Pular para o conteúdo principal

Será que nós estamos educando para a liberdade?

 
A educação precisa ir além dos slogans

E se você visse esta placa no pátio da escola?

Juntos, estamos capacitando todos os alunos a seguirem suas paixões e terem sucesso em um mundo em mudança.

Parece algo bom, não é? Afinal, quem poderia ser contra o empoderamento, certo? Eles vão capacitar todos os alunos, e “todos” é o ápice da recém-descoberta virtude da “inclusão”, então isso é uma vantagem, não é? Os alunos buscarão suas respectivas paixões – bem, qual é a alternativa? Não perseguir suas paixões? Mas isso não pode ser bom, pode? Sua gratificação não será atrasada! E eles querem que os alunos tenham sucesso! Se a única alternativa para o sucesso é o fracasso, então o sucesso é claramente superior, não é? E certamente vivemos em um mundo em mudança – isso é inegável. Portanto, a mensagem é inatacável!

Ou será que não?

Em suma, essa visão de liberdade foca em não sofrer restrições, mas não fala sobre para que se deve usar a sua liberdade. “Eu posso fazer o que eu quiser!” é uma declaração que precisa ser seguida imediatamente pela pergunta: “O que devo querer?” – ou problemas certamente virão.

O apelo daquele exemplo de mensagem na escola é que ela dá uma onda momentânea de arrepios emocionais (“Estamos capacitando as crianças!”). O perigo é que se alguém capacita, mas não orienta ou treina, então a escola está fracassando enquanto sorri.

O que significa capacitar os alunos?

Significa dar a eles um iPad? Significa dar a eles um slogan? Significa incentivá-los, independentemente da direção ou das consequências de suas ações?

A verdadeira educação não significa simplesmente entregar a tecnologia e entoar alegres hinos de auto-estima. A verdadeira educação inclui dar informações aos alunos, é claro. Também inclui formação e transformação.

Formação

Formação é o processo de pegar os bons potenciais e possibilidades do aluno e atualizá-los, tornando-os reais. É o trabalho que permite aos alunos ir de “Não consigo” para “Posso provar que sou capaz de fazer”.

Além disso, a verdadeira educação inclui a transformação, isto é, pegar o que era incompleto, imperfeito ou incorreto e remodelá-lo e cultivá-lo corretamente. É o trabalho que permite aos alunos ir de “Eu não faço muito bem” para “Eu tenho feito bem de forma consistente”.

Isso nos leva à questão do entusiasmo. Já sofri ao entrar em uma sala de aula com alunos apáticos e indiferentes muitas vezes. É muito trabalhoso ajudá-los a engrenar. Mas eles precisam aprender a cumprir seu dever, mesmo quando não têm vontade (especialmente quando não têm vontade).

Sucesso

Isso nos leva à questão do “sucesso”. O que significa ter sucesso? É a formatura? Uma carreira? Riqueza? Fama?

Santo Inácio de Loyola falou: “O homem foi criado para o louvor, reverência e serviço de Deus.” Alcançar esse objetivo é o único sucesso real; deixar de atingir esse objetivo é o fracasso mais completo. Em outras palavras, a educação de que os alunos mais precisam é aprender a se orientar para o que o Criador os criou, ou seja, para Ele mesmo.

Vivemos sim em um mundo em mudança. Estou digitando em uma máquina que seria ininteligível para mim há 40 anos, quando meus pais me deram uma máquina de escrever portátil como presente de formatura do Ensino Médio.

Uma boa educação ajudará os alunos a aprender como ser um aluno. Uma boa educação também ajudará os alunos a se apegar ao que é imutável: fazer o bem e evitar o mal; amar a Deus e ao próximo como a si mesmo; somente Deus pode satisfazer totalmente a alma humana.

Parece-me que a escola que colocou aquela placa no pátio não oferece aos alunos nem mapa nem bússola, mas promete ajudá-los a chegar aonde eles escolherem ir – seja bom para eles ou não. Acho que as escolas podem e devem fazer melhor do que isso. E nossos alunos certamente precisam de algo melhor.

Fonte: Aleteia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE COMBATE E TRANSFERÊNCIA DE TODO MAL

Início: Reze: “Chagas abertas coração ferido, o sangue de Cristo está entre nós e o perigo.” (3x). Reze a oração de São Bento: “A Cruz Sagrada seja a minha luz não seja o dragão o meu guia. Retira-te satanás nunca me aconselhes coisas vãs, é mau o que me ofereces, bebe tu mesmo o teu veneno.” Reze a pequena oração de exorcismo de Santo Antônio: “Eis a cruz de Cristo! Fugi forças inimigas! Venceu o Leão da tribo de Judá, A raiz de Davi! Aleluia!” Proclame com fé e autoridade: “O Senhor te confunda satã, confunda-te o Senhor.” (Zacarias 3,2) Reze: Ave Maria cheia de Graça... Oração: Eu (diga seu nome completo), neste momento, coloco-me na presença de meu Senhor, Rei e Salvador Jesus Cristo, sob os cuidados e a intercessão de minha Mãe Santíssima e Mãe do meu Senhor, a Virgem Maria, debaixo da poderosa proteção de São Miguel Arcanjo e do meu Anjo da Guarda, para combater contra todas as forças do mal, ações, ataques, contaminações, armadilhas, en

Oração para se libertar da Dependência Afetiva

Senhor Jesus Cristo, reconheço que preciso de ajuda. Cedi ao apelo de minhas carências e agora sou prisioneiro desse relacionamento. Sinto-me dependente da atenção, presença e carinho dessa pessoa. Senhor, não encontro forças em mim mesmo para me libertar da influência dessas tentações. A toda hora esses pensamentos e sentimentos de paixão e desejo me invadem. Não consigo me livrar deles, pois o meu coração não me obedece. A tentação me venceu. E confesso a minha culpa por ter cedido às suas insinuações me deixando envolver. Mas, neste momento, eu me agarro com todas as minhas forças ao poder de Tua Santa Cruz. Jesus, eu suplico que o Senhor ordene a todas as forças espirituais malignas que me amarram e atormentam por meio desses sentimentos para que se afastem de mim juntamente com todas as suas tentações. Senhor Jesus, a partir de agora eu não quero mais me deixar arrastar por esses espíritos de impotência, de apego, de escravidão sentimental, de devassidão, de adultério, de louc

Explicando a pintura "A volta do Filho Pródigo" de Rambrandt

"A volta do filho pródigo" de Rambrandt. O quadro, pintado dois anos antes da morte do artista, além da visualização de uma das mais bonitas e expressivas parábolas de Jesus, expressa a trajetória da vida do Rembrandt. É a reflexão sobre a condição existencial na maturidade da sua vida. O quadro "O retorno do Filho Pródigo" se encontra hoje no famoso museu Hermitage, em São Petersburgo, na Rússia. Conhecemos a parábola descrita por evangelista São Lucas (15, 11-32), o evangelista da misericórdia. Vamos conhecer como o pintor apresenta cada uma das pessoas envolvidas na história e o seu estado interior. As três figuras principais e outras três, em tamanho natural, formam uma unidade e a distância, para que se possa contemplar cada uma delas e interagir. O quadro apresenta a escuridão e a luz que ilumina as três figuras principais.   Voltar a casa. Um homem tinha dois filhos. O filho mais novo disse ao pai: pai, dá-me a parte da herança que me cabe. E o pa