Pular para o conteúdo principal

Bispos dos EUA exortam Biden a rejeitar o aborto após “perturbadora” declaração


A Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB) exortou o presidente Joe Biden a rejeitar o aborto e a promover o direito à vida, após sua declaração "profundamente perturbadora", de 22 de janeiro, no aniversário da decisão Roe vs. Wade que legalizou o aborto no país em 1973.

“Exortamos firmemente o presidente a rejeitar o aborto e a promover a ajuda em favor das mulheres e das comunidades necessitadas”, indicou Dom Joseph Naumann, Arcebispo de Kansas City e chefe do Comitê de Atividades Pró-Vida da USCCB.

“É profundamente perturbador e trágico que um presidente elogie e se comprometa em codificar uma sentença da Suprema Corte que nega aos nascituros seu direito civil mais básico, o direito à vida sob o eufemismo de serviço de saúde”, indicou o Prelado.

Foi assim que os bispos responderam à declaração de Biden e Kamala Harris, a vice-presidente, que indicou que "a administração Biden-Harris está comprometida em codificar Roe vs. Wade, assim como em nomear juízes que respeitem precedentes fundacionais como Roe".

A declaração de Biden e Harris não menciona especificamente o aborto, mas usa termos como "saúde reprodutiva" e "cuidados de saúde", que costumam incluí-lo.

“Nos últimos quatro anos, a saúde reprodutiva, incluindo o direito a escolher, esteve sob ataques extremos e impiedosos. Como o governo Biden-Harris começa em um momento crítico, agora é o momento de nos dedicarmos novamente a garantir que todos os indivíduos tenham acesso aos cuidados de saúde de que precisam”, indica a declaração presidencial.

Os bispos destacaram que a sentença Roe vs. Wade não constitui um “avanço nos direitos e na saúde das mulheres” e lembraram que um católico não pode favorecer o aborto, fazendo alusão ao catolicismo declarado por Biden, que citou Santo Agostinho em seu discurso inaugural e colocou uma foto do Papa Francisco no salão oval da Casa Branca.

Em seu comunicado, Dom Naumann destacou a importância do ensinamento da Igreja sobre o aborto.

“Aproveito esta oportunidade para recordar aos católicos que o Catecismo o estabelece: ‘Desde o século I, a Igreja afirmou a maldade moral de todo aborto provocado. Este ensinamento não mudou. Continua invariável'”, disse o Prelado.

“As autoridades públicas são responsáveis ​​não apenas por suas crenças pessoais, mas pelos efeitos de suas ações públicas. A sentença Roe elevou o aborto à categoria de direito protegido assim como à eliminação das restrições estatais que prepararam o caminho para a morte violenta de mais de 62 milhões de nascituros inocentes, assim como para inúmeras mulheres que experimentaram a dor da perda, o abandono e a violência”, continuou o Arcebispo.  

O presidente da Franciscan University of Steubenville, Pe. Dave Pivonka, disse por sua vez que o pronunciamento de Biden e Harris foi uma "declaração agressiva pró-aborto".

“É triste para os católicos em todo o mundo. As políticas que prometeram são prejudiciais à dignidade da pessoa humana e contrárias aos ensinamentos da Igreja”, frisou.

O Papa Francisco disse em várias ocasiões que o aborto faz parte da "cultura do descarte" e que recorrer a essa prática é como contratar "um matador de aluguel" para "resolver um problema". No entanto, diferentes ativistas do aborto nos Estados Unidos tentam enfatizar que o Santo Padre não enfrentou o tema diretamente, ao contrário de muitos bispos norte-americanos.

No dia da posse de Biden, o presidente do Episcopado dos Estados Unidos e Arcebispo de Los Angeles, Dom José Gomez, disse que reza pelo novo presidente e destacou algumas áreas de acordo e desacordo com o presidente.

“Nós, bispos católicos, não somos atores partidários ativos na política de nossa nação”, disse Dom Gomez em sua mensagem. “Somos pastores responsáveis ​​pelas almas de milhões de norte-americanos e defensores das necessidades de todos os nossos próximos, frisou.

“Para os bispos da nação, a contínua injustiça do aborto continua sendo a 'prioridade preeminente'. Embora preeminente, não significa "única". Temos uma preocupação profunda com as muitas ameaças à vida e à dignidade humanas em nossa sociedade”, disse.

Os bispos dos Estados Unidos se aproximarão a Biden com o objetivo de iniciar "um diálogo para abordar os complicados fatores culturais e econômicos que motivam o aborto e desencorajam as famílias".

Fonte: acidigital.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE COMBATE E TRANSFERÊNCIA DE TODO MAL

Início: Reze: “Chagas abertas coração ferido, o sangue de Cristo está entre nós e o perigo.” (3x). Reze a oração de São Bento: “A Cruz Sagrada seja a minha luz não seja o dragão o meu guia. Retira-te satanás nunca me aconselhes coisas vãs, é mau o que me ofereces, bebe tu mesmo o teu veneno.” Reze a pequena oração de exorcismo de Santo Antônio: “Eis a cruz de Cristo! Fugi forças inimigas! Venceu o Leão da tribo de Judá, A raiz de Davi! Aleluia!” Proclame com fé e autoridade: “O Senhor te confunda satã, confunda-te o Senhor.” (Zacarias 3,2) Reze: Ave Maria cheia de Graça... Oração: Eu (diga seu nome completo), neste momento, coloco-me na presença de meu Senhor, Rei e Salvador Jesus Cristo, sob os cuidados e a intercessão de minha Mãe Santíssima e Mãe do meu Senhor, a Virgem Maria, debaixo da poderosa proteção de São Miguel Arcanjo e do meu Anjo da Guarda, para combater contra todas as forças do mal, ações, ataques, contaminações, armadilhas, en

Oração para se libertar da Dependência Afetiva

Senhor Jesus Cristo, reconheço que preciso de ajuda. Cedi ao apelo de minhas carências e agora sou prisioneiro desse relacionamento. Sinto-me dependente da atenção, presença e carinho dessa pessoa. Senhor, não encontro forças em mim mesmo para me libertar da influência dessas tentações. A toda hora esses pensamentos e sentimentos de paixão e desejo me invadem. Não consigo me livrar deles, pois o meu coração não me obedece. A tentação me venceu. E confesso a minha culpa por ter cedido às suas insinuações me deixando envolver. Mas, neste momento, eu me agarro com todas as minhas forças ao poder de Tua Santa Cruz. Jesus, eu suplico que o Senhor ordene a todas as forças espirituais malignas que me amarram e atormentam por meio desses sentimentos para que se afastem de mim juntamente com todas as suas tentações. Senhor Jesus, a partir de agora eu não quero mais me deixar arrastar por esses espíritos de impotência, de apego, de escravidão sentimental, de devassidão, de adultério, de louc

ORAÇÃO EXORCISTA DE SANTO ANTÔNIO QUE TODO CATÓLICO PODE FAZER

A tradição popular diz que Santo Antônio deu uma oração a uma pobre mulher que procurava ajuda contra as tentações do demônio. Sisto V, Papa franciscano, mandou esculpir a oração – chamada também de “lema de Santo Antônio” – na base do obelisco que mandou erigir na Praça de S. Pedro, em Roma. Eis o original, em latim: Ecce Crucem Domini! + Fugite partes adversae! + Vicit Leo de tribu Juda, + Radix David! Alleluia! Eis a tradução: Eis a cruz do Senhor! + Fugi forças inimigas! + Venceu o Leão de Judá, + A raiz de David! Aleluia ! Esta breve oração tem todo o sabor de um pequeno exorcismo. Também nós podemos usá-la – em latim ou português – para nos ajudar a superar as tentações que se nos apresentam. Origem da Bênção de Santo Antônio Existem muito poucas pesquisas sobre a origem desta bênção. E nenhuma pesquisa séria mais recente. Até hoje, a mais citada é a dos Bolandistas. E mesmo esta é baseada numa lenda. Eles a contam assim: “Havia em Portugal, no reinado do rei Diniz, uma pessoa at