu coração uma alegria maior do que todos os sofrimentos Meditação, 3/10/2005).

No mesmo sentido, o Papa Francisco afirma, com a leveza jovial de quem habitualmente está de bom humor: A alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus. O Evangelho, onde resplandece gloriosa a Cruz de Cristo, convida insistentemente à alegria [...] Reconheço que a alegria não se vive da mesma maneira em todas as etapas e circunstâncias da vida, por vezes muito duras. Adapta se e transforma se mas sempre permanece pelo menos como um feixe de luz que nasce da certeza pessoal de que não obstante as aparências contrárias, somos infinitamente amados (Enciclica Evangelii Gaudium nn. 15.6).

 

Amor e alegria

Deus nos ama. Somos seus filhos muito amados (Ef 5,1). Ele está sempre perto de nos. Nós é que podemos afastar-nos dele, e então a tristeza baixa ao coração. Como dizia São Josemaria (não se referia, como é lógico, à tristeza sem culpa, patológica, que procede da depressão]: A alegria é um bem cristão. Só desaparece com a ofensa a Deus, porque o pecado e fruto do egoísmo e o egoísmo é causa de tristeza ( Cristo que passa, n. 178).

E convidava a fazer um exame profundo: Não há alegria? Então pensa: há um obstáculo entre Deus e mim. Quase sempre acertará (Caminho, n. 662).

Quer dizer que, para estarmos alegres e alegrar os demais, é preciso que aumente o nosso amor a Deus - a nossa vida de oração, o nosso amor à Eucaristia, a nossa mortificação por amor, a nossa luta pelas virtudes -, e que vençamos o egoísmo, correspondendo generosamente ao amor que o Espirito Santo derrama em nossos corações.

 

Alguns exemplos de santos

- São Filipe Neri, Pippo il buono, que muitos veneravam como santo ainda em vida, as vezes se fazia de louco com palhaçadas ingênuas e até grotescas, apara sabotar em si, como diz um escritora tentação do orgulho, pois o riso, as custas de si mesmo, libera do inchaço da vaidade e atrai alegremente todos para Deus Como é bom saber rir de si mesmo, sem dar importância aos nossos "méritos", nem aos nossos "dramas e tragédias cotidianos.

- São Josemaria Escrivá referiu certa vez o que lhe aconteceu quando ainda era um jovem padre. Por causa de uma contrariedade forte, irritei-me... e depois me irritei por ter me irritado. Nesse estado de ânimo, indo pelas ruas de Madrid, passou por uma daquelas máquinas que faziam seis fotografias rápidas por quatro tostões, e Deus lhe inspirou uma ideia. Entrou na cabine e tirou as fotografias. Dizia que olhou para elas, e «estava engraçadíssimo com a cara de irritação!». Rasgou cinco fotos e guardou a sexta na carteira durante um certo tempo. «De vez em quando - comenta -, olhava-a para ver a cara de irritação, humilhar-me diante do Senhor e rir-me de mim mesmo: "Por bobol, dizia para mim"

- É célebre o impressionante exemplo de humor de São Thomas More, chanceler da Inglaterra, quando ia ser decapitado por ter-se oposto a aderir ao cisma religioso provocado pelo rei Henrique VIII. Quando inclinava a cabeça sobre o talho, olhou para o carrasco e disse-lhe: Ånimo, rapaz! Não tenhas medo de cumprir o teu dever. O meu pescoço é muito curto. Cuida, pois de não cortá-lo de lado, para que não fique abalado o teu prestigio e depois acrescentou: «Deixa-me ajeitar a barba, não aconteça que também a cortes. Ela nada tem nada a ver com isso».

Um precedente muito antigo de Sir Thomas é o do diácono de Roma São Lourenço, martirizado no ano de 285. Segundo conta Santo Ambrósio, foi queimado a fogo lento, deitado numa grelha. Brincando com os verdugos, disse em certo momento: "Este lado já está assado, podem virar-me para o outro".

Após refletir sobre esses exemplos - quatro entre muitos - talvez seja bom terminar este capítulo transcrevendo uma oração "para pedir o bom humor" composta por São Thomas More. Diz-se que a rezava todos os dias:

- «Dai-me, Senhor a saúde do corpo e, com ela, o bom senso pra conservá-la o melhor. Dai-me, Senhor, uma boa digestão e também algo para digerir. Dai-me uma alma santa, Senhor, que mantenha diante dos meus olhos tudo o que é bom e puro. Dai-me uma alma afastada do tédio e da tristeza, que não conheça os resmungos, as caras fechadas, nem os suspiros melancólicos... E não permitais que essa coisa que se chama o "eu", e que sempre tende a dilatar-se, me preocupe demasiado. Dai-me, Senhor, o sentido do bom humor. Dai-me a graça de compreender uma piada, uma brincadeira, para conseguir um pouco de felicidade e para dá-la de presente aos outros. Amém».

 

Trecho extraído do livro "Tornar a vida amável" de Francisco Faus

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE COMBATE E TRANSFERÊNCIA DE TODO MAL

Início: Reze: “Chagas abertas coração ferido, o sangue de Cristo está entre nós e o perigo.” (3x). Reze a oração de São Bento: “A Cruz Sagrada seja a minha luz não seja o dragão o meu guia. Retira-te satanás nunca me aconselhes coisas vãs, é mau o que me ofereces, bebe tu mesmo o teu veneno.” Reze a pequena oração de exorcismo de Santo Antônio: “Eis a cruz de Cristo! Fugi forças inimigas! Venceu o Leão da tribo de Judá, A raiz de Davi! Aleluia!” Proclame com fé e autoridade: “O Senhor te confunda satã, confunda-te o Senhor.” (Zacarias 3,2) Reze: Ave Maria cheia de Graça... Oração: Eu (diga seu nome completo), neste momento, coloco-me na presença de meu Senhor, Rei e Salvador Jesus Cristo, sob os cuidados e a intercessão de minha Mãe Santíssima e Mãe do meu Senhor, a Virgem Maria, debaixo da poderosa proteção de São Miguel Arcanjo e do meu Anjo da Guarda, para combater contra todas as forças do mal, ações, ataques, contaminações, armadilhas, en

Oração para se libertar da Dependência Afetiva

Senhor Jesus Cristo, reconheço que preciso de ajuda. Cedi ao apelo de minhas carências e agora sou prisioneiro desse relacionamento. Sinto-me dependente da atenção, presença e carinho dessa pessoa. Senhor, não encontro forças em mim mesmo para me libertar da influência dessas tentações. A toda hora esses pensamentos e sentimentos de paixão e desejo me invadem. Não consigo me livrar deles, pois o meu coração não me obedece. A tentação me venceu. E confesso a minha culpa por ter cedido às suas insinuações me deixando envolver. Mas, neste momento, eu me agarro com todas as minhas forças ao poder de Tua Santa Cruz. Jesus, eu suplico que o Senhor ordene a todas as forças espirituais malignas que me amarram e atormentam por meio desses sentimentos para que se afastem de mim juntamente com todas as suas tentações. Senhor Jesus, a partir de agora eu não quero mais me deixar arrastar por esses espíritos de impotência, de apego, de escravidão sentimental, de devassidão, de adultério, de louc

Explicando a pintura "A volta do Filho Pródigo" de Rambrandt

"A volta do filho pródigo" de Rambrandt. O quadro, pintado dois anos antes da morte do artista, além da visualização de uma das mais bonitas e expressivas parábolas de Jesus, expressa a trajetória da vida do Rembrandt. É a reflexão sobre a condição existencial na maturidade da sua vida. O quadro "O retorno do Filho Pródigo" se encontra hoje no famoso museu Hermitage, em São Petersburgo, na Rússia. Conhecemos a parábola descrita por evangelista São Lucas (15, 11-32), o evangelista da misericórdia. Vamos conhecer como o pintor apresenta cada uma das pessoas envolvidas na história e o seu estado interior. As três figuras principais e outras três, em tamanho natural, formam uma unidade e a distância, para que se possa contemplar cada uma delas e interagir. O quadro apresenta a escuridão e a luz que ilumina as três figuras principais.   Voltar a casa. Um homem tinha dois filhos. O filho mais novo disse ao pai: pai, dá-me a parte da herança que me cabe. E o pa