Pular para o conteúdo principal

Eucaristia: Meu Tesouro

“Fazei isto em memória de mim”

Tomou em seguida o pão e, depois de ter dado graças, partiu-o e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim. Do mesmo modo tomou também o cálice, depois de cear, dizendo: Este cálice é a Nova Aliança em meu sangue, que é derramado por vós. (São Lucas 22, 19-20)

Um pouco da história de Corpus Christi
A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.
A solenidade do Corpo de Cristo foi instituída pelo Papa Urbano IV em 1264, através da Bula Papal "Trasnsiturus de hoc mundo", estendeu a festa para toda a Igreja, pedindo a São Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos. Compôs o hino “Lauda Sion Salvatorem” (Louva, ó Sião, o Salvador), ainda hoje usado e cantado nas liturgias dos cinco continentes.
A procissão com a Hóstia consagrada conduzida em um ostensório é datada de 1274. Foi na época barroca, contudo, que ela se tornou um grande cortejo de ação de graças. Celebrada numa quinta-feira, seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, pelo fato da Sagrada Eucaristia ter sido instituída por Jesus, nesse dia, durante a Última Ceia no Cenáculo, em Jerusalém, véspera de sua morte na Cruz. 

Lindo, não é mesmo? Na Sagrada Eucaristia, vivemos o Mistério do Amor, onde Jesus se entrega por completo, Ele se transforma no Pão que dá a vida e alimenta a nossa alma e no Vinho, a Nova Aliança, que une o Seu Sagrado Coração ao nosso coração, que muitas vezes corrompido por nosso orgulho e ressentimentos não nos deixa enxergar a beleza desse verdadeiro Tesouro, e muitas vezes por medo, não temos a coragem de avançar e buscá-lo.
A nossa história, sem Cristo, não tem sentido. Uma vida sem Jesus, simplesmente é vazia, sem brilho. Eu vejo tanta gente procurando o tesouro, mas sempre encontram as bijuterias que o mundo oferece. Bijuterias reluzentes, bonitas, praticamente idênticas às originais. Muitos se contentam com a pedras de vidro, que parecem diamantes. Mal sabem que o vidro se quebra facilmente e juntar os cacos não é uma das tarefas mais agradáveis. Se não tivermos cuidado nos cortamos, machucamos e isso causa dores, deixando suas marcas, muitas vezes pelo resto da vida.
Nessa busca do tesouro, muitos desiludidos e abatidos pelo cansaço, ficam pelo caminho, desistem e muitas vezes nem percebem que aquele Tesouro tão valioso está mais perto do que se imagina. Mas há aqueles que, mesmo feridos pelas pedras, mesmo cheios de dores causadas pela procura, não desistem, vão cavando, cavando, cavando e... Pronto! Uau! Os olhos brilham e o coração dispara. Encontram e contemplam aquele Tesouro valioso, o mais belo e valioso de todos, que por tanto tempo ficou escondido. Um Tesouro que não se troca por nada, não importa o quanto é oferecido. Essa é a Sagrada Eucaristia, sensível como o amor de Jesus e valioso pela sua entrega. É a comunhão entre o filho e Deus.
Na Eucaristia, fazemos memória do amor absoluto de Jesus, apesar de sermos pecadores, se entregou por amor a nós. É um Deus que se doa, que se deixa ser consumido e tocado. Um Deus grande que se fez pequeno, pobre e vulnerável. Um Tesouro, ignorado e desconhecido por muitos que preenche todo o nosso ser e o seu brilho ilumina o nosso caminho, nos dando a direção certa para chegar ao céu.
Michele Vargas – vocacionada da Comunidade Encontro
Referência bibliográfica: Canção Nova (A história de Corpus Christi)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE COMBATE E TRANSFERÊNCIA DE TODO MAL

Início: Reze: “Chagas abertas coração ferido, o sangue de Cristo está entre nós e o perigo.” (3x). Reze a oração de São Bento: “A Cruz Sagrada seja a minha luz não seja o dragão o meu guia. Retira-te satanás nunca me aconselhes coisas vãs, é mau o que me ofereces, bebe tu mesmo o teu veneno.” Reze a pequena oração de exorcismo de Santo Antônio: “Eis a cruz de Cristo! Fugi forças inimigas! Venceu o Leão da tribo de Judá, A raiz de Davi! Aleluia!” Proclame com fé e autoridade: “O Senhor te confunda satã, confunda-te o Senhor.” (Zacarias 3,2) Reze: Ave Maria cheia de Graça... Oração: Eu (diga seu nome completo), neste momento, coloco-me na presença de meu Senhor, Rei e Salvador Jesus Cristo, sob os cuidados e a intercessão de minha Mãe Santíssima e Mãe do meu Senhor, a Virgem Maria, debaixo da poderosa proteção de São Miguel Arcanjo e do meu Anjo da Guarda, para combater contra todas as forças do mal, ações, ataques, contaminações, armadilhas, en

Oração para se libertar da Dependência Afetiva

Senhor Jesus Cristo, reconheço que preciso de ajuda. Cedi ao apelo de minhas carências e agora sou prisioneiro desse relacionamento. Sinto-me dependente da atenção, presença e carinho dessa pessoa. Senhor, não encontro forças em mim mesmo para me libertar da influência dessas tentações. A toda hora esses pensamentos e sentimentos de paixão e desejo me invadem. Não consigo me livrar deles, pois o meu coração não me obedece. A tentação me venceu. E confesso a minha culpa por ter cedido às suas insinuações me deixando envolver. Mas, neste momento, eu me agarro com todas as minhas forças ao poder de Tua Santa Cruz. Jesus, eu suplico que o Senhor ordene a todas as forças espirituais malignas que me amarram e atormentam por meio desses sentimentos para que se afastem de mim juntamente com todas as suas tentações. Senhor Jesus, a partir de agora eu não quero mais me deixar arrastar por esses espíritos de impotência, de apego, de escravidão sentimental, de devassidão, de adultério, de louc

Explicando a pintura "A volta do Filho Pródigo" de Rambrandt

"A volta do filho pródigo" de Rambrandt. O quadro, pintado dois anos antes da morte do artista, além da visualização de uma das mais bonitas e expressivas parábolas de Jesus, expressa a trajetória da vida do Rembrandt. É a reflexão sobre a condição existencial na maturidade da sua vida. O quadro "O retorno do Filho Pródigo" se encontra hoje no famoso museu Hermitage, em São Petersburgo, na Rússia. Conhecemos a parábola descrita por evangelista São Lucas (15, 11-32), o evangelista da misericórdia. Vamos conhecer como o pintor apresenta cada uma das pessoas envolvidas na história e o seu estado interior. As três figuras principais e outras três, em tamanho natural, formam uma unidade e a distância, para que se possa contemplar cada uma delas e interagir. O quadro apresenta a escuridão e a luz que ilumina as três figuras principais.   Voltar a casa. Um homem tinha dois filhos. O filho mais novo disse ao pai: pai, dá-me a parte da herança que me cabe. E o pa